Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYANNA IGREJA DOS SANTOS

DISCENTE : MAYANNA IGREJA DOS SANTOS
DATA : 29/04/2022
LOCAL: Centro de Ciências Planetário do Pará - Universidade do Estado do Pará

PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANC): UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NA AMAZÔNIA PARAENSE

Metodologias ativas. Estratégia de ensino. Estudo das plantas. Ensino médio.

A educação básica necessita de atividades que promovam a aprendizagem significativa. A estratégia da Sequência Didática (SD) oportuniza atividades progressivas e organizadas em etapas que são contextualizadas e significativas, promovendo a efetivação dos conhecimentos e tornando o processo de ensino mais eficiente. Pensando nisso, este trabalho objetiva investigar as contribuições do uso de uma SD, utilizando metodologias ativas, tendo as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) como um recurso metodológico relevante para o ensino e a aprendizagem dos conceitos de botânica, em aulas de Biologia do ensino médio. Para isso, será produzida uma SD com a utilização de PANC que seguirá estruturada considerando os Três Momentos Pedagógicos (3MP). A SD aborda os conteúdos de morfologia vegetal e preservação vegetal com ênfase na flora amazônica. Participam da pesquisa estudantes de uma turma do 3o ano do ensino médio juntamente com o professor de biologia da turma, de uma escola pública localizada no município de Moju. Os processos metodológicos desta pesquisa fundamentam-se na abordagem qualitativa, do tipo exploratória e os procedimentos técnicos estão alicerçados na pesquisa-ação. Como recurso de coleta de dados, utiliza-se a observação participante, o uso de diários de campo, análise dos mapas conceituais produzidos pelos alunos durante a SD, aplicação de questionário e entrevista. A interpretação dos dados coletados nesta pesquisa será feita baseada na perspectiva da análise de conteúdo. Os resultados preliminares desta pesquisa permitem constatar que os alunos apresentam dificuldades no estudo das plantas e a falta de afinidade entre elas é um fator essencial para desencadear este problema, que ocasiona outro maior ainda, a cegueira botânica. Em vista disso, acredita-se que a produção de uma SD com a utilização de PANC pode ser um instrumento motivador para mitigar as dificuldades no ensino e aprendizagem de botânica no ensino médio.

Presidente - 57188439 - ALCINDO DA SILVA MARTINS JUNIOR
Interno - 57195955 - RONILSON FREITAS DE SOUZA