Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEPA

2024
Dissertações
1
  • MARIA GABRIELLA VILHENA MONTEIRO
  • Caracterização da Literatura sobre Diretrizes de Projeto para Design for Reverse Logistics (DfRL)

  • Orientador : ANDRE CRISTIANO SILVA MELO
  • Data: 16/02/2024
  • Mostrar Resumo
  • Desafios ambientais ganham cada vez mais destaque nas ocorrências globais
    atuais, principalmente relacionados à geração de resíduos sólidos e ao consumo
    desordenado de recursos naturais. No Brasil, a Política Nacional de Resíduos
    Sólidos (PNRS), estabelecida em 2010, enfatizou a importância da Logística
    Reversa (LR) para viabilizar a coleta e a reciclagem de resíduos sólidos. Nos últimos
    anos, a Economia Circular (EC) surgiu como uma estratégia de geração de valor,
    promovendo a conservação dos recursos por meio de uma gestão eficaz dos
    resíduos. A LR desempenha um papel importante na transição para a EC,
    envolvendo o retorno de produtos e materiais ao ciclo produtivo. O Design
    Sustentável (DS) e o Design for Reverse Logistics (DfRL) surgem como abordagens
    para integrar a LR ao processo de projeto de produtos. Esta pesquisa objetivou
    explorar o contexto das diretrizes de projeto para LR sob o conceito de DfRL,
    considerando a interseção entre o projeto de produtos e as atividades da LR. O
    problema central abordado foi a necessidade de entender e caracterizar as
    pesquisas dessas diretrizes relacionadas ao DfRL, visando contribuir para o
    desenvolvimento de produtos mais sustentáveis e circulares. Para isso, utilizou-se
    uma abordagem de Revisão Sistemática da Literatura (RSL), a fim de identificar
    tendências, lacunas de pesquisa e contribuições para a prática e teoria do DS. O
    método foi dividido nas etapas de revisão piloto, definição do protocolo de pesquisa,
    obtenção e seleção de publicações relevantes, extração de dados, e apresentação e
    análise dos resultados. A pesquisa abrangeu diversos aspectos acerca de diretrizes
    de projeto, como DfX relacionados, contexto de projeto de produto e formato de
    apresentação, bem como sua relação com a LR, através de suas atividades e a
    sustentabilidade, em seus aspectos ambiental, econômico e social, e também a
    conexão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além disso, a
    pesquisa identificou lacunas de pesquisa, como o desenvolvimento da definição do
    termo e hierarquia acerca de diretrizes de projeto e a necessidade de integração
    entre pesquisa e técnica para compartilhamento de informações de projeto. Foram
    identificadas áreas de potencial crescimento no campo do DfRL, visando informar
    tanto a academia quanto o mercado sobre as melhores práticas e diretrizes de
    projeto para integrar a LR aos estágios iniciais do processo de projeto do produto,
    promovendo a transição para um modelo de produção mais sustentável e circular,
    contribuindo para um futuro mais sustentável e equitativo, alinhado aos ODS e às
    necessidades das gerações futuras.

2
  • MURILO EMANOEL QUEIROZ DE OLIVEIRA
  • Conjuntura da produção e qualidade do carvão vegetal na Amazônia brasileira

  • Orientador : JOAO RODRIGO COIMBRA NOBRE
  • Data: 16/02/2024
  • Mostrar Resumo
  • O carvão vegetal uma importante fonte alternativa, pois é um produto que pode ser utilizado para diversas finalidades, nas indústrias farmacêuticas, químicas, siderúrgicas e metalúrgicas, assim como para uso doméstico, em gaseificadores para produção de energia elétrica em áreas rurais, dentre outras. O Brasil é o único país que utiliza o carvão vegetal em escala industrial na siderurgia e metalurgia, porém, ainda não consegue atender a total demanda, enquanto os outros países utilizam o carvão mineral como agente termo redutor na produção do ferro-gusa, aço e outras ligas metálicas, sendo uma fonte não renovável e de alta emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. O objetivo desta pesquisa foi analisar o panorama da produção de carvão vegetal nacional e no estado do Pará, assim como, analisar qualitativamente o carvão vegetal produzido no sistema forno-fornalha, a fim de se conhecer suas características físicas, químicas, mecânica e propriedades energéticas. As bases de dados utilizadas para a compilação de artigos científicos foram: Periódicos Capes, Web of Science, Google Acadêmico, Scopus e Scielo com a utilização das palavras chaves: carvão vegetal, produção, economia, extrativismo e silvicultura. E, por meio do Sistema do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de Recuperação Automática (SIDRA) no período de 2012 a 2021, com as variáveis produção (tonelada) e carvão vegetal. Por fim, foram realizadas análises em laboratório para determinação das propriedades físicas, mecânicas, químicas e energéticas do carvão vegetal. A produção de carvão vegetal no Brasil e no Pará é direcionada principalmente para as siderurgias e metalurgias. No Brasil e no Pará nos anos estudados, apresentou redução na produção de carvão vegetal oriundos do extrativismo enquanto para produção de carvão vegetal de origem de floresta plantada obteve um aumento. Um dos problemas para baixa produção no Estado é a baixa tecnologia utilizada, atualmente novas tecnologias estão sendo implementadas como o sistema forno-fornalha mas ainda precisam de estudos para aprimorar a utilização na região. Nas análises sobre a qualidade do carvão-vegetal produzidos em sistema forno-fornalha foram encontrados valores médios para densidade aparente básica (0,4821 g/cm³), umidade (11,66 %), friabilidade (22,11%), carbono fixo (79,69%), materiais voláteis (17,88%), cinzas (2,43%), poder calorífico útil (6966,26 kcal kg-1), superior (7396,40 kcal kg-1), inferior (7045,40 kcal kg-1). Todas as propriedades apresentaram resultados satisfatórios para uso em siderurgia, exceto a umidade e o teor de cinzas que ficaram um pouco acima do recomendado, porém é possível melhorar essas propriedades para atender de forma satisfatória todas as recomendações de uso do carvão vegetal para fins siderúrgico do Estado.

