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Dissertações |
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ANA CLAUDIA DA CUNHA MIRANDA
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A LUDICIDADE E O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS COM BAIXA VISÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA VILA MAIAUATÁ/PA: UM GUIA DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ASTROBIOLOGIA NA AMAZÔNIA
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Orientador : LUCIANA DE NAZARE FARIAS
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Data: 17/01/2024
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MIRANDA, Ana Cláudia da Cunha. A Ludicidade e o Ensino de Ciências para alunos com baixa visão do Ensino Fundamental na Vila Maiauatá/PA: Um Guia Didático para o Ensino de Astrobiologia na Amazônia. 2023. Número de Páginas 107 f. Qualificação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia), Universidade do Estado do Pará, Belém, 2023.
A Astrobiologia é um campo da ciência que estuda a origem, a evolução e a distribuição da vida. Neste sentido, este estudo tem como finalidade proporcionar o processo de ensino-aprendizagem em Ciências da Natureza de maneira inclusiva, contextualizada com abordagem interdisciplinar aos alunos com baixa visão, do 8ºano da EMEF Araci Corrêa Santa Maria, localizada na Vila Maiauatá, zona rural do Município de Igarapé-Miri/PA. Alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no eixo temático Terra e Universo, propõe-se a realização de uma Sequência Didática (SD) com viés interdisciplinar. Utilizamos a ludicidade enquanto estratégia didático-metodológica a partir de materiais concretos que buscaram possibilitar a aprendizagem significativa da Astrobiologia. Assim sendo, possibilitou a formação de opiniões, bem como o senso crítico, reflexivo sobre a Astrobiologia e suas respectivas relações ao contexto amazônico ribeirinho do Baixo Tocantins. A base Epistemológica deste estudo está ancorada em Boaventura de Sousa Santos, que valoriza o saber empírico e ressignifica o saber científico. Pauta-se em uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada, tendo como abordagem de Pesquisa-Ação. Como instrumento para coleta de dados, foram aplicadas duas entrevistas semiestruturadas com perguntas abertas. A primeira foi aplicada antes das atividades desenvolvidas, no intuito de obter o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos. A segunda, após o desenvolvimento da SD, como forma de observar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Além da entrevista, utilizamos gravações de imagem e som de voz, desenhos e pinturas. O estudo tem como fenômeno investigativo a Pesquisa Narrativa, sendo possível analisar o processo experiencial que os estudantes tiveram ao longo da SD. Propõe-se como Produto Educacional um Guia Didático Inclusivo: Estratégias didático-metodológicas para o ensino de Astrobiologia na Amazônia, que visa sugerir aos professores de ciências e alunos da educação básica atividades voltadas para ensino de ciências no que se refere à Astrobiologia na perspectiva inclusiva. Os dados foram satisfatórios, uma vez que a ludicidade permitiu aproximar os conceitos acerca da Astrobiologia de forma prazerosa, contextualizada, inclusiva e interdisciplinar, assim como a aprendizagem significativa, propiciando um processo formativo experiencial enriquecedor, humano, respeitoso que valoriza os saberes culturais e associa aos conceitos científicos.
Palavras-chave: Educação em Ciências. Produto Educacional. Educação Especial. Vida no universo. Lúdico.
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ANA PAULA SILVA DA CUNHA ROCHA
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PRÁTICAS DE AGRICULTURA E O ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA FREIREANA ARTICULADA A ABORDAGEM CTS
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Orientador : LUCICLEIA PEREIRA DA SILVA
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Data: 19/01/2024
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Os educandos que residem em áreas rurais e estudam em escolas urbanas, apresentam baixa aprendizagem e interesse pelos estudos, acreditamos que as disparidades entre os dois ambientes seja a causa consequência de tal cenário, isso tem gerado crescente desinteresse dos educandos pelas práticas educacionais desenvolvidas nas escolas. Todavia, na perspectiva da formação de uma sociedade crítica, que seja capaz de tomar decisões que impliquem em transformar a realidade na qual está inserida, se faz necessário a compreensão e emprego consciente de conhecimentos científicos e tecnológicos. Neste contexto, surge o presente trabalho com o objetivo geral de desenvolver uma Sequência Didática (SD) fundamentada na pedagogia Freireana articulada com a abordagem CTS, cujo tema gerador será “Agricultura” para contextualização da prática local e construção de conhecimentos químicos que auxiliem na compreensão da linguagem científica e leitura coerente do mundo pelos educandos. A SD foi estruturada nos moldes dos Três Momentos Pedagógicos (3MPs) e aplicada com uma turma da disciplina eletiva II a qual participam educandos que residem nos espaços urbano e rural. A partir do tema foram abordados conteúdos de química relacionando aspectos científicos, históricos, econômicos, ambientais e sociais, tendo como ambiente temático a horta existente na comunidade rural Vila Café, na qual alguns participantes residem. Este estudo foi realizado na forma de uma investigação-ação, abordagem de caráter qualitativo que permite a condução de um processo de ação e reflexão sobre a própria prática. Para construção e coleta de dados, aplicamos aos participantes instrumentos, como questionários socioeconômicos e de conhecimentos prévios, registros de fotografia, atividades práticas de observação e construção de artefatos de forma coletiva e questionário final.. Para sistematização dos resultados, o material textual obtido foi processado no software IRAMUTEQ e interpretado com aporte da Análise de Conteúdo (AC). Ao final da aplicação deste estudo, elaboramos como produto educacional um material didático/instrucional na forma de SD que pode ser utilizada por professores de química, atuantes no contexto urbano e/ou rural, que almejam contextualizar sua prática docente, favorecendo a aprendizagem dos educandos e a capacidade de analisar com criticidade aspectos científicos e tecnológicos que interferem nas relações sociais.
