Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLA CAROLINE ROCHA SARMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLA CAROLINE ROCHA SARMENTO
DATA : 31/05/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

O Ensino de Ciência para cidadania: uma proposta de educação ambiental baseada na problematização para a conservação dos manguezais no nordeste paraense


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Ciências, ABP locais, educação ambiental crítica, séries iniciais.


PÁGINAS: 61
RESUMO:

A problemática da relação homem natureza e os impactos ambientais ocasionados pela ação antrópica, demandam por ações educativas que fortaleçam os debates acerca da sustentabilidade no uso fruto dos ecossistemas de manguezais, que favoreçam os cuidados e sua conservação, na garantia da subsistência das gerações futuras. O ensino de ciências intencional baseado numa educação ambiental que busque a resolução de problemas locais contextualizados com a região Amazônica expressa um caráter transformador em direção de uma formação para cidadania rumo à construção de uma educação de qualidade à serviço da sociedade e do bem estar comum. Os ecossistemas de manguezais, em especial, merecem potencial respeito nas discussões ambientais em salas de aula do ensino fundamental, dado o seu papel na preservação e produção de inúmeras espécies aquáticas, na contenção do solo e avanço das águas junto às terras imersas e hoje incluídas nas leis ambientais em Áreas de Preservação Permanentes (APP). Dada tamanha importância, a proposta em questão caracterizada como uma pesquisa-ação, tem por objetivo contribuir forma preventiva com Educação Ambiental, a alfabetização científica no que concerne à apropriação da fauna e flora local a partir da construção e aplicação de uma cartilha baseada em problemas dos manguezais, e assim favorecer a promoção, valorização, cuidado e conservação desses ecossistemas, por alunos do ensino fundamental, em uma escola pública de Primavera/PA, município esse marcado por um vasto território de manguezais. Pautada nos referenciais teóricos contemporâneos adequados à pesquisa, espera-se assim, além de introduzir os jovens alunos nos debates da sustentabilidade para a conscientização ambiental, gerar um produto didático para utilização em contexto escolar amazônico cujos resultados visam uma aprendizagem voltada para o desenvolvimento da cidadania.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 57188439 - ALCINDO DA SILVA MARTINS JUNIOR
Interno - 55587223 - PRISCYLA CRISTINNY SANTIAGO DA LUZ
Externo à Instituição - SANDRA KARINY SALDANHA DE OLIVEIRA - UERR
Notícia cadastrada em: 30/05/2022 13:17
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