Dissertações/Teses

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2024
Dissertações
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  • ANA CLAUDIA DA CUNHA MIRANDA
  • A LUDICIDADE E O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS COM BAIXA VISÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA VILA MAIAUATÁ/PA: UM GUIA DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ASTROBIOLOGIA NA AMAZÔNIA

  • Orientador : LUCIANA DE NAZARE FARIAS
  • Data: 17/01/2024
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  • MIRANDA, Ana Cláudia da Cunha. A Ludicidade e o Ensino de Ciências para alunos com baixa visão do Ensino Fundamental na Vila Maiauatá/PA: Um Guia Didático para o Ensino de Astrobiologia na Amazônia. 2023. Número de Páginas 107 f. Qualificação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia), Universidade do Estado do Pará, Belém, 2023.

    A Astrobiologia é um campo da ciência que estuda a origem, a evolução e a distribuição da vida. Neste sentido, este estudo tem como finalidade proporcionar o processo de ensino-aprendizagem em Ciências da Natureza de maneira inclusiva, contextualizada com abordagem interdisciplinar aos alunos com baixa visão, do 8ºano da EMEF Araci Corrêa Santa Maria, localizada na Vila Maiauatá, zona rural do Município de Igarapé-Miri/PA. Alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no eixo temático Terra e Universo, propõe-se a realização de uma Sequência Didática (SD) com viés interdisciplinar. Utilizamos a ludicidade enquanto estratégia didático-metodológica a partir de materiais concretos que buscaram possibilitar a aprendizagem significativa da Astrobiologia. Assim sendo, possibilitou a formação de opiniões, bem como o senso crítico, reflexivo sobre a Astrobiologia e suas respectivas relações ao contexto amazônico ribeirinho do Baixo Tocantins. A base Epistemológica deste estudo está ancorada em Boaventura de Sousa Santos, que valoriza o saber empírico e ressignifica o saber científico. Pauta-se em uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada, tendo como abordagem de Pesquisa-Ação. Como instrumento para coleta de dados, foram aplicadas duas entrevistas semiestruturadas com perguntas abertas. A primeira foi aplicada antes das atividades desenvolvidas, no intuito de obter o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos. A segunda, após o desenvolvimento da SD, como forma de observar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Além da entrevista, utilizamos gravações de imagem e som de voz, desenhos e pinturas. O estudo tem como fenômeno investigativo a Pesquisa Narrativa, sendo possível analisar o processo experiencial que os estudantes tiveram ao longo da SD. Propõe-se como Produto Educacional um Guia Didático Inclusivo: Estratégias didático-metodológicas para o ensino de Astrobiologia na Amazônia, que visa sugerir aos professores de ciências e alunos da educação básica atividades voltadas para ensino de ciências no que se refere à Astrobiologia na perspectiva inclusiva. Os dados foram satisfatórios, uma vez que a ludicidade permitiu aproximar os conceitos acerca da Astrobiologia de forma prazerosa, contextualizada, inclusiva e interdisciplinar, assim como a aprendizagem significativa, propiciando um processo formativo experiencial enriquecedor, humano, respeitoso que valoriza os saberes culturais e associa aos conceitos científicos.

    Palavras-chave: Educação em Ciências. Produto Educacional. Educação Especial. Vida no universo. Lúdico.

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  • ANA PAULA SILVA DA CUNHA ROCHA
  • PRÁTICAS DE AGRICULTURA E O ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA FREIREANA ARTICULADA A ABORDAGEM CTS

     

  • Orientador : LUCICLEIA PEREIRA DA SILVA
  • Data: 19/01/2024
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  • Os educandos que residem em áreas rurais e estudam em escolas urbanas, apresentam  baixa aprendizagem e interesse pelos estudos, acreditamos que as disparidades entre os dois ambientes seja a causa consequência de tal cenário, isso tem gerado crescente desinteresse dos educandos pelas práticas educacionais desenvolvidas nas escolas. Todavia, na perspectiva da formação de uma sociedade crítica, que seja capaz de tomar decisões que impliquem em transformar a realidade na qual está inserida, se faz necessário a compreensão e emprego consciente de conhecimentos científicos e tecnológicos. Neste contexto, surge o presente trabalho com o objetivo geral de desenvolver uma Sequência Didática (SD) fundamentada na pedagogia Freireana articulada com a abordagem CTS, cujo tema gerador será “Agricultura” para contextualização da prática local e construção de conhecimentos químicos que auxiliem na compreensão da linguagem científica e leitura coerente do mundo pelos educandos. A SD foi estruturada nos moldes dos Três Momentos Pedagógicos (3MPs) e aplicada com uma turma da disciplina eletiva II a qual participam  educandos que residem nos espaços urbano e rural. A partir do tema foram abordados conteúdos de química relacionando aspectos científicos, históricos, econômicos, ambientais e sociais, tendo como ambiente temático a horta existente na comunidade rural Vila Café, na qual alguns participantes residem. Este estudo foi realizado na forma de uma investigação-ação, abordagem de caráter qualitativo que permite a condução de um processo de ação e reflexão sobre a própria prática. Para construção e coleta de dados, aplicamos aos participantes instrumentos, como questionários socioeconômicos e de conhecimentos prévios, registros de fotografia, atividades práticas de observação e construção de artefatos de forma coletiva e questionário final.. Para sistematização dos resultados, o material textual obtido foi processado no software IRAMUTEQ e interpretado com aporte da Análise de Conteúdo (AC). Ao final da aplicação deste estudo, elaboramos como produto educacional um material didático/instrucional na forma de SD que pode ser utilizada por professores de química, atuantes no contexto urbano e/ou rural, que almejam contextualizar sua prática docente, favorecendo a aprendizagem dos educandos e a capacidade de analisar com criticidade aspectos científicos e tecnológicos que interferem nas relações sociais.

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  • IVANA THARINY DE LIMA LEAL
  • OFICINAS EDUCATIVAS COMO MODELOS DIDÁTICOS DE MIRITI VOLTADOS ÀS APRENDIZAGENS EM ECOLOGIA E TEMAS AMBIENTAIS 

  • Orientador : PRISCYLA CRISTINNY SANTIAGO DA LUZ
  • Data: 22/01/2024
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  • Essa investigação objetivou desenvolver, a partir de metodologias ativas, oficinas educativas usando o recurso do miriti, a fim de produzir modelos didáticos voltados a aprendizagens essenciais da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias, das temáticas: vida e evolução e terra e universo com enfoque para aos conhecimentos de Ecologia e os temas ambientais atuais. Esse estudo parte dos questionamentos: Quais as aprendizagens essenciais poderão ser viabilizadas a partir da realização de oficinas de produção de modelos didáticos de miriti para conhecimentos de Ecologia e meio ambiente? E quais valores e atitudes essas oficinas podem proporcionar acerca da criticidade, valorização do patrimônio cultural e socioambiental presente no contexto local? Assim, foram aplicados questionários de sondagem com 5 docentes de ciências e 24 alunos da turma do 2º/3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública de Abaetetuba-PA. Posteriormente, foram realizadas quatro oficinas educativas pautadas na cultura Maker, a fim de fomentar as aprendizagens essenciais relativas aos conteúdos de Ecologia e meio ambiente. As oficinas ocorreram em 43 tempos de 45 minutos, por meio de leituras, resolução de problemáticas, manipulação e construção de artefatos de miriti. Ao fim das ações, aconteceram entrevistas individuais juntamente com os estudantes buscando compreender o nível de aprendizagem biológica consolidada por eles durante o estudo, assim como um questionário pós- ações educativas para a docente titular da turma que acompanhou todo o processo. Para coleta de dados foram utilizados: um diário de bordo e gravador. Para sistematização dos dados obtidos optou-se pela análise de conteúdo com a criação de categorias a posteriori: 1) Conhecendo a prática educativa dos docentes de ciências; 2) Entendimento dos discentes sobre Ecologia e 3) Ciclo de Oficinas de produção de modelos didáticos de miriti: construindo aprendizagens conceituais a partir dos níveis de aprendizagem biológica de Krasilchik (2019) e 4) Aprendizagens essenciais desenvolvidas durante as oficinas, que foram discutidas a luz dos referenciais teóricos levantados nesse estudo. Já as concepções socioambientais 5) Relação natureza e sociedade 6) Relação ambiente e patrimônio e 7) Relação ambiente e cidadania foram discutidas conforme os pilares epistemológicos da Educação socioambiental. Notaram-se nas oficinas que os discentes foram estimulados e ocorreu a construção de conhecimentos conceituais sobre Ecologia, em que se destacam as relações estabelecidas entre ecossistemas aquáticos, terrestres, relações ecológicas, cadeias e teias alimentares, além da aprendizagem essenciais como criatividade, desenvolvida por meio das técnicas de manuseio e beneficiamento da palmeira do miriti assim como, o comprometimento com valores de sustentabilidade e sociedade pluralista e a valorização da cultura local. Ao final da pesquisa, foi criado um guia didático direcionado para professores da Educação Básica, com todas as etapas de aplicabilidade das oficinas educativas, visando contribuir com o desenvolvimento de práticas diferenciadas do tradicionalismo no contexto educacional, mostrando abordagens metodológicas que os discentes sejam protagonistas do seu processo de ensino e aprendizagem, formando cidadãos críticos e valorizadores das especificidades locais.

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  • MARINA DEISEDELY DAMASCENO DOS SANTOS OLIVEIRA
  • Formação de Professores no Contexto Amazônico: Uma Perspectiva Colaborativa no Ensino de Astronomia para Alunos com Deficiência Visual

     

  • Orientador : BIANCA VENTURIERI
  • Data: 25/01/2024
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  • O presente estudo, tem por objetivo elaborar uma proposta de Formação Continuada de professores, sobre o Ensino de Astronomia para alunos com Deficiência Visual (DV), fundamentada na perspectiva colaborativa com professores do município de Belém-Pa e região metropolitana. A pesquisa ação orienta o percurso metodológico do estudo, organizada em cinco fases: 1. Diagnóstico; 2. Planejamento da ação; 3. Execução da ação; 4. Avaliação da ação; 5. Identificação da aprendizagem. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de um questionário aberto, aplicado no formato online destinado aos (as) professores colaboradores da pesquisa. A aplicação do instrumento ocorreu em dois momentos. No primeiro momento, com o intuito de levantar informações que revelassem o perfil acadêmico/profissional dos professores e suas necessidades formativas para o Ensino de Ciências e, no segundo momento, a escuta sobre o processo formativo vivenciado. O desenvolvimento da pesquisa resultará no Produto Educacional (P.E) “Curso de Formação Continuada em Astronomia para Deficientes Visuais”, que se configura em uma proposta de formação destinada a professores que ensinam ciências na Educação Básica, sejam licenciados em Ciências Naturais (Química, Física, Biologia), Pedagogos ou professores de séries iniciais. O processo formativo será realizado no Centro de Ciências e Planetário do Pará e será híbrido, sua finalização se consolidará com um ambiente dialógico e de construções coletivas para novas propostas pedagógicas os professores serão avaliados através dos artefatos construídos e elaboração de uma mini sequência didática inclusiva a ser desenvolvida para os alunos com deficiência visual, onde todos os participantes agem de modo cooperativo no desenvolvimento de melhorias e inovações sobre suas práticas sociais. É esperado ao final do processo formativo que os professores participantes tenham autonomia para desenvolver atividades inclusivas, e contribuam para o desenvolvimento da produção científica como educadores ativos, críticos e reflexivos no cenário inclusivo para a Educação em Ciências.