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IVANA THARINY DE LIMA LEAL
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OFICINAS EDUCATIVAS COMO MODELOS DIDÁTICOS DE MIRITI VOLTADOS ÀS APRENDIZAGENS EM ECOLOGIA E TEMAS AMBIENTAIS
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Orientador : PRISCYLA CRISTINNY SANTIAGO DA LUZ
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Data: 22/01/2024
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Essa investigação objetivou desenvolver, a partir de metodologias ativas, oficinas educativas usando o recurso do miriti, a fim de produzir modelos didáticos voltados a aprendizagens essenciais da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias, das temáticas: vida e evolução e terra e universo com enfoque para aos conhecimentos de Ecologia e os temas ambientais atuais. Esse estudo parte dos questionamentos: Quais as aprendizagens essenciais poderão ser viabilizadas a partir da realização de oficinas de produção de modelos didáticos de miriti para conhecimentos de Ecologia e meio ambiente? E quais valores e atitudes essas oficinas podem proporcionar acerca da criticidade, valorização do patrimônio cultural e socioambiental presente no contexto local? Assim, foram aplicados questionários de sondagem com 5 docentes de ciências e 24 alunos da turma do 2º/3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública de Abaetetuba-PA. Posteriormente, foram realizadas quatro oficinas educativas pautadas na cultura Maker, a fim de fomentar as aprendizagens essenciais relativas aos conteúdos de Ecologia e meio ambiente. As oficinas ocorreram em 43 tempos de 45 minutos, por meio de leituras, resolução de problemáticas, manipulação e construção de artefatos de miriti. Ao fim das ações, aconteceram entrevistas individuais juntamente com os estudantes buscando compreender o nível de aprendizagem biológica consolidada por eles durante o estudo, assim como um questionário pós- ações educativas para a docente titular da turma que acompanhou todo o processo. Para coleta de dados foram utilizados: um diário de bordo e gravador. Para sistematização dos dados obtidos optou-se pela análise de conteúdo com a criação de categorias a posteriori: 1) Conhecendo a prática educativa dos docentes de ciências; 2) Entendimento dos discentes sobre Ecologia e 3) Ciclo de Oficinas de produção de modelos didáticos de miriti: construindo aprendizagens conceituais a partir dos níveis de aprendizagem biológica de Krasilchik (2019) e 4) Aprendizagens essenciais desenvolvidas durante as oficinas, que foram discutidas a luz dos referenciais teóricos levantados nesse estudo. Já as concepções socioambientais 5) Relação natureza e sociedade 6) Relação ambiente e patrimônio e 7) Relação ambiente e cidadania foram discutidas conforme os pilares epistemológicos da Educação socioambiental. Notaram-se nas oficinas que os discentes foram estimulados e ocorreu a construção de conhecimentos conceituais sobre Ecologia, em que se destacam as relações estabelecidas entre ecossistemas aquáticos, terrestres, relações ecológicas, cadeias e teias alimentares, além da aprendizagem essenciais como criatividade, desenvolvida por meio das técnicas de manuseio e beneficiamento da palmeira do miriti assim como, o comprometimento com valores de sustentabilidade e sociedade pluralista e a valorização da cultura local. Ao final da pesquisa, foi criado um guia didático direcionado para professores da Educação Básica, com todas as etapas de aplicabilidade das oficinas educativas, visando contribuir com o desenvolvimento de práticas diferenciadas do tradicionalismo no contexto educacional, mostrando abordagens metodológicas que os discentes sejam protagonistas do seu processo de ensino e aprendizagem, formando cidadãos críticos e valorizadores das especificidades locais.
