PERSPECTIVAS SOBRE A PRÁTICA DOCENTE: O USO DA INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS REFLEXIVAS
Ensino de Ciências. Formação de Professores. Formação Colaborativa.
Professor- Pesquisador.
Devido ao advento da Pandemia da Covid-19, as escolas e professores tiveram que se adaptar ao modelo de ensino à distância (EaD), escancarando as reais necessidades de colocar em foco os professores atuantes da educação básica, fornecendo às mesmas possibilidades de formação continuada com a proposta de aprimoramento profissional e reflexões sobre a própria prática. Desse modo, contribuindo para que este profissional avance junto com a sociedade em meios científicos e tecnológicos. Partindo desse panorama objetiva-se construir um processo formativo de investigação-ação (IA) no contexto Amazônico para docentes do ensino de Ciências. O estudo permeia a Investigação- ação e a formação continuada de professores de Ciências das disciplinas de Química, Física e Biologia do ensino médio da EEE Magalhães Barata, no município de Belém. Trata-se de uma pesquisa-ação, pautado em uma abordagemqualitativa, tendo como método o uso de narrativas para coleta e análise dos dados. Para o desenvolvimento desse estudo conta-se com seis etapas que são: observação, reflexão, aplicação, avaliação e modificação de um processo formativo na perspectiva da IA e sua consequente validação gerando um documentário sobre o processo formativo, permitindo assim, a replicação em sistemas educacionais relacionados a prática profissional dos participantes da pesquisa. Espera-se que o processo formativo construído atenda às necessidades dos docentes participantes, buscando minimizar dificuldades em suas práticasp edagógicas, pautado no modelo da investigação-ação, contribuindo para reflexões e mudançasn a prática em sala de aula e fora dela. Constituindo um instrumento válido e eficaz para construção do conhecimento cientifico, desse modo, instigando e contribuindo para a transformação da prática, intervindo de forma reflexiva e interativa na realidade educaciona