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  • RONALDO DOS SANTOS LEONEL
  • Formação de Professores(as) da Educação do Campo no Contexto da Amazônia Paraense: Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas no Ensino de Ciências Naturais

  • Orientador : JACIRENE VASCONCELOS DE ALBUQUERQUE
  • Data: 02/02/2024
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  • As temáticas de formação continuada de professores/as do campo, das metodologias ativas e das tecnologias digitas possibilitam discussões críticas sobre as formas hegemônicas de pensar e fazer a educação, tornando-se um espaço privilegiado para experimentações pedagógicas para o ensino de ciências em contextos amazônicos, além de problematizar seu alcance em relação a melhoria da aprendizagem e das redes de comunicação que fortalecem o ensino e a formação básica das comunidades campesinas. As metodologias ativas e o uso das tecnologias digitais no contexto da Educação do Campo constituem uma alternativa aos métodos tradicionais caracterizados pelo ensino bancário que tem o/a professor/a como personagem principal no centro do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, investigar esse contexto levou ao percurso metodológico de uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva e do tipo pesquisa-ação que apresenta como objetivo uma  análise sobre as contribuições de uma proposta de formação continuada para os/as professores/as com base no uso das tecnologias digitais e na metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problema-ABP para o ensino de ciências naturais na escola do campo, no contexto da Amazônia Paraense, e suas percepções sobre essas ferramentas metodológicas nas suas práticas docentes. Os participando da pesquisa foram três professores/as de ciências naturais (Licenciados em Biologia e Educação do Campo com Habilitação em Ciências Natureza e Matemática). Os dados foram coletados mediante aplicação de entrevistas e questionários para os/as participantes da pesquisa, professores/as da Escola Municipal Sol Nascente, localizada no Assentamento Rural PA/ASSURINI em Altamira, no Estado do Pará, coleta de documentos específicos como planos de ensino e planos de aulas elaborados pelos/as professores/as, matriz curricular, além de observação participante em relação ao desenvolvimento do planejamento do dia a dia em aula. Para interpretados dos dados desta pesquisa a Análise Textual Discursiva-ATD. Os resultados e discussões alcançados por meio do desenvolvimento de um Processo Educacional-PE, intitulado Curso de Formação Continuada de Professores/as da Educação do Campo no Contexto da Amazônia Paraense: Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas no Ensino de Ciências Naturais evidenciaram que essas estratégias, em especial a Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) contribuem para qualificação de professores/as, potencializando o ensino para alunos/as da escola do campo. Além disso, promoveu o uso inovador de tecnologias digitais, criou uma rede de colaboração entre os/as educadores/as, considerando as peculiaridades locais e culturais da Amazônia Paraense, garantindo uma educação mais contextualizada e relevante, conectada à realidade dos alunos/as e fortalecendo a qualidade do ensino de ciências naturais na região.  Ao final da pesquisa conclui-se que a formação continuada desenvolvida se mostrou proveitosa aos professores/as, possibilitando a integração das Tecnologias Digitais, e da Metodologia Ativa Aprendizagem Baseada em Problema à sua formação e, assim, contribuindo para sua qualificação profissional.

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  • RODRIGO ALMEIDA PACHECO
  • Processo Formativo para Professores(as) de Química na perspectiva da Transposição Didática na Amazônia Paraense.

  • Orientador : LUELY OLIVEIRA DA SILVA
  • Data: 27/02/2024
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  • A pesquisa partiu da problemática sobre quais contribuições que um processo formativo na perspectiva da Transposição Didática pode favorecer para a prática docente e para o desenvolvimento profissional de professores de química que atuam na Amazônia paraense, especialmente na cidade de Cametá-Pa. Dessa forma, o objetivo geral do estudo foi elaborar de maneira colaborativa e dialógica uma formação na perspectiva da Transposição Didática para auxiliar os professores de química em sua prática docente, contribuindo em seu
    desenvolvimento profissional na Escola Estadual de Ensino Médio de Tempo Integral Abraão Simão Jatene, e como objetivos específicos investigar os conhecimentos que os professores de química apresentam sobre transposição didática no momento de desenvolvimento da pesquisa; Investigar como ocorre o processo de Transposição Didática na disciplina de química; Elaborar e validar um curso de formação continuada com base na transposição didática para o ensino e a aprendizagem em química. Todo o processo citado foi norteado
    metodologicamente por uma pesquisa qualitativa do tipo Pesquisa-Ação, que contou com a aplicação de entrevistas semiestruturadas que foram aplicadas em momentos pontuais da formação com os professores, a saber: no diagnóstico inicial e ao final da formação. Toda a investigação gerou um Produto Educacional que tem como título “A Docência na Amazônia Paraense: um curso sobre a Transposição Didática na Formação continuada do Professor de Química” que se trata de um processo formativo, tendo sua materialidade em um livro digital. As análises das informações coletadas foram realizadas por meio da Análise Textual
    Discursiva – ATD e os resultados apontaram um cenário carente na oferta de formações
    continuadas para os professores de química, que anseiam por momentos formativos de
    aprimoramento e desenvolvimento profissional, que sabem da importância dessas
    experiências para sua carreira docente, mas que são reféns de um cenário que os impossibilita
    de realizar tal formações, os docentes entrevistados também nunca ouviram falar sobre
    Transposição Didática e revelaram ter refletido poucas vezes sobre seu desenvolvimento
    profissional. Conclui-se que a oferta de formações continuadas pode resgatar o encantamento
    dos professores e contribuir em seu desenvolvimento profissional, favorecendo a reflexão da
    sua própria prática e mudança de postura caso seja necessário, o processo formativo ainda
    gerou três planejamentos de aulas seguindo os princípios da transposição didática.

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  • TAYNNA NAYARA BARREIROS ARRAIS
  • EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA AMAZÔNIA: articulando STEAM e ensino por investigação na trajetória docente

  • Orientador : FREDERICO DA SILVA BICALHO
  • Data: 29/02/2024
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  • ARRAIS, Taynná Nayara Barreiros. Educação Científica na Amazônia: articulando STEAM e ensino por investigação na trajetória docente. 2023. 99 f. (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia), Universidade do Estado do Pará, Belém, 2023.

     

    Estudos e reflexões sobre as tendências atuais no ensino de ciências da natureza mostram a importância de incorporar, na prática docente, atividades com uma abordagem investigativa e interdisciplinar e que permitam aos educandos compreenderem e aplicarem conceitos e fenômenos científicos. Portanto, destacamos a importância de se discutir sobre a formação continuada e os saberes mobilizadores tornaram-se um assunto recorrente no âmbito da pesquisa, uma vez que o professor interage de forma direta com seus alunos, requerendo destes profissionais uma ação inovadora quanto aos saberes e às suas práticas de sala de aula. Nessa perspectiva, em consonância com o momento de reestruturação do ensino básico no Pará, norteado pelo Documento Curricular do Estado do Pará, a partir de paradigmas educacionais, progressistas e inovadores, com os quais o alunado é motivado a protagonizar sua própria aprendizagem, investigar esse panorama levou ao percurso metodológico de uma pesquisa qualitativa e do tipo pesquisa-ação que apresenta como objetivo principal desenvolver um processo formativo colaborativo com base no ensino por investigação e abordagem em STEAM para o ensino de ciências naturais e analisar as contribuições desse processo formativo em práticas curriculares diferenciadas e inovadoras para o ensino de Ciências da Natureza mediante projetos de intervenção. Para tanto, estão participando da pesquisa oito professores de ciências da natureza que atuam no ensino médio em uma escola pública, localizada no município de Benevides, região metropolitana de Belém-Pa. Os dados iniciais foram coletados por intermédio de aplicação de entrevistas semiestruturadas para os participantes da pesquisa, além de observação participante em relação ao desenvolvimento do planejamento do dia a dia em aula. Os dados desta pesquisa serão interpretados pelos pressupostos da Análise Textual Discursiva-ATD. Logo, os resultados e discussões apontados em relação ao ensino por investigação e abordagem STEAM na formação dos (as) professores (as) contribuirão para elaboração e desenvolvimento de um processo formativo, por meio da aplicação do Processo Educacional que servirá de produto interlocutivo aos professores/profissionais que atuam                                               nos mais diversos contextos educacionais que fazem parte da Região Amazônica.

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  • VANDRESSA CALDAS AMORIM
  • ILHAS INTERDISCIPLINARES DE RACIONALIDADE COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM PROCESSO FORMATIVO NO CONTEXTO AMAZÔNICO


  • Orientador : LUELY OLIVEIRA DA SILVA
  • Data: 29/02/2024
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  • Esta pesquisa teve como objetivo construir um processo formativo, utilizando as Ilhas
    Interdisciplinares de Racionalidade (IIR), em colaboração com os professores de diferentes
    áreas da Educação Básica (Ensino Médio) que atuam em uma escola estadual de Ensino
    Médio, localizada no Distrito de Juaba – localidade pertencente ao município de Cametá/PA.
    Pretendeu-se, portanto, promover uma fundamentação teórica-metodológica baseada nos
    pressupostos de Gérard Fourez para que os professores pudessem desenvolver uma prática
    pedagógica interdisciplinar na perspectiva do Ensino de Ciências e, assim, alcançar um ensino
    integrador no contexto amazônico. No que concerne à metodologia, apresenta natureza
    qualitativa, do tipo pesquisa-ação e utiliza entrevista semiestruturada e questionários como
    técnica de coleta dos dados, os quais foram analisados por meio da Análise Textual
    Discursiva (ATD). Acerca disso, os resultados demonstraram que os professores sentem
    dificuldades nas abordagens interdisciplinares devido ao teor metodológico construído em
    torno de cada disciplina, corroborada pelo individualismo docente. Ademais, a falta de tempo
    e, consequentemente, a escassez de diálogo amplificam essas problemáticas. Dessa forma, as
    interações e discussões participativas desse processo formativo permitiram a possibilidade de
    um espaço de comunicação, escuta e reflexões em torno da práxis interdisciplinar, pois a
    partir dessa dinâmica ocorreu a troca de saberes entre os participantes, construindo um
    ambiente em que diferentes disciplinas não apenas coexistiam, mas se integravam de maneira
    sinérgica. Sob esse ponto de vista, essa formação é aproximada de situações concretas por ser
    oriunda das demandas do próprio corpo docente. Além disso, também proporcionou uma
    ponte com o Ensino de Ciências na Amazônia, visto que permitiu estabelecer inter-relações ao
    considerar, por exemplo, as características ambientais, culturais e sociais únicas dessa região.
    Essa abordagem contextualizada, através da IIR desenvolvida pelos docentes em relação à
    questão do lixo, favoreceu uma compreensão mais ampla e conectada dos conceitos. Nesse
    contexto, a síntese final por meio de um “Jornal Informativo” incorporou contribuições de
    diversas áreas e especialistas, enriquecendo ainda mais a interdisciplinaridade. Portanto,
    infere-se a necessidade de desenvolver uma formação docente que promova uma abordagem
    crítica e reflexiva, fundamentado na aquisição de habilidades, competências e perspectivas
    que enriqueçam a prática pedagógica e contribuam para seu desenvolvimento profissional e,
    do mesmo modo, empoderar os professores como agentes de transformação diante de um
    cenário educacional menos fragmentado e aplicado à realidade amazônica. Por essa
    compreensão, emerge dessa pesquisa o Produto Educacional (PE), materializado em formato
    de E-Book, intitulado: Ilhas na Amazônia Paraense: navegando pelos rios da
    Interdisciplinaridade na Formação Docente.