3
  • SHIRLEY CRISTINA MARTINS DA SILVA
  • ANÁLISE DOS DESAFIOS NA GESTÃO DE RESÍDUOS HOSPITALARES: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DO CONTEXTO BRASILEIRO

  • Orientador : VITOR WILLIAM BATISTA MARTINS
  • Data: 27/03/2024
  • Mostrar Resumo
  • Os resíduos hospitalares são resíduos de serviços de saúde (RSS) categorizados conforme a classificação apresentada na RDC 222/18 ANVISA. O gerenciamento adequado e eficaz dos resíduos hospitalares torna-se importante para a prevenção de riscos à saúde pública e ao meio ambiente, no entanto, ainda encontra desafios para sua consolidação. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa foi identificar os desafios existentes e compreender sob a ótica dos profissionais envolvidos no manejo dos resíduos hospitalares atuantes em hospitais brasileiros públicos e privados, quais desafios devem ser superados e que são mais determinantes para um gerenciamento de resíduos hospitalares mais adequado, considerando com contexto brasileiro. O presente estudo foi desenvolvido a partir de uma revisão da literatura a respeito dos desafios existentes na gestão de resíduos hospitalares e uma survey junto a profissionais da área. Após aprovação no CEP o instrumento de coleta de dados (questionário) foi disponibilizado a profissionais de saúde atuantes em hospitais brasileiros públicos e privados via Google Forms. Os dados obtidos na pesquisa foram tratados e analisados via Método Multicritério de Apoio à Decisão TOPSIS. Como resultado obteve-se um ranking dos desafios mais determinantes para uma boa gestão de resíduos em hospitais brasileiros, sendo os dois primeiros colocados a necessidade de recursos humanos qualificados e que sejam capazes de promover ações de capacitação e educação permanente a todos os profissionais envolvidos no manejo dos RSS e os potenciais riscos que tais resíduos oferecem à saúde e ao meio ambiente quando o gerenciamento é realizado de maneira ineficiente. A exemplo dos desafios analisados pelos profissionais da saúde, os resíduos radiológicos configuram-se como uma problemática ambiental e uma solução ambientalmente sustentável para redução destes resíduos seria a adoção de sistemas digitais nos serviços de saúde.

4
  • BIANCA SIQUEIRA NUNES
  • Potencial Ecossistêmico de Um Quintal Agroflorestal Enquanto Unidade Biocultural

  • Orientador : SEIDEL FERREIRA DOS SANTOS
  • Data: 15/04/2024
  • Mostrar Resumo
  • O estudo investigou a diversidade de espécies vegetais em um quintal agroflorestal enquanto unidade biocultural em área de várzea na APA Ilha do Combu, destacando a importância da conservação das espécies nativas, a compreensão dos serviços ecossistêmicos por elas prestados e a promoção de práticas de manejo sustentável. Foram identificadas 59 espécies, sendo 37 nativas e 22 introduzidas, dando ênfase nas nativas devido ao seu papel fundamental no ecossistema local. Foi utilizado o método de caminhamento adaptado. Os dados referentes aos usos bioculturais foram levantados por meio de pesquisa bibliográfica. Foi revelado a presença de diferentes usos bioculturais atribuídos às espécies vegetais, como alimentício, medicinal, uso da madeira e Produtos Florestais não Madeireiros. Além disso, a pesquisa destacou a relevância dos quintais agroflorestais na conservação do meio ambiente, ressaltando que a diversidade de espécies cultivadas de forma integrada promove interações ecológicas benéficas, aumentando a resiliência do ecossistema local e fornecendo uma variedade de recursos para os moradores. A conservação das espécies nativas foi apontada como crucial para a sustentabilidade dos ecossistemas locais e para a manutenção dos modos de vida das comunidades ribeirinhas. A conscientização sobre a importância da biodiversidade e a valorização dos conhecimentos tradicionais foram destacadas como estratégias essenciais para a conservação ambiental e o bem-estar das populações locais.

5
  • CAIO JOSE LIMA GOUVEA NOGUEIRA
  • Responsabilidades em Cadeias de Suprimentos Reversas de Resíduos Eletroeletrônicos: Uma análise de instrumentos legais de um país emergente sob a perspectiva da literatura

  • Orientador : ANDRE CRISTIANO SILVA MELO
  • Data: 30/04/2024
  • Mostrar Resumo
  • A pesquisa aborda um estudo comparativo entre as responsabilidades de stakeholders mencionadas na literatura e os instrumentos legais brasileiros que tratam da responsabilidade nas cadeias de suprimentos reversas (CSR) de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE). A Logística Reversa (LR) é crucial para integrar governo, indústria e outros atores, buscando equilibrar considerações econômicas e ambientais na gestão de resíduos. O objetivo da pesquisa é analisar as responsabilidades nas CSR de REEE em um país de economia emergente sob a perspectiva da literatura. A metodologia incluiu uma RSL para identificar tendências e lacunas, seguida por uma análise comparativa entre os instrumentos legais nacionais e a literatura sobre as responsabilidades de stakeholders na CSR de REEE. Um quadro teórico foi elaborado para definir o conceito de Responsabilidade Estendida ao Produtor (EPR). Os resultados indicaram um aumento do interesse no tema, com ênfase nos REEE e uma convergência entre os instrumentos legais brasileiros e as responsabilidades identificadas na literatura, destacando a importância da responsabilidade compartilhada e da internalização dos custos ambientais. O estudo ressalta a evolução do conceito de EPR, sugerindo o desenvolvimento de modelos para atribuição de responsabilidades em CSR, especialmente em países emergentes, com o objetivo de promover a sustentabilidade.

2023
Dissertações
1
  • JULIANA TAMYRES VINHOLTE DO REGO
  • Avaliação dos imóveis rurais cadastrados no SICAR/PA do município de Dom Eliseu/PA sob a ótica do código florestal brasileiro.

