Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA ARAUJO SILVA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA PAULA ARAUJO SILVA DOS SANTOS
DATA : 29/04/2022
HORA: 15:00
LOCAL: on-line
TÍTULO:

UM PROCESSO FORMATIVO COLABORATIVO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA AMAZÕNIA: TECENDO DIÁLOGOS SOB ASPECTOS SOCIOCULTURAIS E EMOCIONAIS PARA UMA BOA DOCÊNCIA


PALAVRAS-CHAVES:

1. Formação docente 2.  Habilidades socioemocionais e culturais. 3. Amazônia Paraense.


PÁGINAS: 74
RESUMO:

Dialogar sobre a educação e o ensino de Ciências nos dias atuais tem demandando cada vez mais de um caráter orgânico e significativo no cotidiano da prática docente, validando a plenitude das necessidades formativas educacionais sobre os trilhos da inclusão do cenário socioeducativo atual e à vista de uma aprendizagem crítica e reflexiva ao real propósito do educar em Ciências. Nessa perspectiva, este trabalho busca propor um processo de formação colaborativa de professores de Ciências da Natureza (Biologia, Física, Química e/ou afins), atuantes no Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, da Região Metropolitana de Belém, cuja temática considera os aspectos socioemocionais e culturais do ensino de Ciências no cenário amazônico paraense. Para tanto, a pesquisa insere-se em uma abordagem de estudo qualitativo, seguindo um contorno exploratório a partir do modelo de pesquisa em contexto colaborativo. A coleta de dados, por sua vez, dá-se a partir dos momentos e etapas do desenvolvimento do processo formativo, cujo início de investigação e estruturação foram definidos no Estágio Supervisionado I e as aplicações dos ciclos formativos no Centro de Ciências e Planetário do Pará, através da observação participante, questionários e entrevistas em grupo focal, encontros virtuais e gravações em áudio e vídeo dos professores participantes. Para a análise de dados, foi utilizada a Análise de Conteúdo, destacando unidades de significação pertinentes à temática. Com a análise da trajetória do grupo de professores participantes até o presente momento da pesquisa, apesar de desafios no início do processo na incessante busca de professores, pode-se afirmar que é legítimo o engajamento e desenvolvimento progressivo daqueles que foram sensibilizados com a verdade da pesquisa e assumiram o fiel compromisso em suas participações ativas. A partir de trocas, partilhas e experiências dos professores participantes, os ciclos formativos têm se deleitado em um processo crescente de horizontalização das relações, das formas de colaboração e das habilidades socioemocionais entre os docentes e pesquisadores, sem níveis de hierarquização de conhecimentos, propiciando um movimento dinâmico de reflexão crítica sobre as práticas, bem como  um uma mudança do papel do professor de transmissor de uma “ensinagem” do conhecimento para um mediador das relações humanas do processo de aprendizagem, sendo estes atores e autores no cotidiano de suas práticas, fortalecendo-as com a comunidade de educadores e promovendo o seu desenvolvimento profissional docente orgânico e contínuo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 55590029 - BIANCA VENTURIERI
Interno - 55590180 - LUELY OLIVEIRA DA SILVA
Externo à Instituição - LEANDRO PASSARINHO REIS JUNIOR - UFPA
Notícia cadastrada em: 18/04/2022 07:43
SIGAA | Diretoria de Serviços de Processamento de Dados - Copyright © 2006-2024 - UEPA - sigaa-apl2.instancia2