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  • ANDREIA DE OLIVEIRA CASTRO
  • O ENSINO DE ECOLOGIA NO CONTEXTO AMAZÔNICO POR MEIO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: Uma proposta de processo formativo para professores de Ciências

  • Orientador : KLEBSON DANIEL SODRE DO ROSARIO
  • Data: 05/03/2024
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  • Muitas são as discussões atuais sobre as questões ambientais e as necessidades de a sociedade adotar posturas mais eficientes para o uso sustentável dos recursos naturais. Contudo, tais discussões parecem estar mais presentes nos meios científicos, políticos e culturais, do que no meio escolar, onde, em geral, os conteúdos científicos são apresentados, quase sempre, de forma mais teórica que prática, e pouco contextualizada com questões ambientais típicas da Amazônia Paraense. Dessa forma, os conteúdos do escopo da ciência Ecologia são apresentados de forma abstrata e distanciados do contexto que lhe deu origem, ocorrendo assim, uma separação entre aquilo que é aprendido e aquilo que é utilizado, de fato, no cotidiano do aluno. Por outro lado, o professor não dispõe de tempo, incentivo e/ou disposição para buscar novos conhecimentos, metodologias ou recursos didáticos para refrescar sua prática docente. Por isso, a formação continuada apresenta-se como um potencial renovador motivacional da profissão docente; um mobilizador de novas ideias e ações que revigoram a prática do professor. E, partindo desse pressuposto, buscamos nas chamadas Metodologias Ativas de Aprendizagem, subsídios teóricos e metodológicos que melhor se encaixem nas possíveis resoluções dos problemas relacionados ao ensino de Ecologia no contexto amazônico. Dito isto, a presente pesquisa traz como objetivo central, desenvolver, validar e avaliar um processo formativo docente (como um Produto Educacional) voltado para subsidiar opções metodológicas para o ensino de Ecologia no contexto amazônico, tendo a metodologia do Ensino por Investigação como suporte teórico para uma mudança de perspectiva didática que fomente uma aprendizagem contextual, reflexiva, participativa e cidadã para o aluno. Para tanto, partimos de uma pesquisa-ação realizada com professores de Ciências que atuam na escola Nossa Senhora de Fátima, localizada no município de Marabá, Pará. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, em que os dados analisados foram extraídos de transcrições das entrevistas em grupo focal com os professores, realizadas durante as etapas de implementação e avaliação do Produto Educacional construído no percurso desta pesquisa. Os dados foram tratados e analisados segundo a técnica da Análise Textual Discursiva, utilizando a metodologia das categorias emergentes e categorias a priori. Os resultados mostraram que os professores participantes do processo formativo o avaliaram de forma positiva, a partir de duas visões distintas: aquela do profissional da educação que analisa outrem apresentando algo da mesma área de atuação profissional; e aquela de quem avalia a sua própria aprendizagem a partir da mobilização de seus saberes no decorrer do processo. Também foi possível inferir, sobre as possíveis intencionalidades de utilização da metodologia do Ensino por Investigação por parte dos professores, apontando duas supostas motivações para tais intencionalidades: a utilização de uma nova estratégia de ensino - que consiga motivar o aluno à participação de sua aprendizagem; e a mudança de postura profissional docente - com o professor se entendendo como o motivador e mediador de uma aprendizagem mais autônoma do seu aluno. Dentre os saberes docentes mobilizados, os saberes disciplinares, saberes da formação profissional e os saberes experienciais, apresentaram maior interação teórica, tanto durante o andamento do curso, quanto na produção final do plano de ensino. Portanto, a partir de nossas análises, podemos concluir que o curso de formação docente proposto atingiu seu objetivo, instigando os professores participantes a uma mobilização de saberes mais dinâmica, uma maior reflexão sobre sua prática pedagógica, e um maior entendimento sobre a importância da abordagem de temas da Ecologia a partir da contextualização de problemas ambientais locais.

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  • JULIANE LARISSA BARBOSA SANTOS
  • ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA CADEIA PRODUTIVA DE MINERAIS NA AMAZÔNIA PARAENSE: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

  • Orientador : JOSE FERNANDO PEREIRA LEAL
  • Data: 04/04/2024
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  • O ensino de minerais dentre outras possibilidades, é capaz de contribuir no processo de ensino- aprendizagem nas Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará, por meio de metodologias que discutam e promovam soluções tecnológicas para região amazônica visando o desenvolvimento sustentável, investimentos e ações assertivas no campo educacional. Por outro lado, essa pesquisa firma uma cooperação de trabalho entre Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Pará com Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará vinculada a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior Profissional e Tecnológica do Estado do Pará, tendo em vista a melhoria de práticas educacionais  e, no âmbito do ensino de Ciências, formação de profissionais cada vez mais qualificados com atuação relevante nas diversas regiões do estado do Pará. Para tal, pretende-se por meio de um conjunto de iniciativas voltadas ao ensino de minerais integrar Ciência-Tecnologia-Produção na região Amazônia paraense com viés de promoção de estratégias de educacionais. Por sua vez, a educação profissional visa adaptar-se às necessidades do mercado de trabalho e à inovação tecnológica, proporcionando aos estudantes o acesso às novas tecnologias, desenvolvimento de competências e alcance de habilidades de seus cursos técnicos através da compreensão e do domínio científicos e tecnológicos. Dito isso, a pesquisa visa elaborar uma sequência didática sobre ensino de minerais presentes na Amazônia paraense com estudantes do curso de Meio Ambiente da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará “Doutor Celso Malcher”. Quanto aos procedimentos metodológicos da pesquisa, serão utilizados a pesquisa-ação; coletas de dados por meio de observação do participante com registro em diário de bordo, entrevistas gravadas por meio    de áudio e vídeo; e pesquisa qualitativa, com análise desses conteúdos através de técnica de análise de conteúdo, demonstrada por meio de quadros, gráficos e esquemas representativos. Portanto, a proposta apresenta potencial formativo visando educandos qualificados nas áreas tecnológica e educacional com posturas de multiplicadores do conhecimento científico frente aos reais desafios enfrentados na região amazônica com vista ao estímulo do pensamento computacional, científico e da prática de conteúdos multidisciplinares/experimentais em minerais e seu potencial desenvolvimento econômico para análises e proposições de soluções presentes no cotidiano da população paraense. Além disso, promover ações efetivas de formação significativas aos estudantes das áreas tecnológicas e criação de novas estratégias de ensino de conteúdos curriculares dos cursos ofertados nas Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará que possibilitem o desenvolvimento científico, tecnológico e sustentável aplicado nas diferentes áreas do conhecimento e, por conseguinte, promova aprendizagem de alto nível em Ciência, Tecnologia e  Inovação.

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  • SUZANE PEREIRA MIRANDA MARQUES
  • AÇÃO FORMATIVA INTERDISCIPLINAR: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NA ABORDAGEM DE QUESTÕES
    SOCIOCIENTÍFICAS NA MICRORREGIÃO DE SÃO FÉLIX DO XINGU, PARÁ-BRASIL

  • Orientador : MILTA MARIANE DA MATA MARTINS
  • Data: 08/04/2024
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  • Com base em uma realidade na microrregião de São Félix do Xingu, Pará-Brasil, um local em que no processo de transformação social, a ilegalidade e a impunidade acabaram por serem condizentes, sendo cenário de várias problemáticas socioambientais, e  aspectos como esses são refletidos nas escolas públicas da região. Diante desta conjuntura, e por ter consciências de que os professores são fundamentais em qualquer processo educativo, pois são os executores das propostas educacionais, esta pesquisa teve como objetivo principal o desenvolvimento de uma ação formativa interdisciplinar para professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental João Ciro de Moura, do município de São Félix do Xingu-PA; com fundamentos na metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), concebida pelo autor Bender (2014), junto ao uso e discussão de Questões Sociocientíficas (QSCs) abordadas, principalmente, pelos autores Conrado e Nunes-Neto (2018) e Martínez (2012), na perspectiva de aperfeiçoar a prática docente no viés da formação crítica e reflexiva. O trabalho ancora-se em uma metodologia qualitativa de cunho exploratório por intermédio da pesquisa-ação. Os principais instrumentos de pesquisa foram a partir do registro dos encontros formativos, questionários e grupo focal, cujos dados foram tratados à luz da análise de conteúdo de Bardin (2011). Após análises dos dados tivemos como resultado, duas categorias finais, sendo “Desafios e entraves para a implementação da ABP no ensino e aprendizagem dos alunos” e “Benefícios das estratégias desenvolvidas pela ação formativa interdisciplinar com o uso da ABP para a prática do docente”. Ao observar os resultados entendemos a necessidade de compartilhar ações como esta com outros professores, e assim desenvolvemos um produto educacional com a tipologia de Guia metodológico, como o título “Ação formativa interdisciplinar:  Aprendizagem Baseada em Projetos na abordagem de Questões Sociocientíficas”, na qual traz orientações para o desenvolvimento de projetos mediados pela ABP e as QSCs, direcionado aos professores que pretendam desenvolver projetos que abordem temáticas de ocorrência em sua região, mais especificamente temas socioambientais, que podem ser discutidos em escolas públicas e privadas, na educação básica. Para tanto, sua organização e estrutura poderá corroborar nos diversos níveis de ensino que tenham interesse em desenvolver projetos interdisciplinares, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e reflexivos.


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  • GLAUCIA NUNES DE SOUZA DA CONCEIÇÃO
  • A FORMAÇÃO CONTINUADA POR MEIO DE QUESTÕES
    SOCIOCIENTÍFICAS AMAZÔNICAS: UM CIRCUITO FORMATIVO
    DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS


  • Orientador : ERICK ELISSON HOSANA RIBEIRO
  • Data: 09/04/2024
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  • CONCEIÇÃO, Gláucia. A Formação Continuada por meio de Questões Sociocientíficas
    Amazônicas: Um Circuito Formativo dos Professores de Ciências. 2024. 142f. Dissertação
    (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia), Universidade do Estado do Pará,
    Belém, 2024.