  • Orientador : ALBERTO CARLOS DE MELO LIMA
  • Data: 08/05/2023
  • Mostrar Resumo
  • O estudo objetivou-se analisar os dados obtidos da plataforma do SICAR/PA (Sistema de Cadastro Rural do Pará) afim de identificar o que é imovel rural através de imagens de satélites, identificando o tamanho da propriedade/posse, comparando o banco de dados com análise de imagens de satélites LandSat 07 e LandSat 08 do ano 2008 e 2021 e cenários de camadas vetoriais. A metodologia consistiu em 2 etapas distintas de analises, sendo arguição do banco de dados e análise vetorial de imagens de satélites utilizando o software QGIS e planilha do microsoft Excel para tabular e cruzar os dados geográficos, através dos dados tabulados, foi realizado uma filtragem com as informações apenas dos imóveis Analisados, aguardando regularização ambiental e selecionando apenas 20% dos imóveis com maior quantidade de caracteristicas na cobertura do solo: Reserva Legal (RL), Remanescente de Vegetação Nativa (RVN), Área Antropizada (AA), Área Consolidada (AC), Regeneração (REG), Área de Preservação Permanente (APP) e Utilidade Pública (UP). Os resultados apontaram 2.135 propriedades e posses rurais no municipio de Dom Eliseu Estado do Pará, sendo 1.690 imóveis de 0-4 Módulos Fiscais (MF), 324 imóveis de 05-10 MF e 211 imóveis maior que 10 MF, através da filtragem Analisado, aguardando regularização ambiental obteve-se 84 imóveis, desses apenas 17 foram selecionados, pois tinham a maior quantidade de características indicadas por este estudo (AC, AA, APP, RVN, RL, REG e UP) os imóveis foram identificados como P1, P2, P3, P4, P5.. etc... até o P17. Os resultados obtidos apontam uma variação dos módulos fiscais sendo 4,37 à 157,53 hectares classificados como média e grande propriedade/ posse rural respectivamente a diferença entre área declarada no CAR e área documental variaram de 0,39 a 631,85 hectares, constatando uma discrepância entre o que é declarado no CAR e o que é a realidade do imóvel. O cálculo das áreas da cobertura do solo obtidas em hectares (Há) através das imagens de satélites foram: 17.840,41 (AC), 1.571,107 (AA), 22.508,63 (RVN), 3.020,624 (APP), 23.861,95 (RL), 142,5488 (UP) e 2.248,337 (REG). Conclui-se que a maioria dos imóveis foram classificados como “propriedades” e possuem mais de 4 módulos fiscais e que metodologia e os dados utilizados neste estudo foram satisfatórios, permitindo identificar parcialmente os erros cometidos no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

2
  • RODRIGO SILVA MARQUES
  • SELEÇÃO DE ALTERNATIVA PARA MACRODRENAGEM DE BACIAS URBANAS: Aplicação de um Método
    Multicritério TOPSIS-AHP para Auxílio à Decisão

  • Orientador : ALBERTO CARLOS DE MELO LIMA
  • Data: 08/05/2023
  • Mostrar Resumo
  • O crescimento urbano desordenado tem afetado consideravelmente o ciclo hidrológico, devido as mudanças no
    processo de infiltração da água no solo e as alterações naturais do escoamento da água no meio urbano. Desta
    forma, para avaliar a eficiência dos diferentes tipos de sistemas de drenagem atuais é relevante considerar a
    adoção de critérios no âmbito socioambiental, técnico e econômico, de forma a possibilitar a escolha do mais
    adequado à drenagem de uma área dentre alternativas projetos possíveis para o sistema de drenagem. Assim, este
    estudo tem como objetivo principal estruturar um modelo de apoio à tomada de decisão de alternativas de
    sistemas de drenagem, a partir de uma abordagem multicritério, que podem ser concebidas para uma bacia
    urbana. Para tanto, recorreu-se a um procedimento metodológico que utilizou um método multicritério TOPSIS-
    AHP para selecionar qual a alternativa de projeto de macrodrenagem urbana da área em estudo pode ser utilizada
    para mitigar os impactos das inundações. Aplicado na bacia hidrográfica da Estrada Nova (BHEN), situada na
    cidade de Belém/PA, adotou-se cinco de sistemas de drenagem propostas, em função de critérios técnicos,
    econômicos e socioambientais para a funcionalidade da BHEN. Os resultados apontaram que um conjunto de
    ações, o sistema de drenagem proposto, as dimensões dos canais e os custos estimado de manutenção e operação
    comportas foram eficientes para uma alternativa que se apresentou como a “ideal” para a mitigação dos impactos
    das inundações na BHEN.

3
  • DANILO DA LUZ MELO
  • Compostagem com biochar: alternativa sustentável para valorização do caroço de açaí (Euterpe Oleracea Mart.) na Amazônia.

  • Orientador : JOAO RODRIGO COIMBRA NOBRE
  • Data: 10/05/2023
  • Mostrar Resumo
  • O estado do Pará é o maior produtor nacional de açaí (Euterpe Oleracea Mart.), com crescente demanda pelo fruto, gerando uma elevada quantidade de resíduos, compreendidos pelas fibras e caroços, que compõe até 85% do fruto, ocasionando graves impactos no meio ambiente amazônico. Esses resíduos são descartados em grande quantidade, sem gestão ou tratamento, trazendo riscos ambientais, sendo necessário alternativas viáveis e sustentáveis para o reaproveitamento desse resíduo. objetivou-se neste estudo demonstrar a conjuntura da produção de açaí e seus resíduos, além de realizar levantamento bibliográfico, utilizando o método de análise bibliométrica, com foco no reaproveitamento sustentável de resíduo no processo de compostagem com biochar de caroço de açaí. Para conjuntura da produção de açaí e resíduos foram extraídos dados do IBGE e SEDAP. A coleta e seleção dos artigos foram realizadas na base de dados bibliográficos Scopus, sendo considerados os artigos em idioma inglês e em suas versões finais, com região/país de publicação em esfera mundial e acesso livre, com recorte temporal entre 2009 e 2023 e relevância ao tema, sendo selecionadas as pesquisas mais relevantes e citadas a respeito do tema. O Brasil produz cerca de 1,4 milhões de toneladas ao ano, gerando entre 80% e 85% de resíduos, com um grande potencial de produção de composto orgânico e biochar. O levantamento e análise bibliométrica demonstraram alta concentração de estudos científicos nos últimos anos, em periódicos conceituados e resultados extremamente promissores, como diminuição dos gases do efeito estufa, aceleração da degradação de biomassa e aumento de fertilidade do composto. Diante do exposto, o desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis é de extrema importância para a revalorização e aproveitamento de resíduos sólidos orgânicos.

