Banca de QUALIFICAÇÃO: SILVANA DE SOUSA PANTOJA

DISCENTE : SILVANA DE SOUSA PANTOJA
DATA : 29/04/2022
LOCAL: Virtual - Sala do Google Meet

O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES NO MUNICÍPIO DE MUANÁ/PA- ARQUIPÉLAGO DO MARAJÓ

Ensino de Ciências por investigação. Formação de professores de ciências. Ilha do Marajó

O ensino de Ciências é de grande relevância para o aprimoramento de conhecimentos, vivências e experiências que envolvem o meio ambiente, o desenvolvimento humano, transformações tecnológicas, que visam à melhoria da saúde, entre outros. Ensinar ciências significa socializar o conhecimento científico resultante da investigação da natureza para interpretar os fenômenos naturais observados no cotidiano. Diante disso, objetiva-se investigar e refletir sobre a mobilização dos saberes docentes no ensino de ciências por investigação em escolas da cidade de Muaná. A pesquisa será de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, com aplicação de oficina sobre o uso do ensino por investigação nas aulas de Ciências das escolas da rede municipal de ensino fundamental (6º ao 9º ano) na cidade de Muaná-Pará, a fim de melhorar a prática docente dentro do ambiente escolar e assim gerar um aprendizado significativo aos alunos. Como instrumento de coleta de dados, serão utilizadas entrevistas, sendo estas analisadas através da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. Espera-se que por meio da concretização desse projeto, através da realização da oficina para os professores de Ciências, eles venham a desenvolver o ensino por investigação nas aulas de ciências, e dessa forma desenvolvam um ensino baseado na autonomia, argumentação e criticidade em suas aulas, proporcionando um aprendizado que possibilite aos alunos utilizarem conceitos científicos na compreensão do mundo.

Presidente - 54187359 - DANIELLE RODRIGUES MONTEIRO DA COSTA
Interno - 5863503 - MILTA MARIANE DA MATA MARTINS