Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA FABIANA SOUSA ROSA

DISCENTE : MARIA FABIANA SOUSA ROSA
DATA : 21/04/2022
LOCAL: Plataforma Google Meet

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM EDUCANDOS (AS) DO 9º ANO POR MEIO DO ESTUDO DA POTABILIDADE DA ÁGUA

Processo de ensino e aprendizagem. Metodologias de projetos.  Qualidade da água.

O ensino de Ciências, ao ser trabalhado apenas teoricamente com os alunos, se torna uma disciplina de difícil compreensão e desvinculada com o dia-a-dia, sendo alvo de desinteresse e desmotivação. É de suma importância que os educadores tenham outros métodos de ensino, capazes dar mais significado aos conteúdos e aproximá-los o máximo possível da realidade. Desta forma, buscou-se elaborar uma proposta didática baseada na metodologia de projetos para favorecer o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de ciências naturais relacionados à potabilidade da água para estudantes do 9º ano. Esta pesquisa possui uma abordagem quali-quantitativa com objetivo descritivo, utilizando como método o Estudo de caso. Os instrumentos para coleta de dados foram observação participante, questionários ao longo da intervenção pedagógica, entrevista semiestruturada e relatórios. Para análises dos dados quantitativos foram utilizados gráficos e tabelas. Os dados coletados na abordagem qualitativa serão analisados utilizando a Análise Temática de Conteúdo (ATC) de Braun e Clark (2006). Com a aplicação da proposta pedagógica a turma teste, verificou-se que os estudantes pouco relacionavam os conteúdos de ciências naturais com o seu cotidiano, assim apresentaram dificuldade de compreensão de conceitos e desinteresse durante as aulas tradicionais. Durante a participação no projeto “potabilidade da água na sua comunidade” percebeu-se mais engajamento durante as aulas, apreensão dos conteúdos sobre “temperatura, cor, substâncias e misturas, elementos químicos, doenças relacionadas à ingestão de água não potável, dentre outros. E a produção de produtos, tais como: escrita de relatórios, apresentação de seminário, desenvolvimento de habilidades para as relações interpessoais. Espera-se que a aplicação da sequência didática coma turma alvo favoreça o processo educativo das ciências naturais permitindo que os educandos construam a própria aprendizagem, dentro dos seus limites e possibilidades e consigam utilizar o conhecimento científico para além dos muros da escola.

Presidente - 57195955 - RONILSON FREITAS DE SOUZA
Interno - 54187714 - LUCICLEIA PEREIRA DA SILVA