4
  • VALERIA MONTEIRO CARRERA MORAES
  • Tecnologia Sustentável: Uso do Sensoriamento Remoto para Prognóstico do Índice de Estado Trófico da Baía de Portel-Pa

  • Orientador : HEBE MORGANNE CAMPOS RIBEIRO
  • Data: 01/06/2023
  • Mostrar Resumo
  • O desenvolvimento da sociedade está intrinsicamente relacionado com a água, sendo este recurso natural, essencial para a vida no planeta. A contaminação ou poluição da água geram diversos fenômenos, um deles é a eutrofização. Dessa forma, o objetivo deste estudo é compreender a capacidade do sensoriamento remoto de predizer o Índice de Estado Trófico da Baía do Portel no estado do Pará. A presente pesquisa é composta por duas etapas divididas em artigos. Primeiro foram caracterizadas as atividades de uso da terra do entorno da baía por meio do levantamento histórico do município, registros fotográficos, tratamento de imagens de satélites e determinação do NDVI. No segundo artigo, foram identificados os padrões da distribuição espacial da Clorofila “a” da Baía de Portel utilizando o satélite Sentinel 2, após isso, comparou-se os níveis tróficos obtidos por meio das análises do sensoriamento remoto com as análises de água em laboratório. Através disso, identificou-se diferentes usos múltiplos da água ao longo da orla da cidade, inclusive atividades que requerem padrões de qualidade da água distintos. Ademais, observou-se por meio de imagens de satélites que após seis anos ocorrem avanços de atividades antrópicas na região central de Portel, como o desmatamento. No segundo artigo, pode-se observar que em todos os pontos os valores de IET verificados pelo sensoriamento remoto estão próximos da análise feita em laboratório, identificando, predominantemente, a classe mesotrófica. Logo, o monitoramento preventivo constante dessa área, onde os moradores possuem uma forte relação com a água da orla da cidade, é viável através de programas ambientais, os quais utilizem o IET como ferrmenta em associação com o sensoriamento remoto e considerem o CONAMA nº 357/2005 como parâmetro de clorofila “a”, com um alerta para qualquer identificação nas análises por sensoriamento remoto de aproximação deste com o valor máximo permitido pela legislação.

5
  • ANA LUIZA CABRAL COSTA
  • Hierarquização de Necessidades de Projeto para a Viabilização de Processos de Logística Reversa: Uma abordagem Design for Reverse Logistics

  • Orientador : ANDRE CRISTIANO SILVA MELO
  • Data: 06/06/2023
  • Mostrar Resumo
  • O cenário global atual lida com questões como consumo e descarte desenfreados, além da escassez de recursos naturais onde após o consumo produtos e resíduos acabam dispostos de forma irregular no meio ambiente. A Logística Reversa surge como uma forma de dispor mais adequadamente produtos e resíduos, portanto, esta pesquisa visa contribuir com o campo das metodologias de desenvolvimento de produtos sustentáveis, identificando um conjunto de necessidades de projeto relacionados à LR que, considerando uma abordagem Design for Reverse Logistics (DfRL), têm potencial para viabilizar efetivamente o desenvolvimento de atividades e processos de LR. Esta pesquisa se caracteriza como exploratória, bibliográfica e de levantamento, já quanto à abordagem para análise dos dados, esta pesquisa é quali-quantitativa, por conter uma análise crítica acerca do tema, além de uma análise mais exata, por meio de uma ferramenta matemática. Para tal objetivo, foi realizada uma revisão sistemática da literatura para compreensão do estado da arte acerca do tema, posteriormente houve a elaboração de um questionário a ser aplicado com três grupos de especialistas, sendo especialistas em Logística Reversa, em Economia Circular e em Design Sustentável. Os resultados do levantamento tiveram sua confiabilidade checada através do cálculo do Alfa de Cronbach e posteriormente os mesmos resultados foram tratados por meio do TOPSIS, um método de análise robusto que propiciou uma hierarquização das necessidades de projeto, de acordo com análise dos especialistas. Diante disso foi possível analisar os resultados, o que gerou uma análise crítica e ainda recomendações para futuros trabalhos, que podem tomar esta pesquisa como uma base sólida para soluções teóricas e práticas além.

6
  • JULIANA PAIVA RODRIGUES DA CUNHA
  • O olhar da mulher ribeirinha sobre conservação florestal e restauração de clareiras oriundas do manejo florestal: O caso da reserva extrativista “Verde para Sempre”

  • Orientador : CLAUDIA VIANA URBINATI
  • Data: 23/06/2023
  • Mostrar Resumo
  • O artigo trata do olhar da mulher sobre a conservação e a restauração de clareiras em área de Manejo Florestal Comunitário na Reserva Extrativista “Verde para Sempre”. A pesquisa foi autorizada pelo Comitê de Ética do CEP/CCBS/UEPA (CAAE n° 66784123.7.0000.5174) e registrada junto ao Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (SisGen nº AF88B46) e junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio n° 86781-1). O Diagnóstico Rápido Participativo foi usado para coletar informações amostradas seguindo a metodologia “Bola de Neve” adaptada aos critérios de inclusão no projeto.  Realizou-se um levantamento florístico preliminar sobre a regeneração natural em nove clareiras distribuídas em três Unidades de Trabalho. Os resultados indicam que a participação do gênero feminino em atividades do Manejo ainda é incipiente, porém, com grande potencial de atuação em diversas frentes, seja na gestão administrativa, seja na aplicação técnica do Plano de Manejo Florestal. Apesar do extraordinário potencial, a mulher ribeirinha que vive na RESEX “Verde para Sempre” ainda é fortemente reprimida pelo comportamento do homem que domina a gestão do manejo florestal e, na maioria das vezes, toma decisões e executa ações que encontram-se sob a responsabilidade feminina. Em termos econômicos, raras são àquelas beneficiadas por exercerem atividades no âmbito do manejo florestal comunitário desenvolvido na unidade de conservação. Naturalmente, a mulher ribeirinha se identifica melhor com ações que exigem menor esforço físico, como àquelas voltadas à restauração de clareiras após a colheita florestal. São necessários o reconhecimento e o fortalecimento da participação do gênero feminino em atividades do MFS. Portanto, estratégias e ações voltadas à formação e capacitação, bem como oficinas de autocuidado, devem ser refletidas e implementadas, como forma de alcançar maior engajamento da mulher ribeirinha nas atividades do manejo florestal.