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MARINA DEISEDELY DAMASCENO DOS SANTOS OLIVEIRA
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Formação de Professores no Contexto Amazônico: Uma Perspectiva Colaborativa no Ensino de Astronomia para Alunos com Deficiência Visual
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Orientador : BIANCA VENTURIERI
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Data: 25/01/2024
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O presente estudo, tem por objetivo elaborar uma proposta de Formação Continuada de professores, sobre o Ensino de Astronomia para alunos com Deficiência Visual (DV), fundamentada na perspectiva colaborativa com professores do município de Belém-Pa e região metropolitana. A pesquisa ação orienta o percurso metodológico do estudo, organizada em cinco fases: 1. Diagnóstico; 2. Planejamento da ação; 3. Execução da ação; 4. Avaliação da ação; 5. Identificação da aprendizagem. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de um questionário aberto, aplicado no formato online destinado aos (as) professores colaboradores da pesquisa. A aplicação do instrumento ocorreu em dois momentos. No primeiro momento, com o intuito de levantar informações que revelassem o perfil acadêmico/profissional dos professores e suas necessidades formativas para o Ensino de Ciências e, no segundo momento, a escuta sobre o processo formativo vivenciado. O desenvolvimento da pesquisa resultará no Produto Educacional (P.E) “Curso de Formação Continuada em Astronomia para Deficientes Visuais”, que se configura em uma proposta de formação destinada a professores que ensinam ciências na Educação Básica, sejam licenciados em Ciências Naturais (Química, Física, Biologia), Pedagogos ou professores de séries iniciais. O processo formativo será realizado no Centro de Ciências e Planetário do Pará e será híbrido, sua finalização se consolidará com um ambiente dialógico e de construções coletivas para novas propostas pedagógicas os professores serão avaliados através dos artefatos construídos e elaboração de uma mini sequência didática inclusiva a ser desenvolvida para os alunos com deficiência visual, onde todos os participantes agem de modo cooperativo no desenvolvimento de melhorias e inovações sobre suas práticas sociais. É esperado ao final do processo formativo que os professores participantes tenham autonomia para desenvolver atividades inclusivas, e contribuam para o desenvolvimento da produção científica como educadores ativos, críticos e reflexivos no cenário inclusivo para a Educação em Ciências.
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RONALDO DOS SANTOS LEONEL
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Formação de Professores(as) da Educação do Campo no Contexto da Amazônia Paraense: Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas no Ensino de Ciências Naturais
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Orientador : JACIRENE VASCONCELOS DE ALBUQUERQUE
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Data: 02/02/2024
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As temáticas de formação continuada de professores/as do campo, das metodologias ativas e das tecnologias digitas possibilitam discussões críticas sobre as formas hegemônicas de pensar e fazer a educação, tornando-se um espaço privilegiado para experimentações pedagógicas para o ensino de ciências em contextos amazônicos, além de problematizar seu alcance em relação a melhoria da aprendizagem e das redes de comunicação que fortalecem o ensino e a formação básica das comunidades campesinas. As metodologias ativas e o uso das tecnologias digitais no contexto da Educação do Campo constituem uma alternativa aos métodos tradicionais caracterizados pelo ensino bancário que tem o/a professor/a como personagem principal no centro do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, investigar esse contexto levou ao percurso metodológico de uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva e do tipo pesquisa-ação que apresenta como objetivo uma análise sobre as contribuições de uma proposta de formação continuada para os/as professores/as com base no uso das tecnologias digitais e na metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problema-ABP para o ensino de ciências naturais na escola do campo, no contexto da Amazônia Paraense, e suas percepções sobre essas ferramentas metodológicas nas suas práticas docentes. Os participando da pesquisa foram três professores/as de ciências naturais (Licenciados em Biologia e Educação do Campo com Habilitação em Ciências Natureza e Matemática). Os dados foram coletados mediante aplicação de entrevistas e questionários para os/as participantes da pesquisa, professores/as da Escola Municipal Sol Nascente, localizada no Assentamento Rural PA/ASSURINI em Altamira, no Estado do Pará, coleta de documentos específicos como planos de ensino e planos de aulas elaborados pelos/as professores/as, matriz curricular, além de observação participante em relação ao desenvolvimento do planejamento do dia a dia em aula. Para interpretados dos dados desta pesquisa a Análise Textual Discursiva-ATD. Os resultados e discussões alcançados por meio do desenvolvimento de um Processo Educacional-PE, intitulado Curso de Formação Continuada de Professores/as da Educação do Campo no Contexto da Amazônia Paraense: Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas no Ensino de Ciências Naturais evidenciaram que essas estratégias, em especial a Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) contribuem para qualificação de professores/as, potencializando o ensino para alunos/as da escola do campo. Além disso, promoveu o uso inovador de tecnologias digitais, criou uma rede de colaboração entre os/as educadores/as, considerando as peculiaridades locais e culturais da Amazônia Paraense, garantindo uma educação mais contextualizada e relevante, conectada à realidade dos alunos/as e fortalecendo a qualidade do ensino de ciências naturais na região. Ao final da pesquisa conclui-se que a formação continuada desenvolvida se mostrou proveitosa aos professores/as, possibilitando a integração das Tecnologias Digitais, e da Metodologia Ativa Aprendizagem Baseada em Problema à sua formação e, assim, contribuindo para sua qualificação profissional.
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RODRIGO ALMEIDA PACHECO
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Processo Formativo para Professores(as) de Química na perspectiva da Transposição Didática na Amazônia Paraense.