    A abordagem das Questões Sociocientíficas (QSC) no ensino de ciências fundamenta-se a partir
    de problemáticas sociais que se pensadas no contexto amazônico, podem valorizar a
    regionalidade e a vivência dos educandos dessa região, impulsionada ainda pelos preceitos de
    Freire como a problematização, diálogo e a criticidade no processo de ensino e aprendizagem,
    e os ideais de Morin sobre o pensamento complexo. Tendo como objetivo promover a formação
    continuada por meio de QSC a partir de problemáticas amazônicas em um Circuito Formativo.
    No município de Belém, sete professores de ciências naturais do 6º ao 9º ano do ensino
    fundamental lotados no Distrito Administrativo de Icoarací (DAICO) foram os participantes
    desta pesquisa, Assim, esta pesquisa foi de natureza aplicada, com abordagem qualitativa,
    realizando uma pesquisa exploratória com procedimentos direcionados a pesquisa-ação, tendo
    como técnicas de coletas de informações o questionário, a observação participante e a técnica
    do grupo focal. Para análise das informações e dos resultados obtidos considerou-se os preceitos
    da Análise Textual Discursiva (ATD). O Circuito Formativo, contou com três momentos para
    sua efetivação, são eles: 1º - uma reflexão teórico-metodológico sobre as 2º - se caracterizou
    pela escolha das problemáticas amazônicas pelos educandos a ser desenvolvida, e o 3º- se
    constituiu pela elaboração de uma QSC a partir da problemática amazônica escolhida,
    planejando a partir disto uma Sequências Didáticas (SD) baseada nas Dimensões dos
    Conteúdos. Ao término do Circuito Formativo, foi realizada a avaliação deste pelos professores
    participantes pontuando possibilidades, desafios e melhorias. A partir da análise e discussão
    dos resultados gerou-se um Guia Formativo, configurando-se como o Produto Educacional
    (PE), para a materialização do próprio Circuito Formativo desta pesquisa, o qual contém
    orientações formativas baseada nos fundamentos teóricos e metodológicos utilizados durante o
    seu desenvolvimento, intitulou-se
    Ei maninho, te liga! Nas Questões Sociocientíficas
    Amazônicas: Guia Formativo para novas práticas educativas em Ciências”. Ao final da pesquisa
    concluiu-se que o Circuito Formativo por meio das QSC a partir das Problemáticas Amazônicas
    mostrou-se como uma promissora estratégia pedagógica de reflexão para a formação
    continuada de professores, e consequentemente para o processo de ensino de ciências aos
    educandos. Portanto, espera-se que esta pesquisa e seu PE possa servir de subsídio para a
    ressignificação do processo de ensino de ciências, assim como para a realização de futuras
    formações continuadas direcionadas aos professores de ciências.

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  • AMANDA DE JESUS ARAUJO TRINDADE PARENTE
  • VIVÊNCIAS E RESISTÊNCIAS AMAZÔNICAS RIBEIRINHAS:  FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE CICLOS REFLEXIVOS COLABORATIVOS PARA COMPREENSÃO DOS SABERES TRADICIONAIS

  • Orientador : INES TREVISAN
  • Data: 29/04/2024
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  • A pesquisa apresentada traz algumas contribuições oriundas de ciclos reflexivos colaborativos envolvendo professores de ciências no contexto ribeirinho da educação infantil e ensino fundamental menor, cuja a finalidade foi  a construção de um processo educacional voltado para o desenvolvimento de um novo olhar do professor sobre suas ações ao trabalhar ciências, na criação de práticas pedagógica com possibilidades para a produção do conhecimento de ciências integrado a saberes ancestrais da comunidade. Buscando também amenizar a problemática da carência de formação continuada de professores de ciências em contexto ribeirinho e o ensino concentrado em teorias, que marginalizam os saberes e as riquezas especificas da região das ilhas. A metodologia aplicada é pautada na abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação colaborativa. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal de Educação do Campo Milton Monte, tendo como participantes professoras (pedagogas) que ensinam ciências, cujos dados coletados e analisados foram interpretados através da Análise Textual Discursiva. Os resultados desta análise apontam que existe uma carência de formação continuada para professores de ciências no contexto ribeirinho e a partir da diagnose, primeira fase desta pesquisa, culminou na elaboração e execução de um Processo Educacional direcionado a formação de professores de Ciências da Educação do Campo, o que se mostra uma relevante contribuição social e pedagógica na área da Educação Básica, em vista da necessidade de ampliação e consolidação das temáticas de preservação ambiental, sustentabilidade e defesa do território, fundamentalmente no atual cenário de luta e combate à destruição da natureza. Dentre os resultados, constatou-se que os ciclos reflexivos colaborativos alcançaram os objetivos propostos, uma vez que ao final dos encontros, os professores relataram a mudança de pensamento e o novo olhar sobre suas próprias ações em sala de aula, o que significa o rompimento de paradigmas perante o ensino de ciências conteudista e que os levou a reflexão de suas práticas, perante a uma realidade rica em saberes ancestrais.

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  • JAMILLY SOUZA DE AZEVEDO
  • Ensino de Ciências por Investigação e Formação Docente: Um Olhar para o Novo Ensino Médio 

  • Orientador : DANIELLE RODRIGUES MONTEIRO DA COSTA
  • Data: 29/04/2024
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  • O ensino por investigação tem se destacado como uma abordagem promissora para promover a aprendizagem em Ciências, fomentando o desenvolvimento científico dos alunos. Nesse contexto, esta pesquisa visa investigar como um curso de formação de professores, com foco no ensino de Ciências por investigação, pode contribuir para a prática pedagógica dos docentes que atuam no Novo Ensino Médio em uma escola da rede pública estadual, localizada na Vila Maiauatá, em Igarapé-Miri, Pará. Utilizando uma abordagem qualitativa de pesquisa-ação, buscamos explorar possibilidades de ação para resolver o problema em questão, enriquecendo o conhecimento coletivo. Os dados foram coletados por meio de dois questionários e entrevistas semiestruturadas, aplicadas antes e após o ciclo formativo, com o intuito de compreender o conhecimento prévio dos professores e observar o processo de ensino-aprendizagem ao longo do curso. Além disso, utilizamos gravações de áudio e vídeo para complementar as informações. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016), permitindo uma compreensão mais aprofundada do processo experiencial dos professores durante o curso. Como resultado, desenvolvemos um Produto Educacional denominado "Ensino de Ciências por Investigação no Novo Ensino Médio: Desenvolvendo Saberes, Transformando Práticas", que consiste em um material textual sugerindo um curso de formação em três encontros para professores de ciências da Natureza e suas tecnologias. Este curso propõe o uso do Ensino por Investigação como metodologia para aulas contextualizadas e regionalizadas. Apesar dos desafios encontrados ao longo da pesquisa, constatamos que o curso proporcionou satisfação, reflexão, aprimoramento profissional, autoavaliação docente e novas perspectivas de aplicação da metodologia do Ensino por Investigação na prática docente dentro da escola.

2023
Dissertações
1
  • TATIANA DE PAULA MONTEIRO GOMES
  • A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA: A EDUCAÇÃO DE SURDOS EM FOCO

  • Orientador : BIANCA VENTURIERI
  • Data: 30/01/2023
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  • A cada ano a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais cresce no Brasil e com isso cresce o desafio de oferecer um ensino de qualidade a este público, principalmente quando se trata de ensinar ciências para alunos surdos. Diante desse exposto, não basta apenas garantir a presença do aluno surdo nas escolas, mas precisa-se oferecer um ensino de qualidade que visa autonomia desse aluno. A partir desta premissa o objetivo geral desta pesquisa é realizar uma formação colaborativa com professores de Ciências e Pedagogos que atuam com alunos surdos levando em consideração os aspectos socioculturais, linguísticos. Para alcançar este objetivo esta pesquisa foi realizada com professores de Ciências e Pedagogos atuantes na rede pública de ensino nos municípios de Ipixuna do Pará, Paragominas e São Miguel do Guamá-PA, tendo assim um caráter híbrido no andamento de atividades e na construção metodológica e avaliativa processual do processo formativo. A partir dos resultados preliminares foi possível identificar que a inclusão de alunos surdos no ensino fundamental e médio destas escolas tem sido de fato restritiva para o aluno com surdez, as oportunidades de desenvolvimento linguísticos, sociais, afetivos, de identidade, cultural dentre outras tem sido oferecidas a estes alunos de maneira totalmente reduzidas. Porém a partir da a participação ativa dos professores, foi possível a construção metodológica e avaliativa/processual do processo formativo de maneira crítica, reflexiva e colaborativa.

2
  • LUIZ CLAUDIO FERREIRA DE SOUZA
  • Robótica Educacional Como Estratégia De Ensino De Ciências No Contexto Amazônico

  • Orientador : JOSE FERNANDO PEREIRA LEAL
  • Data: 27/02/2023
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  • A robótica está contida em vários segmentos da sociedade, inclusive na educação, pois promove nos estudantes várias reflexões críticas sobre a construção do conhecimento científico. Além disso, apresenta-se como recurso facilitador no processo de aprendizagem e, por conseguinte, contribui para a solução de problemas reais. Este projeto de pesquisa visa construir um Guia Didático formado por oficinas temáticas com atividades teórico-práticas que use metodologias ativas para o ensino-aprendizagem dos conceitos de Robótica Educacional em aulas de Ciências nos Ensinos Técnico Integrado e Subsequente de Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará, numa perspectiva não tradicional, que possibilite novos conhecimentos, habilidades, e que auxilie de forma pedagógica na significação e ressignificação de conceitos de disciplinas de Ciências. Para o desenvolvimento dos aspectos teóricos metodológicos da pesquisa se utiliza a Pesquisa-Ação, pela sua natureza coletiva, que favorece as discussões e a produção cooperativa de conhecimentos específicos sobre a realidade vivida, norteada pelos pressupostos qualitativo e quantitativo, precedida de pesquisa de campo e levantamento bibliográfico específico da área. A base metodológica será norteada pelas discussões de aportes teóricos de aprendizagem (Teoria de Aprendizagem Significativa e Epistemologia) e aportes de aplicação do projeto (Metodologias Ativas e Robótica Educacional). Quanto ao Lócus da pesquisa, será a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Deodoro de Mendonça”, em Belém-PA, cujos participantes da pesquisa serão estudantes vinculados aos Ensinos Técnico Integrado e Subsequente de quaisquer cursos tecnológicos. A coleta de dados será realizada por meio de observação dos participantes com registro em diário de bordo, entrevistas gravadas por meio de áudio e vídeo, de questionários abertos e fechados hospedados em plataformas digitais como o Google Forms e provedores de dados secundários durante o contato prévio e avaliação pós-formação continuada. Nessa direção, os dados serão tratados tendo como base a análise de conteúdo desses questionários, seguindo a técnica de análise de conteúdo de Bardin, demonstrada por meio de quadros, gráficos e esquemas representativos. Será também utilizada a análise do ganho educacional a partir do fator de Gery (1972) visando mensurar a diferença de efeito quando se utiliza a aplicação do método educacional num pré-teste e no pós-teste. Portanto, espera-se que a construção de um Guia Didático (Produto Educacional) contribua e incentive o uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem de Robótica educacional para os ensinos técnico integrado e subsequente, e sua estratégia educativa consiga promover o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, e tendo como consequência, o estímulo do pensamento científico e da aplicação de conteúdos multidisciplinares/experimentais em robótica para análises e proposições de soluções presentes no cotidiano da população paraense.