7
  • ERIKA DO SOCORRO OLIVEIRA GONCALVES
  • As Contratações da Administração Pública do Estado do Pará à luz dos critérios de sustentabilidade: análise dos editais de licitação

  • Orientador : ELIANE DE CASTRO COUTINHO
  • Data: 26/06/2023
  • Mostrar Resumo
  • O consumo e produção sustentáveis é o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – ODS nº 12, constante na Agenda 2030 da qual o Brasil é um país signatário, neste ODS, tem-se a meta 12.7 que trata da promoção das práticas de compras públicas sustentáveis, com intuito de utilizar o poder de compra da Administração Pública para fomentar práticas sustentáveis no mercado. Desta forma, como o Governo do Estado do Pará assumiu o compromisso de implementar todos os 17 ODS, optou-se em identificar os critérios de sustentabilidade presentes nos editais de licitação das contratações da Administração Pública deste estado, a partir dos critérios contidos no Decreto Estadual do Pará nº 1.354 de 25/08/15 e no Guia Nacional de Contratação Sustentável da Controladoria Geral da União. A amostra é composta de 60 editais de licitação, separados por 6 classes de materiais e serviços comuns adquiridos por 18 órgãos e entidades, no período de 2018 a 2022. Os resultados encontrados na pesquisa demonstram que em relação ao referido decreto, menos de 50% das contratações cumprem com as orientações. Em relação ao Guia, a porcentagem da presença dos critérios é menor que 30%, apresentando uma baixa efetividade quanto a sustentabilidade, devendo por isso sofrer melhorias.

8
  • GABRIEL CORREA BANDEIRA
  • Estudo dos fatores que influenciam a adoção de equipamentos inteligentes para habitações em um município da Amazônia brasileira

  • Orientador : MARCELO JOSE RAIOL SOUZA
  • Data: 26/06/2023
  • Mostrar Resumo
  • : As casas inteligentes possuem benefícios que tornam a vida dos usuários mais práticas, no entanto, mesmo em crescimento, é um mercado pouco utilizado pela população. Portanto, esta pesquisa objetivou identificar e analisar os fatores que influenciam a população da cidade de Belém-PA na aquisição de equipamentos inteligentes para adaptar suas residências. Para isso, foi aplicado um survey on-line com uma amostra de 137 residentes da cidade em estudo. Percebeu-se que o perfil geral de quem utiliza é composto por pessoas que estão frequentemente envolvidas com o uso da internet para diversão ou lazer e ocasionalmente dedicam tempo para reformas ou consertos em suas residências, e o principal motivador para a obtenção dessas tecnologias é o conforto e a facilidade que esses aparelhos geram para o cotidiano, além da possibilidade de ter acesso a entretenimento de forma mais facilitada. O perfil de quem não utiliza é formado também, majoritariamente, por pessoas que estão frequentemente envolvidas com o uso da internet, porém dedicam uma maior parcela de tempo para o desenvolvimento de suas carreiras, além de nunca se envolverem com reformas em suas residências. O que gera o desinteresse para esse grupo é a falta de um capital inicial para investir na compra dos aparelhos, por serem de custo financeiro elevado, e a falta de conhecimento sobre eles. Os equipamentos utilizados pelos participantes não foram adquiridos com o propósito da conservação de energia, mesmo que a grande maioria acredite no alcance da sustentabilidade através deles. Ademais, a maioria afirmou que utilizaria as tecnologias caso houvesse algum tipo de bonificação para a economia de energia gerada por elas, por isso foi proposta a criação de incentivos governamentais para auxiliarem no aumento do uso dessas tecnologias.

9
  • ANTONIO BENTES DA SILVA FILHO
  • ANÁLISE SOCIOAMBIENTAL PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA USINA DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS DA
    CONSTRUÇÃO CIVIL – RCC, ÀS PROXIMIDADES DO LIXÃO DO AURÁ LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA-PA

  • Orientador : ELZELIS MULLER DA SILVA
  • Data: 27/06/2023
  • Mostrar Resumo
  • Resumo em Português: O crescimento acelerado da urbanização de grandes centros, gera a produção de muitos resíduos
    sólidos, principalmente os Resíduos de Construção Civil (RCCs), que são despejados no lixão Aurá no município de
    Ananindeua-PA, o qual foi desativado por força da lei desde 2015, e que ainda possui muitos contaminantes tanto para o
    meio ambiente como para a população que ainda se utiliza desses resíduos para sobrevivência, sendo assim, essa
    pesquisa tem como objetivo analisar a viabilidade socioambiental para implantação de uma Usina de Reciclagem de
    Resíduos de Construção Civil (RCC), às proximidades do lixão do Aurá localizado no Município de Ananindeua-PA. Tal
    pesquisa foi desenvolvida pela análise de legislações e normativas federais, estaduais e municipais, além da quantidade
    de RCCs em volumes que chegam ao lixão do Aurá, no período de 2019 a 2021, e além dessa análise foi estudado o perfil
    socioeconômico da população do entorno, e pode-se concluir que o poder público não está presente na área, devido ao
    aumento de crimes violentos, bem como o despejo de resíduos em local proibido, e com isso chegou-se a conclusão de
    que a construção de uma usina de reciclagem trará uma melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores da cooperativa.