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Orientador : LUELY OLIVEIRA DA SILVA
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Data: 27/02/2024
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A pesquisa partiu da problemática sobre quais contribuições que um processo formativo na perspectiva da Transposição Didática pode favorecer para a prática docente e para o desenvolvimento profissional de professores de química que atuam na Amazônia paraense, especialmente na cidade de Cametá-Pa. Dessa forma, o objetivo geral do estudo foi elaborar de maneira colaborativa e dialógica uma formação na perspectiva da Transposição Didática para auxiliar os professores de química em sua prática docente, contribuindo em seu desenvolvimento profissional na Escola Estadual de Ensino Médio de Tempo Integral Abraão Simão Jatene, e como objetivos específicos investigar os conhecimentos que os professores de química apresentam sobre transposição didática no momento de desenvolvimento da pesquisa; Investigar como ocorre o processo de Transposição Didática na disciplina de química; Elaborar e validar um curso de formação continuada com base na transposição didática para o ensino e a aprendizagem em química. Todo o processo citado foi norteado metodologicamente por uma pesquisa qualitativa do tipo Pesquisa-Ação, que contou com a aplicação de entrevistas semiestruturadas que foram aplicadas em momentos pontuais da formação com os professores, a saber: no diagnóstico inicial e ao final da formação. Toda a investigação gerou um Produto Educacional que tem como título “A Docência na Amazônia Paraense: um curso sobre a Transposição Didática na Formação continuada do Professor de Química” que se trata de um processo formativo, tendo sua materialidade em um livro digital. As análises das informações coletadas foram realizadas por meio da Análise Textual Discursiva – ATD e os resultados apontaram um cenário carente na oferta de formações continuadas para os professores de química, que anseiam por momentos formativos de aprimoramento e desenvolvimento profissional, que sabem da importância dessas experiências para sua carreira docente, mas que são reféns de um cenário que os impossibilita de realizar tal formações, os docentes entrevistados também nunca ouviram falar sobre Transposição Didática e revelaram ter refletido poucas vezes sobre seu desenvolvimento profissional. Conclui-se que a oferta de formações continuadas pode resgatar o encantamento dos professores e contribuir em seu desenvolvimento profissional, favorecendo a reflexão da sua própria prática e mudança de postura caso seja necessário, o processo formativo ainda gerou três planejamentos de aulas seguindo os princípios da transposição didática.
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TAYNNA NAYARA BARREIROS ARRAIS
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EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA AMAZÔNIA: articulando STEAM e ensino por investigação na trajetória docente
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Orientador : FREDERICO DA SILVA BICALHO
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Data: 29/02/2024
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ARRAIS, Taynná Nayara Barreiros. Educação Científica na Amazônia: articulando STEAM e ensino por investigação na trajetória docente. 2023. 99 f. (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia), Universidade do Estado do Pará, Belém, 2023.
Estudos e reflexões sobre as tendências atuais no ensino de ciências da natureza mostram a importância de incorporar, na prática docente, atividades com uma abordagem investigativa e interdisciplinar e que permitam aos educandos compreenderem e aplicarem conceitos e fenômenos científicos. Portanto, destacamos a importância de se discutir sobre a formação continuada e os saberes mobilizadores tornaram-se um assunto recorrente no âmbito da pesquisa, uma vez que o professor interage de forma direta com seus alunos, requerendo destes profissionais uma ação inovadora quanto aos saberes e às suas práticas de sala de aula. Nessa perspectiva, em consonância com o momento de reestruturação do ensino básico no Pará, norteado pelo Documento Curricular do Estado do Pará, a partir de paradigmas educacionais, progressistas e inovadores, com os quais o alunado é motivado a protagonizar sua própria aprendizagem, investigar esse panorama levou ao percurso metodológico de uma pesquisa qualitativa e do tipo pesquisa-ação que apresenta como objetivo principal desenvolver um processo formativo colaborativo com base no ensino por investigação e abordagem em STEAM para o ensino de ciências naturais e analisar as contribuições desse processo formativo em práticas curriculares diferenciadas e inovadoras para o ensino de Ciências da Natureza mediante projetos de intervenção. Para tanto, estão participando da pesquisa oito professores de ciências da natureza que atuam no ensino médio em uma escola pública, localizada no município de Benevides, região metropolitana de Belém-Pa. Os dados iniciais foram coletados por intermédio de aplicação de entrevistas semiestruturadas para os participantes da pesquisa, além de observação participante em relação ao desenvolvimento do planejamento do dia a dia em aula. Os dados desta pesquisa serão interpretados pelos pressupostos da Análise Textual Discursiva-ATD. Logo, os resultados e discussões apontados em relação ao ensino por investigação e abordagem STEAM na formação dos (as) professores (as) contribuirão para elaboração e desenvolvimento de um processo formativo, por meio da aplicação do Processo Educacional que servirá de produto interlocutivo aos professores/profissionais que atuam nos mais diversos contextos educacionais que fazem parte da Região Amazônica.