3
  • LUCIANA LARISSA GAMA DE OLIVEIRA
  • PERSPECTIVAS SOBRE A PRÁTICA DOCENTE: O USO DA INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS
    REFLEXIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA

  • Orientador : LUELY OLIVEIRA DA SILVA
  • Data: 13/03/2023
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  • Devido ao ensino remoto emergencial (ERE) ocasionado pela pandemia Covid-19, as escolas e professores tiveram que se adaptar aceleradamente as demandas educacionais, que inclui o uso de novas metodologias, escancarando as reais necessidades de colocar em foco osprofessores atuantes na educação básica, fornecendo a estes profissionais possibilidades de formação continuada com a proposta de aprimoramento profissional e reflexões sobre a própria prática. A fim de orientar a prática e promover mudanças educacionais, este estudo faz uso da metodologia de Investigação-Ação (IA) que foi selecionada por se caracterizar como um
    processo que busca melhorar as práxis enquanto que simultaneamente a compreende. Partindo desse panorama objetivou-se construir um processo formativo de IA no contexto Amazônico para docentes do ensino de Ciências. O estudo contempla a formação continuada de três professores de Ciências das disciplinas de Química, Física e Biologia do ensino médio da EEEM Raymundo Martins Vianna, localizada no município de Belém. Trata-se de uma pesquisa-ação, pautado em uma abordagem qualitativa, que foi realizada em seis etapas, que são: observação, reflexão, ação, avaliação e modificação de um processo formativo e sua consequente validação, permitindo assim, a replicação em sistemas educacionais em estudos relacionados a prática profissional de professores de Ciências. Como método de coleta optamos por entrevistas contando com a análise textual discursiva- ATD como técnica para análise dos dados, da desconstrução e reconstrução do corpus emergiram três metatextos que trazem a discussão a respeito do processo vivenciado. Os resultados da pesquisa mostraram que os professores carecem de formações continuada que os permitam criar, refletir e experimentar, tornando este um processo que fomente o senso crítico e a construção de práticas significativas
    que integre o uso de novas metodologias. O processo formativo experimentado ao longo desta pesquisa promoveu a construção do produto educacional intitulado de: Curso de formação continuada no contexto amazônico: o uso da Investigação-Ação no entrelaçamento entre criar, experimentar e refletir. Nesse sentindo, o processo formativo contribuiu para reflexões e mudanças na prática pedagógica, atendendo às necessidades dos docentes participantes ao ser realizado a partir das problemáticas locais, se mostrando um instrumento válido e eficaz para construção do conhecimento científico, instigando e intervindo de forma reflexiva e interativa na realidade educacional. Assim, consideramos que um processo investigativo aflora temas relevantes que mobilizam os professores, motivando a transformar seu fazer docente e contribuindo para uma (re) construção do seu perfil profissional.

4
  • BRUNO MAUES DA SILVA
  • CARTILHA EDUCATIVA SOCIOAMBIENTAL: SABERES E PRÁTICAS DA COMUNIDADE PESQUEIRA DO DISTRITO DE VILA DE BEJA EM ABAETETUBA – PARÁ, COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS 

  • Orientador : PRISCYLA CRISTINNY SANTIAGO DA LUZ
  • Data: 30/03/2023
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  • Nosso país possui uma grande diversidade biológica e cultural que vem sendo diminuída nos últimos anos devido a ação desordenada humana, acarretando o surgimento de diversos problemas ambientais. Tais alterações ocorrerem principalmente pela ação do homem, pois este é parte integrante da natureza e, ao mesmo tempo, um ser social detentor de conhecimentos e valores produzidos ao longo de todo processo histórico. Diante deste contexto, pontua-se que a temática socioambiental vem sendo, cada vez mais difundida, ao reportar as relações sustentáveis que envolvem o homem e meio ambiente, com destaque para a utilização dos saberes e costumes de comunidades tradicionais. Para tanto, teve-se a iniciativa de construir as seguintes questões norteadoras: É possível trabalhar a educação socioambiental por meio do conhecimento popular presente numa comunidade tradicional, como estratégia para o ensino de Ciências? Como a elaboração e utilização de uma cartilha educativa que traz em seu conteúdo, práticas e saberes da comunidade pesqueira pode favorecer um aprendizado desses conhecimentos? E como esses conhecimentos podem contribuir com a formação de novos discursos e práticas sustentáveis na comunidade e no ambiente escolar? Para este estudo fez-se uso da pesquisa descritiva de caráter qualitativo a fim conhecer os aspectos socioambientais presente na comunidade pesqueira, e a partir da desta investigação foi construído o produto educacional (cartilha didática digital) destacando os saberes dos pescadores sobre o ambiente explorado durante suas atividades, o qual foi utilizado como recurso para a estratégia traçada e aplicada com os alunos do 7º e 8º ano da escola São Miguel de Beja. A pesquisa está em consonância com as competências específicas do ensino fundamental, disposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A aplicação da cartilha educativa ocorreu por meio de uma sequência didática, na qual se utilizou da sala de aula invertida e a realização de uma atividade prática, a fim de desenvolver o processo de ensino aprendizagem na instituição de ensino. Então, os resultados alcançados mostram a existência de uma relação sustentável e de saberes socioambientais contidos na comunidade pesqueira, tornando possível a construção do produto educativo para trabalhar a educação socioambiental dentro dos ambientes educacionais. A cartilha edificada apresentou grande potencial educativo, por fazer uma relação entre o conhecimento popular de uma comunidade tradicional sustentável, com o conhecimento cientifico de ciências da natureza, favorecendo o processo de aprendizagem dos discentes, e contribuindo para formação de novos discursos e práticas sustentáveis no ambiente escolar, e posteriormente na sociedade, através do estimulo a criticidade sobre o ambiente em que está inserido e fomentando conceitos atitudinais, tornando-os sujeitos participativos. Este estudo representa um passo inicial para a formação de um sujeito socioambiental, com responsabilidade, capaz de analisar com criticidade aspectos sociais, ambientais, culturais e políticos.

5
  • MAYANNA IGREJA DOS SANTOS
  • PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANC): UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NA AMAZÔNIA PARAENSE

  • Orientador : ALCINDO DA SILVA MARTINS JUNIOR
  • Data: 13/04/2023
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  • O ensino de Botânica vem sendo marcado por inúmeros problemas, entre eles o desinteresse dos alunos pelo conteúdo. Percebe-se então que a educação básica necessita de atividades que promovam a aprendizagem significativa dos conhecimentos botânicos. A estratégia da Sequência Didática (SD) oportuniza atividades progressivas e organizadas em etapas que são contextualizadas e significativas, promovendo a efetivação dos conhecimentos e tornando o processo de ensino mais eficiente. Pensando nisso, este trabalho objetiva investigar as contribuições do uso de uma SD, utilizando metodologias ativas, tendo as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) como um recurso metodológico relevante para o ensino e a aprendizagem dos conceitos de Botânica, em aulas de Biologia do ensino médio. Para isso, foi produzida uma SD com a utilização de PANC, estruturada considerando os Três Momentos Pedagógicos (3MP). A SD aborda os conteúdos de anatomia e fisiologia vegetal, e conservação vegetal com ênfase na flora amazônica. Participaram da pesquisa estudantes de
    uma turma do 1º ano do ensino médio de uma escola pública localizada no município de Moju-PA. Os processos metodológicos desta pesquisa fundamentaram-se na abordagem qualitativa, do tipo exploratória e os procedimentos técnicos alicerçados na pesquisa-ação. Como recurso de coleta de dados, utilizou-se observação participante, diários de campo, mapas mentais e atividades realizadas pelos estudantes durante a aplicação da SD. A interpretação dos dados foi feita baseada na perspectiva da análise de conteúdo. Os resultados permitem constatar que os alunos apresentam dificuldades no estudo das plantas e a falta de afinidade entre elas é um fator essencial para desencadear este problema, que ocasiona outro maior ainda, a cegueira botânica. E, a realização uma sequência didática utilizando plantas alimentícias não convencionais em associação com as metodologias ativas são excelentes instrumentos para o ensino da Botânica pois promove a construção do conhecimento a partir da vivência e experiências dos educandos, oportunizando assim uma aprendizagem
    contextualizada e significativa. Como produto final desta pesquisa, elaborou-se um guia de orientações didáticas destinado a professoras e professores de Biologia do ensino médio, a fim de servir de apoio para o processo de ensino e aprendizagem sobre os conhecimentos botânicos. Considera-se este guia como um importante instrumento motivador para mitigar as dificuldades no ensino e aprendizagem de Botânica no ensino médio, especialmente na Amazônia paraense.

6
  • KAROLINA RIBEIRO DOS SANTOS
  • A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E A CONTEXTUALIZAÇÃO REGIONAL: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO PARÁ

  • Orientador : DANIELLE RODRIGUES MONTEIRO DA COSTA
  • Data: 26/04/2023
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  • Com o avanço da ciência ao longo do tempo é possível perceber a maior demanda no que se refere à busca por métodos inovadores dentro de sala de aula a fim de tornar o aprendizado mais interessante para quem ensina e para quem aprende, ou seja, para o professor e para o aluno. Assim, a ideia da prática docente no ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias com enfoque na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) considerando a Contextualização Regional pode auxiliar nos métodos investigativos que incentivam a autonomia na construção de conhecimentos, pontos de vistas diferentes, escolhas e avaliação de situações pelos professores, que objetivam estabelecer conexões ainda não conhecidas pelos estudantes, de modo a confrontá-los com novas descobertas e possibilidades. Desta forma, a constante busca por formações e metodologias construtivistas pelos docentes se intensificou no sentido de inserir nas aulas de Biologia, Física e Química formas de ensinar que sejam produtivas em sala de aula. Portanto, objetivamos nesta pesquisa investigar e avaliar os resultados de um Minicurso de Formação Continuada em Serviço elaborado, que considerou as etapas de aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas no ensino de Ciências da Natureza de modo contextualizado com a realidade da escola, em que os professores foram inseridos na prática e incentivados a utilizar a proposta em sala de aula ou para a produção de Cursos de Formação aos colegas de trabalho. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, considerando as etapas de aplicação da proposta, incluindo a pesquisa-ação que ocorreu com a estruturação e aplicação do Minicurso realizado em uma escola pública de Belém do Pará, com espaço para discussões, aplicação de atividades, apresentações personalizadas pelas pesquisadoras e avaliação do processo. A coleta de dados ocorreu por entrevistas que foram analisadas a partir da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016). Constatou-se que, mesmo diante dos desafios que surgiram no andamento e aplicação da pesquisa, o Minicurso gerou satisfação, reflexão, aperfeiçoamento profissional, autoavaliação docente, além de contribuir para novas perspectivas de aplicação da metodologia ABP na prática docente dentro da escola.

