Banca de QUALIFICAÇÃO: KAROLINA RIBEIRO DOS SANTOS

DISCENTE : KAROLINA RIBEIRO DOS SANTOS
DATA : 04/05/2022
LOCAL: Google meet

A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E A CONTEXTUALIZAÇÃO REGIONAL: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO PARÁ

Ensino de Ciências. Aprendizagem Baseada em Problemas. Formação em Serviço. Ensino Médio.

Em meio aos diversos temas discutidos na atualidade que influenciam aspectos sociais importantes, as mudanças na educação formal tomaram grandes proporções devido as modificações que buscam favorecer o processo de ensino-aprendizagem de professores e estudantes. Assim, a ideia da prática docente no ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias baseada na Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) pode auxiliar nos métodos investigativos que incentivam a melhor aprendizagem, pontos de vistas diferentes, escolhas e avaliação de situações pelos professores, que, em conjunto, irão acompanhar, estabelecer processos e conexões ainda não conhecidos pelos estudantes, de modo a confrontá-los com novas descobertas e possibilidades. Neste sentido, a constante busca por uma melhor organização e metodologias construtivistas pelos docentes se intensificou no sentido de inserir nas aulas de Biologia, Física e Química formas de ensinar que sejam eficazes em sala de aula. Portanto, objetivamos neste projeto investigar os resultados de um curso proposto como atividade formativa em serviço focado na construção de Sequências Didáticas baseadas na metodologia da ABP que podem ser aplicadas, ainda que de modo adaptado, nas aulas de Ciências da Natureza de maneira interdisciplinar no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, considerando as etapas de aplicação da proposta, incluindo a pesquisa-ação que ocorrerá com a estruturação e aplicação do curso que será realizado em uma escola pública de Belém do Pará, com espaço para discussões, rodas de conversas e apresentações personalizadas pela pesquisadora. A coleta de dados será por entrevistas, e serão analisadas a partir da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977). Espera-se como resultado a mobilização dos professores participantes na construção de propostas didáticas para o ensino de Ciências da Natureza envolvendo a contextualização regional dos conteúdos, atendendo as necessidades de aprendizagem dos alunos e proporcionando a formação de professores em serviço para a utilização da ABP, buscando docentes reflexivos e pesquisadores no processo de ensino e aprendizagem considerando o contexto atual.

Presidente - 54187359 - DANIELLE RODRIGUES MONTEIRO DA COSTA
Interno - 55590180 - LUELY OLIVEIRA DA SILVA