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VANDRESSA CALDAS AMORIM
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ILHAS INTERDISCIPLINARES DE RACIONALIDADE COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM PROCESSO FORMATIVO NO CONTEXTO AMAZÔNICO
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Orientador : LUELY OLIVEIRA DA SILVA
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Data: 29/02/2024
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Esta pesquisa teve como objetivo construir um processo formativo, utilizando as Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIR), em colaboração com os professores de diferentes áreas da Educação Básica (Ensino Médio) que atuam em uma escola estadual de Ensino Médio, localizada no Distrito de Juaba – localidade pertencente ao município de Cametá/PA. Pretendeu-se, portanto, promover uma fundamentação teórica-metodológica baseada nos pressupostos de Gérard Fourez para que os professores pudessem desenvolver uma prática pedagógica interdisciplinar na perspectiva do Ensino de Ciências e, assim, alcançar um ensino integrador no contexto amazônico. No que concerne à metodologia, apresenta natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação e utiliza entrevista semiestruturada e questionários como técnica de coleta dos dados, os quais foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Acerca disso, os resultados demonstraram que os professores sentem dificuldades nas abordagens interdisciplinares devido ao teor metodológico construído em torno de cada disciplina, corroborada pelo individualismo docente. Ademais, a falta de tempo e, consequentemente, a escassez de diálogo amplificam essas problemáticas. Dessa forma, as interações e discussões participativas desse processo formativo permitiram a possibilidade de um espaço de comunicação, escuta e reflexões em torno da práxis interdisciplinar, pois a partir dessa dinâmica ocorreu a troca de saberes entre os participantes, construindo um ambiente em que diferentes disciplinas não apenas coexistiam, mas se integravam de maneira sinérgica. Sob esse ponto de vista, essa formação é aproximada de situações concretas por ser oriunda das demandas do próprio corpo docente. Além disso, também proporcionou uma ponte com o Ensino de Ciências na Amazônia, visto que permitiu estabelecer inter-relações ao considerar, por exemplo, as características ambientais, culturais e sociais únicas dessa região. Essa abordagem contextualizada, através da IIR desenvolvida pelos docentes em relação à questão do lixo, favoreceu uma compreensão mais ampla e conectada dos conceitos. Nesse contexto, a síntese final por meio de um “Jornal Informativo” incorporou contribuições de diversas áreas e especialistas, enriquecendo ainda mais a interdisciplinaridade. Portanto, infere-se a necessidade de desenvolver uma formação docente que promova uma abordagem crítica e reflexiva, fundamentado na aquisição de habilidades, competências e perspectivas que enriqueçam a prática pedagógica e contribuam para seu desenvolvimento profissional e, do mesmo modo, empoderar os professores como agentes de transformação diante de um cenário educacional menos fragmentado e aplicado à realidade amazônica. Por essa compreensão, emerge dessa pesquisa o Produto Educacional (PE), materializado em formato de E-Book, intitulado: Ilhas na Amazônia Paraense: navegando pelos rios da Interdisciplinaridade na Formação Docente.
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ANDREIA DE OLIVEIRA CASTRO
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O ENSINO DE ECOLOGIA NO CONTEXTO AMAZÔNICO POR MEIO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: Uma proposta de processo formativo para professores de Ciências
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Orientador : KLEBSON DANIEL SODRE DO ROSARIO
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Data: 05/03/2024
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Muitas são as discussões atuais sobre as questões ambientais e as necessidades de a sociedade adotar posturas mais eficientes para o uso sustentável dos recursos naturais. Contudo, tais discussões parecem estar mais presentes nos meios científicos, políticos e culturais, do que no meio escolar, onde, em geral, os conteúdos científicos são apresentados, quase sempre, de forma mais teórica que prática, e pouco contextualizada com questões ambientais típicas da Amazônia Paraense. Dessa forma, os conteúdos do escopo da ciência Ecologia são apresentados de forma abstrata e distanciados do contexto que lhe deu origem, ocorrendo assim, uma separação entre aquilo que é aprendido e aquilo que é utilizado, de fato, no cotidiano do aluno. Por outro lado, o professor não dispõe de tempo, incentivo e/ou disposição para buscar novos conhecimentos, metodologias ou recursos didáticos para refrescar sua prática docente. Por isso, a formação continuada apresenta-se como um potencial renovador motivacional da profissão docente; um mobilizador de novas ideias e ações que revigoram a prática do professor. E, partindo desse pressuposto, buscamos nas chamadas Metodologias Ativas de Aprendizagem, subsídios teóricos e metodológicos que melhor se encaixem nas possíveis resoluções dos problemas relacionados ao ensino de Ecologia no contexto amazônico. Dito isto, a presente pesquisa traz como objetivo central, desenvolver, validar e avaliar um processo formativo docente (como um Produto Educacional) voltado para subsidiar opções metodológicas para o ensino de Ecologia no contexto amazônico, tendo a metodologia do Ensino por Investigação como suporte teórico para uma mudança de perspectiva didática que fomente uma aprendizagem contextual, reflexiva, participativa e cidadã para o aluno. Para tanto, partimos de uma pesquisa-ação realizada com professores de Ciências que atuam na escola Nossa Senhora de Fátima, localizada no município de Marabá, Pará. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, em que os dados analisados foram extraídos de transcrições das entrevistas em grupo focal com os professores, realizadas durante as etapas de implementação e avaliação do Produto Educacional construído no percurso desta pesquisa. Os dados foram tratados e analisados segundo a técnica da Análise Textual Discursiva, utilizando a metodologia das categorias emergentes e categorias a priori. Os resultados mostraram que os professores participantes do processo formativo o avaliaram de forma positiva, a partir de duas visões distintas: aquela do profissional da educação que analisa outrem apresentando algo da mesma área de atuação profissional; e aquela de quem avalia a sua própria aprendizagem a partir da mobilização de seus saberes no decorrer do processo. Também foi possível inferir, sobre as possíveis intencionalidades de utilização da metodologia do Ensino por Investigação por parte dos professores, apontando duas supostas motivações para tais intencionalidades: a utilização de uma nova estratégia de ensino - que consiga motivar o aluno à participação de sua aprendizagem; e a mudança de postura profissional docente - com o professor se entendendo como o motivador e mediador de uma aprendizagem mais autônoma do seu aluno. Dentre os saberes docentes mobilizados, os saberes disciplinares, saberes da formação profissional e os saberes experienciais, apresentaram maior interação teórica, tanto durante o andamento do curso, quanto na produção final do plano de ensino. Portanto, a partir de nossas análises, podemos concluir que o curso de formação docente proposto atingiu seu objetivo, instigando os professores participantes a uma mobilização de saberes mais dinâmica, uma maior reflexão sobre sua prática pedagógica, e um maior entendimento sobre a importância da abordagem de temas da Ecologia a partir da contextualização de problemas ambientais locais.
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JULIANE LARISSA BARBOSA SANTOS
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ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA CADEIA PRODUTIVA DE MINERAIS NA AMAZÔNIA PARAENSE: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
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Orientador : JOSE FERNANDO PEREIRA LEAL
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Data: 04/04/2024
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O ensino de minerais dentre outras possibilidades, é capaz de contribuir no processo de ensino- aprendizagem nas Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará, por meio de metodologias que discutam e promovam soluções tecnológicas para região amazônica visando o desenvolvimento sustentável, investimentos e ações assertivas no campo educacional. Por outro lado, essa pesquisa firma uma cooperação de trabalho entre Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Pará com Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará vinculada a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior Profissional e Tecnológica do Estado do Pará, tendo em vista a melhoria de práticas educacionais e, no âmbito do ensino de Ciências, formação de profissionais cada vez mais qualificados com atuação relevante nas diversas regiões do estado do Pará. Para tal, pretende-se por meio de um conjunto de iniciativas voltadas ao ensino de minerais integrar Ciência-Tecnologia-Produção na região Amazônia paraense com viés de promoção de estratégias de educacionais. Por sua vez, a educação profissional visa adaptar-se às necessidades do mercado de trabalho e à inovação tecnológica, proporcionando aos estudantes o acesso às novas tecnologias, desenvolvimento de competências e alcance de habilidades de seus cursos técnicos através da compreensão e do domínio científicos e tecnológicos. Dito isso, a pesquisa visa elaborar uma sequência didática sobre ensino de minerais presentes na Amazônia paraense com estudantes do curso de Meio Ambiente da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará “Doutor Celso Malcher”. Quanto aos procedimentos metodológicos da pesquisa, serão utilizados a pesquisa-ação; coletas de dados por meio de observação do participante com registro em diário de bordo, entrevistas gravadas por meio de áudio e vídeo; e pesquisa qualitativa, com análise desses conteúdos através de técnica de análise de conteúdo, demonstrada por meio de quadros, gráficos e esquemas representativos. Portanto, a proposta apresenta potencial formativo visando educandos qualificados nas áreas tecnológica e educacional com posturas de multiplicadores do conhecimento científico frente aos reais desafios enfrentados na região amazônica com vista ao estímulo do pensamento computacional, científico e da prática de conteúdos multidisciplinares/experimentais em minerais e seu potencial desenvolvimento econômico para análises e proposições de soluções presentes no cotidiano da população paraense. Além disso, promover ações efetivas de formação significativas aos estudantes das áreas tecnológicas e criação de novas estratégias de ensino de conteúdos curriculares dos cursos ofertados nas Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará que possibilitem o desenvolvimento científico, tecnológico e sustentável aplicado nas diferentes áreas do conhecimento e, por conseguinte, promova aprendizagem de alto nível em Ciência, Tecnologia e Inovação.