7
  • JOSIANE MARIA DE SOUZA CAVALCANTE
  •  

    FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA NÃO SEXISTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: ENFRENTAMENTOS E CONTRIBUIÇÕES

  • Orientador : JACIRENE VASCONCELOS DE ALBUQUERQUE
  • Data: 28/04/2023
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  • A desigualdade entre gêneros é um problema que faz parte da educação contemporânea e que requer atenção de todos(as) que lutam por uma educação de qualidade e inclusiva. Uma das maneiras de problematizar e abordar as desigualdades de gênero é por meio da educação não sexista. Porém, oferecer uma educação não sexista requer que alguns fatores sejam levados em consideração, dentre eles, a ausência ou carência de formação continuada que aborde as desigualdades de gênero na educação básica, pois, essa situação contribui para o entrave de discussão pelos(as) profissionais de educação em suas práticas pedagógicas. Desta forma, a formação continuada dos(as) professores(as) é vista como uma questão fundamental e indispensável no processo de viabilização da educação não sexista. Algumas iniciativas nacionais, federais, municipais, em especial, no Estado do Pará que visam reduzir a desigualdade e discriminação de gênero nas ciências e na sociedade, vem sendo tomadas. Desta maneira, esta pesquisa propõe um estudo sobre a formação continuada de professores(as) e a educação não sexista no ensino de Ciências. O estudo tem o objetivo de discutir em que termos um curso de formação continuada para professoras e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre práticas pedagógicas não sexista contribui para a igualdade entre gêneros no ensino de Ciências. Para isso, a pesquisa foi desenvolvida nos pressupostos qualitativos. O processo investigativo conta com pesquisa de campo, análise documental e bibliográfica, coleta de dados, por meio de entrevista semiestruturada realizada de forma online e individual com os(as) participantes da pesquisa. O tratamento dos dados coletados ocorreu mediante a técnica de análise de conteúdo. Os resultados levaram a proposta de elaboração e desenvolvendo de um curso de formação continuada no formato híbrido, denominado “Formação Continuada e Educação Não Sexista no Ensino de Ciências: construindo caminhos e saberes com e para professores(as) da Educação Básica”. As análises e discussões sobre o curso proporcionado as professoras e professores evidenciam que existiam carências formativas sobre gênero, ensino de ciências e educação não sexista, situação que dificulta a abordagem do tema pelos(a) professores (as) ao ministrarem suas aulas. Outros pontos evidenciados nas análises estão relacionados aos descontentamentos das famílias em relação a abordagem do tema nas atividades escolares, falta de apoio e participação da equipe gestora nas atividades relacionadas a igualdade de gênero. Contudo, os (as) professores (as) participantes gostariam de dispor de mais tempo para deter-se aos estudos sobre educação não sexista. Conclui-se que o curso formativo contribuiu para formação continuada dos(as) professores(as) numa perspectiva de educação não sexista, para a reflexão e o aprimoramento de práticas pedagógicas menos sexistas e com isso, mais includentes no ensino de ciências.

8
  • CARLA CAROLINE ROCHA SARMENTO
  • ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSERVAÇÃO DOS MANGUEZAIS EM PRIMAVERA, PARÁ: UMA CARTILHA BASEADA NA PROBLEMATIZAÇÃO DESENVOLVIDA NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Orientador : ALCINDO DA SILVA MARTINS JUNIOR
  • Data: 07/06/2023
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  • A problemática da relação homem natureza e os impactos ambientais ocasionados pela ação antrópica, demandam por ações educativas que fortaleçam os debates acerca da conservação dos ecossistemas de manguezais, de forma a favorecer a sustentabilidade desse ambiente e a subsistência das gerações futuras. O ensino de ciências baseado na resolução de problemas locais, comprometido com a questão da educação ambiental à serviço da sociedade e do bem estar comum expressa-se como um caráter transformador em direção de uma formação para cidadania rumo à construção de uma educação de qualidade na região Amazônica. Os ecossistemas de manguezais incluídos nas Áreas de Preservação Permanentes (APP) pelo Código Florestal, merecem especial respeito nas discussões ambientais em salas de aula do ensino fundamental, dado o seu papel ecológico na captura de carbono, na preservação e reprodução de inúmeras espécies aquáticas, além da contenção do solo e avanço das águas junto às terras imersas. Assim, a pesquisa-ação colaborativa, teve por objetivo contribuir de forma preventiva com a Educação Ambiental, de alunos do ensino fundamental na escola pública municipal de E.F. Manoel Antônio Leite, para a apropriação do conhecimento científico sobre a importância dos manguezais, sua fauna e flora local, utilizando como estratégia didático-pedagógica, uma cartilha baseada em problemas locais encontrados nestes ambientes. Longe de ser um trabalho conclusivo os resultados da pesquisa apontaram que os procedimentos metodológicos desenvolvidos junto ao produto educacional favoreceram o desenvolvimento da empatia pela causa ambiental dos manguezais pelos participantes da pesquisa, crianças do 5ºano/9, com uma significativa apropriação de conhecimentos da fauna e a flora local, assim como a ampliação das discussões das questões ambientais em contexto Amazônico. Desta forma, a intenção é, que ao usar este produto educacional, professores e alunos possam compreender a necessidade de valorizar, cuidar e conservar esses ecossistemas, junto às comunidades extrativistas locais no município de Primavera/PA.

9
  • SILVANA DE SOUSA PANTOJA
  • O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES NO MUNICÍPIO DE MUANÁ/PA- ARQUIPÉLAGO DO MARAJÓ

     

  • Orientador : DANIELLE RODRIGUES MONTEIRO DA COSTA
  • Data: 05/09/2023
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  • O ensino de Ciências é de grande relevância para o aprimoramento de conhecimentos, vivências e experiências que envolvem o meio ambiente, o desenvolvimento humano, transformações tecnológicas, que visam à melhoria da saúde, entre outros. Nesse contexto, o ensino de Ciências por investigação contribui para a aproximação entre os conhecimentos científicos e conhecimentos escolares. Desse modo os professores constroem e reconstroem seus conhecimentos com a utilização de suas experiências, seus percursos profissionais e formativos. Diante disso, o presente estudo possui o objetivo de investigar e refletir sobre a mobilização dos saberes docentes no ensino de ciências por investigação em escolas da rede municipal da cidade de Muaná-PA-Arquipélago do Marajó. Na busca desse objetivo, foi desenvolvida uma oficina para formação continuada, intitulada “O ensino por investigação com foco na Alfabetização Científica”, com professores de Ciências que atuam nos anos finais do ensino fundamental, por meio do Ensino de Ciências por investigação. A oficina, foi desenvolvida em quatro encontros em formato online, por meio da plataforma Google Meet, com a participação de quatro professores. A pesquisa teve natureza qualitativa, por meio de pesquisa-ação, a coleta de dados ocorreu com a aplicação de questionários semiestruturados de forma online e individual, sendo estes analisados através da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. Constatou-se por meio da concretização desta pesquisa, que apesar dos desafios encontrados, a proposta possibilitou o processo de construção de Sequências de Ensino Investigativas (SEIs), de modo que os professores utilizaram seus saberes docentes estabelecendo relação entre a atividade investigativa realizada e aspectos do cotidiano. Verificou-se também que alguns professores ainda estão focados no ensino tradicional, no entanto, refletiram sobre os conceitos sobre o ensino por investigação e alfabetização científica, de modo a questionar e discutir as temáticas trabalhadas em cada momento do estudo. Conclui-se que a oficina formativa contribuiu para o desenvolvimento de aulas de Ciências por meio do ensino por investigação, uma vez que possibilitou a construção de atividades investigativas baseada na autonomia, argumentação e criticidade, o que viabilizará aos alunos dispor de conceitos científicos na compreensão do mundo.

10
  • DEIVISON FERREIRA OLIVEIRA
  • APRENDIZAGEM BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DA TEMÁTICA “IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS POR AGROTÓXICOS”
  • Orientador : JOSE FERNANDO PEREIRA LEAL
  • Data: 21/09/2023
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  • O modelo tradicional de ensino promove uma visão fragmentada e reducionista, na maioria das escolas os conteúdos de Ciências no Ensino Fundamental, geralmente, são apresentados aos alunos sem relações com o contexto que eles estão inseridos, apresentando dificuldades para associar os conteúdos estudados com o seu cotidiano, por este motivo muitos desses alunos encontram-se desmotivados a estudar. Diante desse contexto pontua-se a necessidade de propor novas metodologias de ensino de forma contextualizada que envolvem e estimulam os alunos a serem protagonistas de sua aprendizagem. Desse modo, elaborou-se uma Intervenção Didática (ID) utilizando a metodologia Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), que possibilita o aluno ser protagonista e construir seu próprio conhecimento, diferentemente do que ocorre no ensino tradicional. A pesquisa objetivou investigar as possíveis contribuições da ABRP no processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais na Amazônia e na alfabetização científica de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, partindo do seguinte questionamento: como a metodologia ABRP, por meio da temática Impactos ambientais causados por agrotóxicos, pode contribuir com o ensino e aprendizagem de Ciências e com a promoção da Alfabetização Científica de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental?. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, configurada como uma pesquisa-ação. A intervenção foi desenvolvida seguindo as etapas da ABRP propostas por Vasconcelos e Almeida (2012), após a validação a priori por pares, a proposta foi aplicada a um grupo de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, da Escola Municipal Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição – Rio Ubá, localizada na zona rural do município de Moju-PA. A pesquisa utiliza como instrumento de coleta de dados questionários, diário de campo e a observação direta. Os dados da pesquisa foram analisados em três contextos: análise do perfil dos alunos; da metodologia ABRP e da alfabetização científica. Os resultados apontaram a eficácia da ABRP e suas potencialidades para o ensino de ciências em contexto amazônico, além disso, proporcionou um maior envolvimento e motivação dos alunos, de modo a incentivá-los a participar ativamente do processo de construção do seu conhecimento, a partir dos registros escritos dos alunos, identificou-se a presença dos indicadores da alfabetização científica, o que permite afirmar que a metodologia ABRP contribuiu para a alfabetização científica dos alunos. Com vistas a um Ensino de Ciências contextualizado e que promova a alfabetização científica no Ensino Fundamental, foi elaborado um Guia Didático constituído de aspectos teóricos e orientações didáticas quanto à metodologia ABRP no ensino de Ciências. Espera-se que o guia possa auxiliar os professores que desejam familiarizar-se com uma metodologia de ensino que ainda é incipiente na Educação Básica das escolas brasileiras.
2022
Dissertações
1
  • KLEBERSON ALMEIDA DE ALBUQUERQUE
  • Ensino de Ciências por Investigação e o desenvolvimento de Saberes Docentes na Amazônia

  • Orientador : DANIELLE RODRIGUES MONTEIRO DA COSTA
  • Data: 11/08/2022
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  • Tendo em vista a desigualdade na produção de conhecimentos escolares presentes nos livros didáticos, subsidiada na literatura atual e em minha experiência docente, propomos o Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) como fator de superação na dicotomia presente entre os que produzem e aqueles que mediam conhecimentos na e sobre a Amazônia, visto que, esta metodologia possibilita maior liberdade intelectual das pessoas envolvidas. Diante disto, também há a necessidade de se compreender como as práticas e saberes dos professores favorecem o ensino de ciências. Destarte, objetivamos nesta pesquisa investigar como os saberes docentes são mobilizados em uma atividade formativa com professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, por meio de uma oficina para formação continuada que subsidie o Ensino de Ciências por investigação e que leve em consideração o contexto amazônico, visando à mobilização de saberes docentes de forma intencional e reflexiva na Educação Básica. A pesquisa teve natureza qualitativa, pois deu maior consideração pelo processo do que somente pelos resultados, aconteceu por meio de pesquisa-ação, sendo realizada em uma oficina de EnCI em uma escola pública do município de Ananindeua. Rodas de conversa e entrevistas coletivas foram as ferramentas de coleta de dados, sendo estes analisados através da técnica de Análise de Conteúdo preconizada por Laurence Bardin, com base nos pressupostos teóricos do Saber docente desenvolvido por Maurice Tardif. Compreendemos a mobilização dos saberes docentes na construção de SEIs voltadas ao contexto amazônico. Percebemos que os livros didáticos ainda não levam em consideração a realidade da Amazônia, invisibilizando sua existência em toda a sua complexidade. Sendo assim, mesmo que o livro didático seja o principal instrumento utilizado pelos professores para a proposição dos conhecimentos escolares dentro de seus planejamentos, sabemos então, que ele possui limitações a questões locais e regionais. Neste sentido, a proposição do EnCI dentro do contexto amazônico, favorece a superação desta negligência regional. Visto que, assim tanto educadores, quando educandos podem partir de um processo investigativo que leva em consideração temas relevantes e significativos para ambos.