10
  • THIAGO MARTINS SANTOS
  • Áreas potenciais à silvicultura do Cumaru (Dipteryx odorata (Aubl.) Willd) em polos bioeconômicos estratégicos no estado do Pará

  • Orientador : SEIDEL FERREIRA DOS SANTOS
  • Data: 27/06/2023
  • Mostrar Resumo
  • Dipteryx odorata, popularmente conhecido como cumaru, é uma árvore nativa da Amazônia. A árvore pode crescer até 30 metros de altura e sua madeira é densa, resistente e possui um aroma adocicado. A madeira de cumaru é amplamente utilizada na produção de móveis e pisos. O cumaru é uma espécie polivalente, pois oferece diversos serviços ecossistêmicos como o de provisão, Madeira e produção de semente, Regulação em que oferece o sequestro de carbono e fixação de nutriente, o de suporte em que realiza a recuperação de areas degradadas e o cultural, que abrange diversos seguimentos na sociedade como exemplo da culinária. Desta forma, o objetivo do trabalho foi estabelecer árias potenciais para produção de cumaru (Diptery odorata) e para restauração agroflorestal. A densidade da espécie cumaru no estado do Pará foi mapeada por meio de análise de kernel, e a ocorrência da espécie no estado foi prevista por meio de análise de regressão múltipla. Depois disso, uma análise de componentes primários foi conduzida para determinar quais fatores aptos afetam a ocorrência das espécies. Com base nesses achados, foi elaborado um mapa de aptidão médio, baixo e alto para o cultivo de cumaru no estado. Constatou - se que a maior parte do estado possui clima geralmente favorável para a germinação da espécie, enquanto a região norte apresenta condições ideais para o seu desenvolvimento. O mapa proposto pode auxiliar na tomada de decisões quanto à seleção de áreas prioritárias para o plantio da espécie, levando em consideração fatores bioclimáticos.

11
  • FELIPE DA COSTA DA SILVA
  • Tecnologias de Tratamento de Água: Soluções para remoção de ferro em águas subterrâneas

  • Orientador : LUCY ANNE CARDOSO LOBAO GUTIERREZ
  • Data: 28/06/2023
  • Mostrar Resumo
  • O estudo de técnicas voltadas ao tratamento de águas subterrâneas com elevados teores de ferro tem se intensificado nos últimos anos, considerando este fator de ocorrência natural. Dessa forma esta pesquisa foi subdivida em duas etapas: Revisão Sistemática de Literatura (RSL) e Construção e Operação de Sistema Simplificado de Tratamento. A primeira etapa objetivou realizar uma revisão sistemática de literatura das principais técnicas físico-químicas utilizadas na remoção de ferro presente em águas subterrâneas, utilizando três bases científicas de acesso aberto: Google Acadêmico (GA); Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Directory of Open Access Journals (DOAJ). Observou-se que os tratamentos aplicados às águas subterrâneas com teores elevados de ferro têm se desenvolvido através de uma diversificação de técnicas, subsidiadas pelas características da água a ser tratada e das tecnologias disponíveis. Além disso, a maioria dos estudos experimentais citados na pesquisa garantiu uma remoção superior a 90% do ferro presente na água após a aplicação de seus tratamentos. A segunda etapa, foi desenvolvida a partir da construção de um sistema simplificado de tratamento de escala piloto com o objetivo de determinar a eficiência da remoção de ferro (Fe), presente na água subterrânea, utilizando oxidação seguido de filtração. Para tanto foram testadas duas técnicas: cloração seguido de filtração e filtração simples, as quais foram avaliadas através dos parâmetros: pH; cor; turbidez e ferro, conforme a Portaria GM/MS nº 888 de 4 de maio de 2021. Os resultados mostraram que a aplicação de cloro seguido de filtração proporcionou ao sistema uma eficiência de aproximadamente 86% na remoção de ferro, concluindo que este foi satisfatório, com 100% dos parâmetros monitorados dentro dos padrões de potabilidade previsto pela legislação, após o tratamento. O sistema segue sendo operado para as análises de eficiência para a filtração simples.

12
  • ALANA ASSUNÇÃO DA SILVA
  • Anatomia da madeira e do carvão vegetal de espécies comerciais da Amazônia brasileira como subsídio para a fiscalização.

  • Orientador : LUIZ EDUARDO DE LIMA MELO
  • Data: 30/06/2023
  • Mostrar Resumo
  • A floresta amazônica possui uma alta diversidade de espécies florestais. Contudo, a exploração ilegal para produção da madeira e do carvão vegetal tem contribuído para o aumento do desmatamento e a degradação das florestas naturais. Medidas vem tomadas para reverter esta realidade. Como parte destes esforços, a identificação da madeira e do carvão vegetal têm ajudado no combate de espécies comercializadas ilegalmente. Além disso, a anatomia do carvão pode fornecer informações úteis para melhorar a produção e qualidade do carvão vegetal, já que há uma grande heterogeneidade de espécies e o conhecimento das propriedades da madeira ainda é insuficiente e requer estudos para aproveitar melhor os resíduos na carbonização. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é estudar a anatomia de quinze espécies incluídas em planos de manejo florestal sustentável na Amazônia brasileira, tanto da madeira quanto do carvão vegetal. Foram coletadas amostras de madeira para identificação macroscópica e microscópica, bem como amostras de carvão vegetal para análise macroscópica e microscópica (MEV), além de obtenção da densidade da madeira e do carvão. As características diagnosticáveis como agrupamentos de vasos, tipo de parênquima axial e em alguns casos placas de perfuração, raios exclusivamente unisseriados foram fundamentais para subsidiar e diagnosticar madeira e carvão. Foi observado também, alterações morfométricas principalmente nas espécies de alta densidade, havendo redução para os parâmetros diâmetro de vaso e largura de raio.