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SUZANE PEREIRA MIRANDA MARQUES
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AÇÃO FORMATIVA INTERDISCIPLINAR: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NA ABORDAGEM DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NA MICRORREGIÃO DE SÃO FÉLIX DO XINGU, PARÁ-BRASIL
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Orientador : MILTA MARIANE DA MATA MARTINS
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Data: 08/04/2024
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Com base em uma realidade na microrregião de São Félix do Xingu, Pará-Brasil, um local em que no processo de transformação social, a ilegalidade e a impunidade acabaram por serem condizentes, sendo cenário de várias problemáticas socioambientais, e aspectos como esses são refletidos nas escolas públicas da região. Diante desta conjuntura, e por ter consciências de que os professores são fundamentais em qualquer processo educativo, pois são os executores das propostas educacionais, esta pesquisa teve como objetivo principal o desenvolvimento de uma ação formativa interdisciplinar para professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental João Ciro de Moura, do município de São Félix do Xingu-PA; com fundamentos na metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), concebida pelo autor Bender (2014), junto ao uso e discussão de Questões Sociocientíficas (QSCs) abordadas, principalmente, pelos autores Conrado e Nunes-Neto (2018) e Martínez (2012), na perspectiva de aperfeiçoar a prática docente no viés da formação crítica e reflexiva. O trabalho ancora-se em uma metodologia qualitativa de cunho exploratório por intermédio da pesquisa-ação. Os principais instrumentos de pesquisa foram a partir do registro dos encontros formativos, questionários e grupo focal, cujos dados foram tratados à luz da análise de conteúdo de Bardin (2011). Após análises dos dados tivemos como resultado, duas categorias finais, sendo “Desafios e entraves para a implementação da ABP no ensino e aprendizagem dos alunos” e “Benefícios das estratégias desenvolvidas pela ação formativa interdisciplinar com o uso da ABP para a prática do docente”. Ao observar os resultados entendemos a necessidade de compartilhar ações como esta com outros professores, e assim desenvolvemos um produto educacional com a tipologia de Guia metodológico, como o título “Ação formativa interdisciplinar: Aprendizagem Baseada em Projetos na abordagem de Questões Sociocientíficas”, na qual traz orientações para o desenvolvimento de projetos mediados pela ABP e as QSCs, direcionado aos professores que pretendam desenvolver projetos que abordem temáticas de ocorrência em sua região, mais especificamente temas socioambientais, que podem ser discutidos em escolas públicas e privadas, na educação básica. Para tanto, sua organização e estrutura poderá corroborar nos diversos níveis de ensino que tenham interesse em desenvolver projetos interdisciplinares, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e reflexivos.
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GLAUCIA NUNES DE SOUZA DA CONCEIÇÃO
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A FORMAÇÃO CONTINUADA POR MEIO DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS AMAZÔNICAS: UM CIRCUITO FORMATIVO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS
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Orientador : ERICK ELISSON HOSANA RIBEIRO
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Data: 09/04/2024
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CONCEIÇÃO, Gláucia. A Formação Continuada por meio de Questões Sociocientíficas Amazônicas: Um Circuito Formativo dos Professores de Ciências. 2024. 142f. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia), Universidade do Estado do Pará, Belém, 2024.
A abordagem das Questões Sociocientíficas (QSC) no ensino de ciências fundamenta-se a partir de problemáticas sociais que se pensadas no contexto amazônico, podem valorizar a regionalidade e a vivência dos educandos dessa região, impulsionada ainda pelos preceitos de Freire como a problematização, diálogo e a criticidade no processo de ensino e aprendizagem, e os ideais de Morin sobre o pensamento complexo. Tendo como objetivo promover a formação continuada por meio de QSC a partir de problemáticas amazônicas em um Circuito Formativo. No município de Belém, sete professores de ciências naturais do 6º ao 9º ano do ensino fundamental lotados no Distrito Administrativo de Icoarací (DAICO) foram os participantes desta pesquisa, Assim, esta pesquisa foi de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, realizando uma pesquisa exploratória com procedimentos direcionados a pesquisa-ação, tendo como técnicas de coletas de informações o questionário, a observação participante e a técnica do grupo focal. Para análise das informações e dos resultados obtidos considerou-se os preceitos da Análise Textual Discursiva (ATD). O Circuito Formativo, contou com três momentos para sua efetivação, são eles: 1º - uma reflexão teórico-metodológico sobre as 2º - se caracterizou pela escolha das problemáticas amazônicas pelos educandos a ser desenvolvida, e o 3º- se constituiu pela elaboração de uma QSC a partir da problemática amazônica escolhida, planejando a partir disto uma Sequências Didáticas (SD) baseada nas Dimensões dos Conteúdos. Ao término do Circuito Formativo, foi realizada a avaliação deste pelos professores participantes pontuando possibilidades, desafios e melhorias. A partir da análise e discussão dos resultados gerou-se um Guia Formativo, configurando-se como o Produto Educacional (PE), para a materialização do próprio Circuito Formativo desta pesquisa, o qual contém orientações formativas baseada nos fundamentos teóricos e metodológicos utilizados durante o seu desenvolvimento, intitulou-se “Ei maninho, te liga! Nas Questões Sociocientíficas Amazônicas: Guia Formativo para novas práticas educativas em Ciências”. Ao final da pesquisa concluiu-se que o Circuito Formativo por meio das QSC a partir das Problemáticas Amazônicas mostrou-se como uma promissora estratégia pedagógica de reflexão para a formação continuada de professores, e consequentemente para o processo de ensino de ciências aos educandos. Portanto, espera-se que esta pesquisa e seu PE possa servir de subsídio para a ressignificação do processo de ensino de ciências, assim como para a realização de futuras formações continuadas direcionadas aos professores de ciências.