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  • ADRIANA MARIA QUEIROZ DA SILVA LIMA
  • Química Orgânica para alunos com deficiência visual: uma Estratégia de aprendizagem combinando uso de modelos 3D e audiodescrição.

  • Orientador : RONILSON FREITAS DE SOUZA
  • Data: 02/09/2022
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  • O ensino de Química apresenta seus conceitos baseados na visualização de representações e modelos para a compreensão de seus conteúdos, assim, a adaptação de materiais didáticos e o uso de diferentes estratégias de ensino são condições fundamentais para oportunizar a construção de conhecimentos pelos estudantes com deficiência visual. Entretanto, no ensino básico, há limitações na utilização de materiais didáticos adaptados. Neste sentido, buscou-se avaliar uma proposta didática que utiliza estruturas químicas 3D combinadas a audiodescrição, para aprendizagem dos conteúdos de Química Orgânica voltados a alunos com deficiência visual. A pesquisa está fundamentada na abordagem qualitativa, por meio da pesquisa-ação e como instrumentos de coleta de dados utilizou-se a observação sistemática e entrevistas semiestruturadas. A análise de dados se deu através da análise de conteúdo à luz da teoria de Laurence Bardin. Os resultados demonstraram o potencial da proposta didática em contribuir para o processo de ensino e aprendizagem relacionados à Química Orgânica favorecido através das trocas e interações com os materiais adaptados, possibilitando que os alunos com deficiência visual consigam compreender os conceitos envolvidos nas representações químicas. O produto Educacional (PE), elaborado a partir desta pesquisa, na sua versão preliminar foi avaliado por professores regentes da disciplina de Química e professoras do Atendimento Educacional Especializado por meio da técnica de grupo focal.  E após testagem e avaliação com os estudantes com deficiência visual participantes da pesquisa, foi produzido a versão final. Os resultados revelam que o PE atende o objetivo proposto e pode ser útil ao público para o qual se destina, pois avança na possibilidade de promover aulas de Química Orgânica mais inclusivas aos alunos com deficiência visual.

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  • THAYS MARIA DAS NEVES CALDEIRA
  • Formação de professores na Amazônia: práticas significativas no Ensino de Ciências da Natureza em Classes Multisseriadas

  • Orientador : JACIRENE VASCONCELOS DE ALBUQUERQUE
  • Data: 26/09/2022
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  • O Pará é o segundo maior Estado em dimensão territorial, e possui baixa densidade demográfica, levar educação à população paraense tem desafios ímpares, já que as comunidades estão dispersas nesta extensão. Neste cenário, organizar as classes em Multisséries tem sido uma alternativa viável para as escolas paraenses. No entanto, as discussões que abordam as demandas das Classes Multisseriadas ainda são secundarizadas na formação de professores(as). Assim, o presente estudo tem por objetivo organizar uma proposta de Formação Continuada de professores, sobre o Ensino de Ciências da Natureza, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa, em Classes Multisseriadas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental no município de Santa Bárbara do Pará. Para tanto, a pesquisa é de natureza qualitativa com apoio teórico na fenomenologia, pois entende-se que as visões sobre a Formação Continuada para o Ensino de Ciências em Classes Multisséries são sempre subjetivas, surgem a partir de um determinado ambiente, e são coerentes para o contexto que foram produzidas e que alimentam sua existência. A investigação está sendo desenvolvida mediante a pesquisa-ação. Para o tratamento e análise dos dados, a técnica de análise de conteúdo sobre as respostas dos professores ao questionário inicial, aplicado em formato online, visando coletar informações que sinalizem as necessidades formativas dos mesmos sobre a temática, para subsidiar a elaboração e oferta de um processo de Formação Continuada. Espera-se que esta Formação, estruturada a partir das demandas dos próprios professores(as), atenda às necessidades locais dos docentes do município, e que contribua para sua qualificação profissional.

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  • MAYARA FERREIRA COSTA
  • KIT DIDÁTICO GENETICBIO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM  DE GENÉTICA NA AMAZÔNIA

  • Orientador : SINAIDA MARIA VASCONCELOS
  • Data: 28/09/2022
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  • RESUMO

    COSTA, Mayara Ferreira. Kit didático Geneticbio: contribuições para o ensino de Genética na Amazônia a partir de uma abordagem CTSA. 2021. Número de Páginas 91f. Qualificação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia), Universidade do Estado do Pará, Belém, 2021.

     

    O ensino de Ciências na Amazônia se torna cada vez mais desafiador para os professores de Ciências, em especial o ensino de Genética, em decorrência das inovações tecnológicas, pelas transformações científicas e pela crescente disseminação das informações pelos meios de comunicação digital. Tornando necessária a formação de cidadãos críticos e comprometidos com as causas sociais dentro da perspectiva em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (CTSA). Este estudo apresenta o seguinte problema de pesquisa: De que maneira o desenvolvimento de um kit didático elaborado a partir de uma abordagem CTSA pode contribuir como estratégia didática inovadora para o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de Genética para alunos do ensino médio? E objetiva: Analisar as contribuições do desenvolvimento e aplicação do kit didático Geneticbio a partir da abordagem de temas relacionados à Genética, biotecnologia e biodiversidade amazônica na perspectiva CTSA em turmas do ensino médio. Este estudo será qualitativo, com abordagem na pesquisa ação. A coleta de dados dar-se-á através da aplicação do Kit didático Geneticbio, contendo: material impresso (texto base) para duas aulas com a produção de mapas conceituais e texto informativo, podcasts, um jogo didático, que conterá a representação dos recursos naturais através dos bonecos feitos a partir da palmeira de miriti (Mauritia flexuosa L.f) e uma atividade de reflexão e discussão (situações problemas). Será realizada uma observação sistemática levando em consideração indicadores e os pilares da abordagem CTSA, como: a relevância social, atitude crítico-cidadã e o potencial transformador, por meio de anotações e descrições no Diário de Campo, filmagens, gravações de relatos e fotos dos momentos com os alunos. A análise das informações qualitativas será baseada em Análise de Conteúdos (AC). Nota-se alta receptividade e motivação dos alunos na aplicabilidade do kit, propiciando a compreensão e diálogos de conteúdos de Genética no ensino Biologia na Amazônia e uma mudança de atitudes e de conceitos quanto aos conhecimentos de Biodiversidade e Genética, apontados nas atividades desenvolvidas, promovendo a sensibilização ambiental através da utilização de recursos da floresta e as questões Genéticas na Amazônia em uma perspectiva CTSA. Assim, o produto educacional Kit didático Geneticbio revela potencial para a abordagem de temáticas em Genética na Amazônia em uma sequência que problematize e contextualize o cotidiano, e que permita o desenvolvimento de práticas diversificadas que contemplem a participação de todos os alunos e a reflexão crítica acerca de ciência, tecnologia sociedade e ambiente, e se contrapõe ao ensino tradicional e memorístico em sala de aula e provoca os alunos à leitura e ao pensar sobre as questões científicas e ambientais no seu próprio contexto.

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  • RUTH HELEM DIAS DE VILHENA
  • UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL A PARTIR DA COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS ORGÂNICOS

  • Orientador : PRISCYLA CRISTINNY SANTIAGO DA LUZ
  • Data: 28/09/2022
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  • Estratégias educativas que despertem o interesse e a participação dos alunos são instrumentos essenciais para torná-los protagonistas de sua aprendizagem e atores multiplicadores de atitudes adequadas sobre as questões ambientais. Nesse entendimento, elaborou-se uma Sequência Didática (SD) como estratégia educativa a fim de compreender: Quais aprendizagens conceituais, procedimentais e atitudinais são evidenciadas entre os estudantes do 5º ano, nas aulas de ciências a partir de uma SD com o tema “compostagem de resíduos sólidos orgânicos”? Diante desse contexto, este estudo tem por objetivo principal de desenvolver uma SD sobre a temática “compostagem de resíduos sólidos orgânicos” que fomente aprendizagens conceituais, procedimentais e atitudinais sobre as questões socioambientais. A metodologia deste estudo está baseada em uma pesquisa-ação de cunho qualitativo. O público-alvo da pesquisa foram alunos dos anos iniciais de uma turma de 21 alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rosa, no município de Moju/ Pará. A SD está estruturada em três etapas, contendo sete aulas, com base na proposta de conceitos de aprendizagem de SD Zabala e Arnau (2010). A pesquisa utiliza como instrumento coleta de dados ficha e questionários e cadernos de observação dos alunos. Os dados qualitativos levantados passaram por análise de conteúdo, em que emergiram categorias que levaram as discussões dos resultados. Esta pesquisa apontou contribuições na aprendizagem conceitual, procedimental e atitudinal dos estudantes, possibilitando novas compreensões e atitudes sobre a compostagem de resíduos orgânicos, assim como a formação de alunos multiplicadores de ideias e de práticas educativas, as quais instigaram o repensar de ações, atitudes e de consumo sobre as questões socioambientais. Como produto educativo esta pesquisa traz um guia de orientação didática sobre a compostagem de resíduos orgânicos com a finalidade de orientar e incentivar professores a aplicar SD, sobre temas socioambientais, visando a construção de novas relações ambientais, sociais e científicas voltadas ao ensino de Ciências. Buscou-se assim, possibilitar que propostas educativas dessa natureza sejam contínuas e eficazes na consolidação de um ensino de ciências transformador.

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  • VANJA VAGO DE VILHENA
  • AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: PROCESSO FORMATIVO USANDO AS TECNOLOGIAS PARA APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO NO CONTEXTO AMAZÔNICO


  • Orientador : LUELY OLIVEIRA DA SILVA
  • Data: 29/09/2022
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  • A integração das tecnologias no ensino de ciências desafiou o professor a pensar e discutir o uso das TDICs na sala de aula, o que requer um planejamento de como usá-las no processo ensino-aprendizagem e aqui se buscou uma aprendizagem significativa. O presente estudo teve como objetivo analisar os limites e possibilidades de um processo de formação continuada com base na Tecnologia Digital de Informação e Comunicação orientada pelos fundamentos da Teoria da Aprendizagem Significativa para professores de ciências dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Para tanto, ressalta-se a importância da formação continuada sobre as tecnologias digitais de informação e comunicação na prática pedagógica do professor de ciências. A metodologia da pesquisa consistiu em uma abordagem qualitativa, por meio da pesquisa-ação, foi realizada em cinco (5) etapas: Diagnose; Planejamento; Formação; Avaliação e Validação do processo formativo. Para análise dos dados aplicou-se a técnica de Análise Textual Discursiva – ATD. Os resultados da pesquisa mostraram que os professores necessitam se apropriarem das TDICs, como recurso educacional digital em suas práticas pedagógicas, assim como de formações continuadas que os levem a um processo formativo significativo, crítico, criativo e reflexivo, e que integrem essas tecnologias em suas aprendizagens e conhecimentos. O processo formativo vivenciado ao longo dessa pesquisa permitiu a organização do produto educacional intitulado:  Processo formativo: tecnologias digitais de informação e comunicação para práticas pedagógicas de professores de ciências no contexto amazônico. Portanto, acredita-se que esse processo formativo apresentou significados aos professores, porque vislumbrou-se a integração das TDICs à sua formação como cidadãos autônomos, criativos e inseridos no mundo digital, assim contribuiu-se significativamente para seu aperfeiçoamento profissional.