13
  • ELI FRANCO DE SOUZA VALE
  • O fornecimento de murumuru (Astrocaryum murumuru Mart.) beneficiado no baixo Tocantins-PA

  • Orientador : IEDO SOUZA SANTOS
  • Data: 30/06/2023
  • Mostrar Resumo
  • A cadeia produtiva do murumuru apresenta grandes desafios, sobretudo na etapa de fornecimento da matéria-prima, o que impacta no desenvolvimento da cadeia como um todo. O objetivo do estudo é descrever e analisar as relações que ocorrem no elo do fornecimento de murumuru beneficiado por uma cooperativa localizada no Baixo Tocantins, Estado do Pará. Para isso, os dados foram coletados a partir de entrevistas utilizando um questionário semiestruturado de natureza qualitativo com fornecedores, além de diálogos intensos com a diretoria da Cooperativa dos Fruticultores de Abaetetuba – COFRUTA. Foram mapeadas as comunidades e responsáveis pelo fornecimento, considerando a distância, meio de transporte, acesso e custo total até a unidade de beneficiamento de óleos vegetais. A dinâmica desse elo inicia com a mobilização dos fornecedores, apresentando o volume da safra de acordo com a demanda, definição do preço pago na semente e amêndoa, e o período que vão embarcar o murumuru. A cooperativa possui 24 fornecedores distribuídos em 10 cidades situadas no Nordeste paraense, Marajó e Belém, no Estado do Pará, e atende algumas indústrias de cosméticos na região Norte e Sudeste do país com a comercialização de manteiga de murumuru. As comunidades passaram por um ciclo de formação técnica em manejo florestal, segurança do trabalho e educação ambiental, esse processo visa à conservação dos recursos e o fortalecimento da cadeia produtiva do murumuru.

14
  • JOSE CICERO PEREIRA JUNIOR
  • DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA AGRICULTURA FAMILIAR NA COLÔNIA DO URAIM, PARAGOMINAS-PA.

  • Orientador : ISMAEL MATOS DA SILVA
  • Data: 30/06/2023
  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho discute a complexidade e a dinamicidade da sustentabilidade, que inclui diversas dimensões influenciadas pelo contexto local e temporal, divididas em três: ambiental, econômica e social. O objetivo deste trabalho foi realizar a aplicação do framework MESMIS (sigla em espanhol para Marco para Avaliação de Sistemas de Manejo de Recursos Naturais Incorporando Indicadores de Sustentabilidade) e mostrar os pontos críticos da produção familiar no momento atual, por meio de indicadores. O estudo foi dividido em 2 partes: 1 – realização da analise bibliométrica e 2 – aplicação da ferramenta para coleta e analisar os dados, essa parte foi realizado na comunidade Colônia do Uraim, em Paragominas, estado do Pará, para a geração dos indicadores, assim foram utilizados 9 (nove) agroecossistemas familiares para a participação, através de observação e de questionários, foram identificados os pontos críticos nos agrossistemas e selecionados os indicadores para a mensuração do grau de sustentabilidade. Os principais pontos críticos foram a falta de assistência técnica e problemas com pragas e plantas daninhas na produção, que resultaram em 30 indicadores. O método MESMIS é uma ferramenta relevante e aplicável para avaliar a sustentabilidade em diversos contextos. Há um crescente interesse em estudos utilizando essa metodologia, impulsionado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O mesmo é aplicado globalmente, abrangendo diferentes países e continentes. Os agroecossistemas familiares estudados apresentaram esforços intermediários na conservação da vegetação, com destaque para o reflorestamento. É necessário aprimorar o controle de pragas, gestão de resíduos e enfrentar desafios econômicos. Recomenda-se promover a conservação ambiental, aumentar a renda per capita, integrar atividades e melhorar infraestrutura. Melhorias sociais envolvem acesso a serviços básicos e participação nas decisões coletivas. Essas ações visam fortalecer a sustentabilidade e qualidade de vida das famílias nos agroecossistemas.

15
  • NATHALIA DE ALMEIDA DINIZ FREDERICO
  • Indicadores de sustentabilidade: a pandemia de COVID-19 no
    Estado do Pará, com base na Síndrome Respiratória Aguda Grave

  • Orientador : HERIBERTO WAGNER AMANAJAS PENA
  • Data: 30/06/2023
  • Mostrar Resumo
  • A pesquisa possui como foco de aplicação o contexto da pandemia de COVID-19,
    com ênfase na saúde pública do Estado do Pará. A problemática gira em torno da
    responsabilidade e da pressão por parte das políticas públicas em atenuar os
    impactos negativos da pandemia. Considerando que, em 2020, a COVID-19 tornou
    a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) uma das principais causas de morte
    no Brasil e que não existe um padrão de indicadores a serem usados para medir a
    sustentabilidade, a presente pesquisa trata a seguinte questão: por que a indicação
    de um padrão de indicadores de sustentabilidade ao contexto de manejo da SRAG,
    em termos de gestão de crise, pode subsidiar a formulação de políticas públicas
    sustentáveis em saúde? Provisoriamente atesta-se que o mapeamento de
    indicadores de sustentabilidade tomando como parâmetro a SRAG pode auxiliar a
    gestão de crise em termos de prevenção/abrandamento de pandemias. Subdividida
    em três etapas, a atual pesquisa consiste em um estudo descritivo e exploratório, de
    caráter quantitativo e qualitativo, almejando a apresentação do panorama geral da
    COVID-19 e SRAG no Estado do Pará, em termos epidemiológicos, e as medidas
    de combate a Sars-Cov-2 no recorte temporal em foco, a descrição de ferramentas
    para políticas públicas sustentáveis em saúde no manejo da SRAG em termos de
    gestão de crise, mais especificamente, o contexto de COVID-19, por uma revisão
    sistemática pelo método PRISMA, e por fim, a indicação de bases de dados e
    proposição de indicadores de sustentabilidade, com base na Agenda 2030 da
    Organização das Nações Unidas (ONU), focados em gestão de crise em saúde
    pública, no contexto da COVID-19 tomando como parâmetro a SRAG, de forma a
    viabilizar a formulação de estratégias para promover o uso instrumental e conceitual
    de indicadores na esfera política