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AMANDA DE JESUS ARAUJO TRINDADE PARENTE
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VIVÊNCIAS E RESISTÊNCIAS AMAZÔNICAS RIBEIRINHAS: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE CICLOS REFLEXIVOS COLABORATIVOS PARA COMPREENSÃO DOS SABERES TRADICIONAIS
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Orientador : INES TREVISAN
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Data: 29/04/2024
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A pesquisa apresentada traz algumas contribuições oriundas de ciclos reflexivos colaborativos envolvendo professores de ciências no contexto ribeirinho da educação infantil e ensino fundamental menor, cuja a finalidade foi a construção de um processo educacional voltado para o desenvolvimento de um novo olhar do professor sobre suas ações ao trabalhar ciências, na criação de práticas pedagógica com possibilidades para a produção do conhecimento de ciências integrado a saberes ancestrais da comunidade. Buscando também amenizar a problemática da carência de formação continuada de professores de ciências em contexto ribeirinho e o ensino concentrado em teorias, que marginalizam os saberes e as riquezas especificas da região das ilhas. A metodologia aplicada é pautada na abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação colaborativa. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal de Educação do Campo Milton Monte, tendo como participantes professoras (pedagogas) que ensinam ciências, cujos dados coletados e analisados foram interpretados através da Análise Textual Discursiva. Os resultados desta análise apontam que existe uma carência de formação continuada para professores de ciências no contexto ribeirinho e a partir da diagnose, primeira fase desta pesquisa, culminou na elaboração e execução de um Processo Educacional direcionado a formação de professores de Ciências da Educação do Campo, o que se mostra uma relevante contribuição social e pedagógica na área da Educação Básica, em vista da necessidade de ampliação e consolidação das temáticas de preservação ambiental, sustentabilidade e defesa do território, fundamentalmente no atual cenário de luta e combate à destruição da natureza. Dentre os resultados, constatou-se que os ciclos reflexivos colaborativos alcançaram os objetivos propostos, uma vez que ao final dos encontros, os professores relataram a mudança de pensamento e o novo olhar sobre suas próprias ações em sala de aula, o que significa o rompimento de paradigmas perante o ensino de ciências conteudista e que os levou a reflexão de suas práticas, perante a uma realidade rica em saberes ancestrais.
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JAMILLY SOUZA DE AZEVEDO
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Ensino de Ciências por Investigação e Formação Docente: Um Olhar para o Novo Ensino Médio
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Orientador : DANIELLE RODRIGUES MONTEIRO DA COSTA
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Data: 29/04/2024
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O ensino por investigação tem se destacado como uma abordagem promissora para promover a aprendizagem em Ciências, fomentando o desenvolvimento científico dos alunos. Nesse contexto, esta pesquisa visa investigar como um curso de formação de professores, com foco no ensino de Ciências por investigação, pode contribuir para a prática pedagógica dos docentes que atuam no Novo Ensino Médio em uma escola da rede pública estadual, localizada na Vila Maiauatá, em Igarapé-Miri, Pará. Utilizando uma abordagem qualitativa de pesquisa-ação, buscamos explorar possibilidades de ação para resolver o problema em questão, enriquecendo o conhecimento coletivo. Os dados foram coletados por meio de dois questionários e entrevistas semiestruturadas, aplicadas antes e após o ciclo formativo, com o intuito de compreender o conhecimento prévio dos professores e observar o processo de ensino-aprendizagem ao longo do curso. Além disso, utilizamos gravações de áudio e vídeo para complementar as informações. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016), permitindo uma compreensão mais aprofundada do processo experiencial dos professores durante o curso. Como resultado, desenvolvemos um Produto Educacional denominado "Ensino de Ciências por Investigação no Novo Ensino Médio: Desenvolvendo Saberes, Transformando Práticas", que consiste em um material textual sugerindo um curso de formação em três encontros para professores de ciências da Natureza e suas tecnologias. Este curso propõe o uso do Ensino por Investigação como metodologia para aulas contextualizadas e regionalizadas. Apesar dos desafios encontrados ao longo da pesquisa, constatamos que o curso proporcionou satisfação, reflexão, aprimoramento profissional, autoavaliação docente e novas perspectivas de aplicação da metodologia do Ensino por Investigação na prática docente dentro da escola.
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