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  • PALOMA BARBOZA DOS SANTOS
  • O uso de Metodologias ativas no ensino-aprendizagem de Ciências: uma proposta de sequência didática sobre reprodução humana em contexto Amazônico Marajoara.


  • Orientador : ALCINDO DA SILVA MARTINS JUNIOR
  • Data: 30/09/2022
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  • A utilização de metodologias que atraem a atenção dos alunos e facilitem seu aprendizado são um dos principais desafios que os docentes da Educação Básica vivenciam atualmente. Não é mais, sequer, razoável apostar na prática docente tradicional quando se tem disponíveis ferramentas e novas e efetivas formas de ensinar. Sendo assim, visualiza-se que entre os temas abordados no ensino de ciências está a reprodução humana, um conteúdo controverso em virtude da sua importância e da polêmica que é tratá-lo de forma coerente, sobretudo em uma região com altos índices de gravidez precoce e histórico recorrente de abusos sexuais infantis. Esta pesquisa tem por objetivo avaliar a contribuição de uma sequência didática (SD) para o ensino de Reprodução Humana em aulas de Ciências do Ensino Fundamental, elaborada, a partir do uso metodologias ativas. O estudo tem como procedimento técnico uma pesquisa-ação, que foi realizada por meio da execução de uma Sequência Didática (SD) com alunos do 8º ano do ensino fundamental em uma escola pública do Município de Soure – PA. Por conta do contexto de pandemia e de isolamento social o desenvolvimento da SD ocorreu de forma híbrida, no momento não presencial utilizando o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp e no momento presencial em sala de aula nas dependências da escola sítio. Como recurso para coleta de dados, a presente pesquisa valeu-se da observação participante, dos materiais produzidos pelos alunos durante a SD e do uso do diário de campo. Dessa forma, para a análise dos dados do diário de campo e da observação participante, optou-se pela utilização de um enfoque descritivo e interpretativo, enquanto que, o material produzido pelos alunos durante a SD utilizou a técnica Análise de Conteúdo. Constatou-se que, apesar dos desafios enfrentados a sequência didática aplicada contribuiu de maneira satisfatória com a aprendizagem de conceitos de Reprodução Humana, uma vez que, os estudantes refletiram sobre tais conceitos, compreenderam, questionaram e discutiram os conteúdos trabalhados em cada etapa do estudo.

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  • PEDRO TIAGO PEREIRA LEITE
  • SABERES E PRÁTICAS REVELADAS PELOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVANA REGIÃO AMAZÔNICA MARANHENSE

  • Orientador : INES TREVISAN
  • Data: 04/10/2022
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  • A pesquisa envolve saberes de professores de ciências de escolas públicas de ensino fundamental na região amazônica maranhense, elucidados num processo formativo. Tem como objetivo desenvolver estudos de formação continuada reflexiva, de caráter colaborativo com docentes de ciências dos anos finais do ensino fundamental de escolas públicas. Logo, busca-se responder à seguinte questão: que configurações apresenta o processo formativo colaborativo pautado na capacidade de refletir práticas educativas voltada aos saberes docentes quando se trabalha com ensino de ciência na Amazônia maranhense? Metodologicamente, optou-se pela pesquisa exploratória interpretativa e qualitativa de natureza colaborativa, envolvendo os professores como participantes desse processo, a partir da aplicação de um questionário contendo perguntas abertas e fechadas, respondidas pelos colaboradores que atuam nos anos finais na rede municipal de Imperatriz-MA, levantou-se os conhecimentos prévios, perfil dos participantes e as necessidades do grupo colaborativo para a construção de um curso de formação continuada a eles ofertado. O percurso metodológico se deu em ciclos de reflexões, via remoto, um espaço constituído onde os professores conversam, escutam e refletem colaborando com opiniões sobre temas determinados. Esses ciclos são constituídos de 10 etapas.  Os dados preliminares são advindos dos ciclos reflexivos (diálogos mantidos nos fóruns virtuais) e passam pela Análise de Conteúdo. Nesse processo formativo evidencia-se inicialmente que no desenvolver da teoria e da prática as discussões entre pares, reflexões, aprendizados sobre os saberes emergidos do exercício docente e produção de conhecimentos são construídos no contexto de sua ocorrência e na relação com o conhecimento. As possíveis considerações neste trabalho de formação de professores e de saberes e práticas reflexivas trazem evidências empíricas e indícios ainda inconclusivos, pois o processo formativo se encontra em andamento. O produto educacional se configurará num e-book envolvendo o processo formativo. Portanto, ás seções encontram-se em construção.

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  • MARIA FABIANA SOUSA ROSA
  • APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA POR MEIO DO ESTUDO DA QUALIDADE DA ÁGUA

  • Orientador : RONILSON FREITAS DE SOUZA
  • Data: 15/12/2022
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  • O ensino de Ciências, ao ser realizado de forma teórica e expositiva, geralmente não consegue despertar o interesse e motivação dos alunos, tornando-se um processo pouco eficiente. Portanto, é de suma importância que os educadores conheçam e façam uso de estratégias de ensino que estimulem o interesse e a aprendizagem dos estudantes. Desta forma, este trabalho apresenta uma proposta didática baseada na metodologia de projetos para favorecer o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de ciências naturais relacionados à potabilidade da água para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, cuja eficiência foi analisada por meio da realização de um estudo de caso de natureza quali-quantitativa. Os instrumentos de coleta de dados foram: a observação participante, questionários, entrevistas semiestruturadas e interpretação de relatórios produzidos pelos alunos. A proposta pedagógica foi implementada inicialmente por meio de um estudo piloto grupo A (6 alunos) e posteriormente aplicado a uma turma B (23 alunos), percebeu-se que os estudantes pouco relacionam conteúdos de ciências naturais com o seu cotidiano, apresentando dificuldades de compreensão de conceitos e desinteresse durante as aulas. Durante a participação na proposta didática “potabilidade da água na sua comunidade” foi possível perceber maior engajamento durante as aulas e aquisição de conceitos sobre temperatura, cor, substâncias e misturas, elementos químicos, doenças relacionadas à ingestão de água não potável. Além disso, a apresentação dos trabalhos em forma de seminários deu oportunidades para desenvolvimento de habilidades de desenvoltura para falar em público e aprimoramento de relações interpessoais. Outras evidências de que sequência a didática proposta favoreceu a aprendizagem dos componentes do grupo analisado – permitindo que os educandos construíssem conhecimentos cientificamente apropriados, dentro dos seus limites e possibilidades e conseguissem utilizar tais conhecimentos para além dos muros da escola – são apresentadas. O produto Educacional (PE), elaborado a partir desta pesquisa, do tipo material didático, com o objetivo de contribuir para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem de Ciências Naturais por meio da elaboração e aplicação de uma intervenção pedagógica fundamentada na Aprendizagem Baseada em Projetos com os pressupostos Freireanos. As etapas para concepção do PE foram: busca por referenciais teóricos; pesquisa exploratória; prototipação; testagem em ambiente de sala de aula; revisão para uma nova versão do material educativo; validação por painel de especialistas; e versão final. Durante a aplicação do PE em ambiente real de sala de aula, observou-se que houve cooperação, motivação, além de desenvolvimento de competências como diálogo em equipes, negociação e defesa de ideias. Ressalta-se também que ocorreu aquisição de conhecimento quando se comparou os resultados do pré e pós-teste. Na validação do PE houve concordância mínima de 90% nos itens referentes aos eixos: estética e organização; capítulos; estilo de escrita; conteúdo; criticidade e criatividade apresentados no material educativo do PE.

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  • ANA PAULA ARAUJO SILVA DOS SANTOS
  • UM PROCESSO FORMATIVO COLABORATIVO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA AMAZÕNIA: TECENDO DIÁLOGOS SOB ASPECTOS SOCIOCULTURAIS E EMOCIONAIS PARA UMA BOA DOCÊNCIA

  • Orientador : BIANCA VENTURIERI
  • Data: 16/12/2022
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  • Dialogar sobre a educação e o ensino de Ciências nos dias atuais tem demandando cada vez mais de um caráter orgânico e significativo no cotidiano da prática docente, validando a plenitude das necessidades formativas educacionais sobre os trilhos da inclusão do cenário socioeducativo atual e à vista de uma aprendizagem crítica e reflexiva ao real propósito do educar em Ciências. Nessa perspectiva, este trabalho busca propor um processo de formação colaborativa de professores de Ciências da Natureza (Biologia, Física, Química e/ou afins), atuantes no Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, da Região Metropolitana de Belém, cuja temática considera os aspectos socioemocionais e culturais do ensino de Ciências no cenário amazônico paraense. Para tanto, a pesquisa insere-se em uma abordagem de estudo qualitativo, seguindo um contorno exploratório a partir do modelo de pesquisa em contexto colaborativo. A coleta de dados, por sua vez, dá-se a partir dos momentos e etapas do desenvolvimento do processo formativo, cujo início de investigação e estruturação foram definidos no Estágio Supervisionado I e as aplicações dos ciclos formativos no Centro de Ciências e Planetário do Pará, através da observação participante, questionários e entrevistas em grupo focal, encontros virtuais e gravações em áudio e vídeo dos professores participantes. Para a análise de dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo, destacando unidades de significação pertinentes à temática. Com a análise da trajetória do grupo de professores participantes até o presente momento da pesquisa, apesar de desafios no início do processo na incessante busca de professores, pode-se afirmar que é legítimo o engajamento e desenvolvimento progressivo daqueles que foram sensibilizados com a verdade da pesquisa e assumiram o fiel compromisso em suas participações ativas. A partir de trocas, partilhas e experiências dos professores participantes, os ciclos formativos têm se deleitado em um processo crescente de horizontalização das relações, das formas de colaboração e das habilidades socioemocionais entre os docentes e pesquisadores, sem níveis de hierarquização de conhecimentos, propiciando um movimento dinâmico de reflexão crítica sobre as práticas, bem como  um uma mudança do papel do professor de transmissor de uma “ensinagem” do conhecimento para um mediador das relações humanas do processo de aprendizagem, sendo estes atores e autores no cotidiano de suas práticas, fortalecendo-as com a comunidade de educadores e promovendo o seu desenvolvimento profissional docente orgânico e contínuo.

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