Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO MAUES DA SILVA

DISCENTE : BRUNO MAUES DA SILVA
DATA : 27/04/2022
LOCAL: Centro Planetário do Pará

CARTILHA EDUCATIVA SOCIOAMBIENTAL: SABERES E PRÁTICAS DA COMUNIDADE PESQUEIRA DO DISTRITO DE VILA DE BEJA EM ABAETETUBA – PARÁ, COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Cartilha Digital; Educação socioambiental; Pesca Tradicional; Práticas Educativas.

Nosso país possui uma grande diversidade biológica e cultural que vem sendo diminuída nos últimos anos devido a ação desordenada humana que vem acarretando o surgimento de diversos problemas ambientais. Tais alterações ocorrerem principalmente pela ação do homem, pois este é parte integrante da natureza e, ao mesmo tempo, um ser social detentor de conhecimentos e valores produzidos ao longo de todo processo histórico. Diante deste contexto pontua-se que a temática socioambiental vem sendo, cada vez mais sendo difundida, ao ser reportar as relações sustentáveis que envolvem o homem e meio ambiente, com destaque para a utilização dos saberes e costumes de comunidades tradicionais. Para tanto, teve-se a iniciativa de investigar: quais as relações de aprendizagem podem ser evidenciadas em ciências naturais a partir da utilização de uma cartilha educativa que traz práticas e saberes socioambientais de uma comunidade pesqueira oriunda da cidade de Abaetetuba/Pará local? E como esses conhecimentos podem contribuir com a formação de novos discursos e práticas sustentáveis no distrito e na comunidade escolar? Neste sentido, esta pesquisa possui como objetivo elaborar e aplicar uma cartilha educativa que traz os saberes e práticas dos pescadores do Distrito de Vila de Beja, no intuito verificar relações de aprendizagem, bem como construir novos discursos e práticas sobre a educação socioambiental entre os estudantes da Escola Estadual São Miguel de Beja. Para sua realização se utilizou da pesquisa descritiva de caráter qualitativo para conhecer os aspectos socioambiental presente na comunidade pesqueira e a partir da obtenção desses dados vem sendo construído o produto educacional (cartilha didática digital) com o etnoconhecimento dos pescadores sobre o ambiente explorado durante suas atividades, o qual será utilizado como estratégia de ensino de ciência com os alunos do 8º e 9º ano da escola São Miguel de Beja. A aplicação da cartilha educativa ocorrerá por meio de uma sequência didática, a partir da sala de aula invertida, como metodologia ativa, a fim de  desenvolver o processo de ensino aprendizagem na instituição de ensino. Portanto, este trabalho irá contribuir para a construção do ensino de ciências, por meio da aproximação dos conhecimentos locais de nosso público alvo com os conhecimentos científicos de ciências naturais.

Interno - 57188439 - ALCINDO DA SILVA MARTINS JUNIOR
Interno - 55585537 - LUCIANA DE NAZARE FARIAS