16
  • TATIANA FABÍOLA DA SILVA LIMA
  • Avaliação do potencial clareador da casca do caule de Calycophyllum Spruceanum (Benth.) K. Schum sobre manchas hiperpigmentadas

  • Orientador : SEIDEL FERREIRA DOS SANTOS
  • Data: 30/06/2023
  • Mostrar Resumo
  • O estudo trata da Calycophyllum spruceanum (Benth.) K. Schum, conhecida como pau-mulato, espécie da família Rubiaceae. Essa família é extensa, abrange milhares de espécies e gêneros no mundo, com cerca de 130 gêneros e 1.500 espécies apenas no Brasil, sendo 258 na Amazônia, 174 delas exclusivas da região. Os compostos ativos dessa família incluem iridóides, alcalóides e antraquinonas. A árvore é prevalente na região amazônica, especialmente em áreas de várzea, pastagens e degradação ambiental. Sua dispersão ocorre ao longo do rio Amazonas, com plântulas fixando-se em solos argilosos e inundáveis. Na literatura científica, há menções das propriedades medicinais da planta, como ação anti-inflamatória, antioxidante e antimicrobiana, porém, há poucos estudos sobre seus aspectos farmacêuticos. A casca do caule é amplamente utilizada na forma de chás ou infusões tópicas para tratar inflamações, infecções cutâneas e hiperpigmentação, uma condição comum causada pela produção excessiva de melanina, levando a problemas estéticos. Devido à procura por seus produtos, há preocupações com a exploração predatória da árvore. Um estudo realizado na Universidade Federal do Pará buscou avaliar o potencial clareador da casca de C. spruceanum em manchas hiperpigmentadas. Foram realizados testes para identificar compostos presentes na planta, como taninos condensados e hidrolisáveis, açúcares redutores e perfil químico por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massa. Os resultados indicaram a presença de compostos como ácidos graxos, derivados terpênicos e fenólicos, sugerindo ações antioxidantes e clareadoras. O ácido palmítico presente tem potencial inibidor de acilcarnitina, sendo antioxidante e neuroprotetor. Outros compostos como o fitol mostraram ação de inibir o retinol, usado na renovação celular, e os fenóis se destacaram pela inibição da tirosinase, enzima chave na produção de melanina. Em conclusão, a pesquisa aponta que a C. spruceanum tem potencial clareador para manchas hiperpigmentadas, mostrando uma variedade de compostos com propriedades que podem influenciar na regulação da pigmentação da pele.

17
  • LUCAS MATEUS COELHO NUNES
  • Produção Alternativa Descentralizada de Energia Hidrelétrica em uma Comunidade rural Amazônica

  • Orientador : MARCELO JOSE RAIOL SOUZA
  • Data: 11/12/2023
  • Mostrar Resumo
  • A microgeração hidrelétrica é caracterizada por apresentar baixa degradação ambiental e
    baixos custos de produção e transmissão. Nesse sentido, este trabalho investigou-se a
    produção alternativa descentralizada de energia hidrelétrica em uma comunidade rural
    Amazônica. Assim, utilizou-se uma calha para a captação de água de um rio para direcionar o
    fluxo para um carneiro hidráulico, o qual bombeia a água para um reservatório de 200 litros a
    uma altura de 5 metros. Na parte inferior do reservatório foi colocado em sequência um
    registro de 1/2”, um tubo hidráulico, um sensor de vazão e um microgerador (10W). Após isso,
    o registro foi aberto para produção hidrelétrica, na qual a vazão, tensão e corrente elétrica
    foram monitoradas pela plataforma Arduino. Devido a presença dos dispositivos
    elétricos/hidráulicos na tubulação, o ponto de maior potência registrado ocorre em torno de
    3,5 L/min, onde a potência é aproximadamente 0,162 Watts. Ao armazenar a energia em uma
    bateria de 12 volts, usando 3 microgeradores em série, foi possível carregá-la a uma taxa de
    0,0071 volts por minuto. Na entrevista sobre a percepção socioambiental da comunidade,
    embora a grande parte dos entrevistados não tenha uma formação técnica sobre
    sustentabilidade ou geração de energia limpa, eles detinham em si a importância do valor da
    utilização de recursos naturais para o benefício da comunidade e da natureza. Assim, o
    protótipo apresenta condições promissoras para produzir energia limpa e renovável a partir de
    fonte descentralizada comumente desperdiçada, além da aceitação positiva da comunidade
    presente.

18
  • ANA CLARA SILVA GARCIA
  • Sustentabilidade no Âmbito da Construção Civil: Reciclagem de Resíduos Sólidos na Fabricação de Concretos

  • Orientador : ELZELIS MULLER DA SILVA
  • Data: 14/12/2023
  • Mostrar Resumo
  • A produção de concreto tem se tornado alvo frequente de estudos
    com enfoque na sustentabilidade em sua cadeia produtiva, tendo em vista a sucessiva
    degradação ambiental ocasionada. Posto isso, o presente trabalho possui o objetivo de
    investigar a sustentabilidade no âmbito da construção civil a partir da reciclagem de resíduos
    sólidos na fabricação de concretos. A metodologia empregada no presente trabalho abrange
    uma revisão de literatura do tipo narrativa, de artigos científicos publicados em periódicos no
    período de 2019 a 2023 referentes ao levantamento dos tipos de resíduos recicláveis que
    contribuem na fabricação de concretos. Foi explanado os resíduos de vidro, pneumáticos e de
    construção e demolição, os quais apresentaram potencial na substituição parcial de alguns
    componentes da mistura do concreto, quanto na adição deles juntamente com minerais para
    otimizar os resultados mecânicos. Por conseguinte, a confecção do concreto a partir da
    reciclagem de resíduos, impulsiona a sustentabilidade no âmbito da construção civil, na
    economia de recursos naturais e na destinação sustentável aos resíduos, contribuindo para o
    campo de estudo com novas tecnologias relacionadas ao desenvolvimento sustentável.

SIGAA | Diretoria de Serviços de Processamento de Dados - Copyright © 2006-2024 - UEPA - sigaa-prosel02.instancia4