Banca de QUALIFICAÇÃO: DEIVISON FERREIRA OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DEIVISON FERREIRA OLIVEIRA
DATA : 27/05/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Centro de Ciências e Planetário do Pará
TÍTULO:
Oficina Pedagógica como Estratégia para o Ensino de Ciências no Contexto Amazônico

PALAVRAS-CHAVES:

Educação Ambiental Crítica; Metodologias Ativas; Aprendizagem Significativa; Jogo Didático; Amazônia.


PÁGINAS: 61
RESUMO:

A Educação Ambiental ainda não consolidou-se no espaço escolar, além disso, a sua superficialidade e falta de abordagens críticas na Base Nacional Comum Curricular, tem gerado muitas discussões entre diversos autores, a falta dessa abordagem crítica reduz a Educação Ambiental para uma concepção naturalista e dualista que separa homem e natureza, sociedade e meio ambiente, corroborando para a falta de criticidade na sua forma de abordagem no contexto escolar. Diante dessas discussões sobre a superficialidade da educação ambiental no documento que norteia a educação básica e a não consolidação no espaço escolar, lócus da pesquisa, o objetivo deste projeto é promover a Educação Ambiental Crítica, por meio da construção um roteiro de oficina pedagógica para produção de um kit de jogo didático de tabuleiro que use Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas com atividades teórico-práticas em aulas de Ciências para o ensino-aprendizagem de impactos ambientais causados pela contaminação do solo por agrotóxicos, com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da zona rural na Amazônia. A pesquisa será de natureza qualitativa, pois terá maior consideração pelo processo do que somente pelos resultados, dar-se-á mediante pesquisa-ação, por meio da realização de uma oficina pedagógica para construção de um kit didático de jogo de tabuleiro, em uma escola pública, da zona rural do município de Moju-Pa. Como instrumento de coleta de dados, serão utilizados questionários, diário de bordo, observação direta e mapa mental, para análise dos dados será utilizada a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Espera-se que por meio da aplicação deste projeto, através da realização da Oficina Pedagógica e do uso das metodologias ativas, contribuir para uma possível mudança do enfoque conservador e reducionista da Educação Ambiental para um enfoque mais crítico e reflexivo, tanto dos alunos quanto dos professores, gerando mudanças de comportamento individual e coletivo necessários para a superação de problemas de cunho ambiental, social, político, econômico  e educacional, além de estimular o desenvolvimento do pensamento crítico e permitir ao aluno ser ativo e protagonista no processo de ensino-aprendizagem contribuindo para favorecer a aprendizagem significativa de ciências em contextos amazônico.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 5895283 - JOSE FERNANDO PEREIRA LEAL
Interno - 57195955 - RONILSON FREITAS DE SOUZA
Externo à Instituição - DARLENE TEIXEIRA FERREIRA - UEPA
Notícia cadastrada em: 25/05/2022 15:04
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