Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSIANE MARIA DE SOUZA CAVALCANTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSIANE MARIA DE SOUZA CAVALCANTE
DATA : 29/04/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Belém pelo Google Meet
TÍTULO:

 

FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO NÃO SEXISTA: PERSPECTIVAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS




PALAVRAS-CHAVES:

Formação Continuada. Educação não sexista. Ensino de Ciência


PÁGINAS: 60
RESUMO:

A desigualdade entre gêneros é um problema que faz parte da educação contemporânea e que requer atenção de todas(os) que lutam por uma educação de qualidade e inclusiva. Uma das maneiras de problematizar e abordar as desigualdades de gênero é por meio da educação não sexista. Porém, oferecer uma educação não sexista requer que alguns fatores sejam levados em consideração, dentre eles, a ausência ou carência de formação continuada que aborde as desigualdades de gênero na educação básica, pois, essa situação contribui para o entrave de discussão pelas(os) profissionais de educação em suas práticas pedagógicas. Desta forma, a formação continuada das(os) professoras(es) é vista como uma questão fundamental e indispensável no processo de viabilização da educação não sexista. Algumas iniciativas nacionais, federais, municipais, em especial, no Estado do Pará que visam reduzir a desigualdade e discriminação de gênero nas ciências e na sociedade, vem sendo tomadas. Desta maneira, este projeto propõe um estudo sobre a formação continuada de professoras(es) e a educação não sexista no ensino de Ciências. O estudo tem o objetivo de investigar a formação continuada de professoras(es) dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sobre práticas pedagógicas não sexista para o ensino de Ciências. Para isso, a pesquisa está sendo desenvolvida nos pressupostos qualitativos. O processo investigativo conta com pesquisa de campo, análise documental e bibliográfica, coleta de dados, por meio de entrevista semiestruturada realizada de forma online e individual com as(os) participantes da pesquisa. As informações coletadas estão em processo de tratamento mediante a técnica de análise de conteúdo e com bases nas necessidades apontadas pelas(os) professoras(es) estamos propondo e desenvolvendo uma oficina pedagógica de forma híbrida. Espera-se que a oficina pedagógica oferecida as(os) docentes atenda suas necessidades formativas e contribua para a reflexão e o aprimoramento de práticas pedagógicas menos sexistas e com isso, mais includentes para o ensino de ciências.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 57176424 - JACIRENE VASCONCELOS DE ALBUQUERQUE
Interno - 487961 - INES TREVISAN
Externo ao Programa - 366820 - LUCELIA DE MORAES BRAGA BASSALO
Notícia cadastrada em: 18/04/2022 07:43
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