Robótica Educacional Como Estratégia De Ensino De Ciências No Contexto Amazônico
Metodologias Ativas; Guia Didático; Robótica Educacional; Estratégia Educativa.
A robótica está contida em vários segmentos da sociedade, inclusive na educação, pois promove nos estudantes várias reflexões críticas sobre a construção do conhecimento científico. Além disso, apresenta-se como recurso facilitador no processo de aprendizagem e, por conseguinte, contribui para a solução de problemas reais. Este projeto de pesquisa visa construir um Guia Didático formado por oficinas temáticas com atividades teórico-práticas que use metodologias ativas para o ensino-aprendizagem dos conceitos de Robótica Educacional em aulas de Ciências nos Ensinos Técnico Integrado e Subsequente de Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará, numa perspectiva não tradicional, que possibilite novos conhecimentos, habilidades, e que auxilie de forma pedagógica na significação e ressignificação de conceitos de disciplinas de Ciências. Para o desenvolvimento dos aspectos teóricos metodológicos da pesquisa se utiliza a Pesquisa-Ação, pela sua natureza coletiva, que favorece as discussões e a produção cooperativa de conhecimentos específicos sobre a realidade vivida, norteada pelos pressupostos qualitativo e quantitativo, precedida de pesquisa de campo e levantamento bibliográfico específico da área. A base metodológica será norteada pelas discussões de aportes teóricos de aprendizagem (Teoria de Aprendizagem Significativa e Epistemologia) e aportes de aplicação do projeto (Metodologias Ativas e Robótica Educacional). Quanto ao Lócus da pesquisa, será a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Deodoro de Mendonça”, em Belém-PA, cujos participantes da pesquisa serão estudantes vinculados aos Ensinos Técnico Integrado e Subsequente de quaisquer cursos tecnológicos. A coleta de dados será realizada por meio de observação dos participantes com registro em diário de bordo, entrevistas gravadas por meio de áudio e vídeo, de questionários abertos e fechados hospedados em plataformas digitais como o Google Forms e provedores de dados secundários durante o contato prévio e avaliação pós-formação continuada. Nessa direção, os dados serão tratados tendo como base a análise de conteúdo desses questionários, seguindo a técnica de análise de conteúdo de Bardin, demonstrada por meio de quadros, gráficos e esquemas representativos. Será também utilizada a análise do ganho educacional a partir do fator de Gery (1972) visando mensurar a diferença de efeito quando se utiliza a aplicação do método educacional num pré-teste e no pós-teste. Portanto, espera-se que a construção de um Guia Didático (Produto Educacional) contribua e incentive o uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem de Robótica educacional para os ensinos técnico integrado e subsequente, e sua estratégia educativa consiga promover o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, e tendo como consequência, o estímulo do pensamento científico e da aplicação de conteúdos multidisciplinares/experimentais em robótica para análises e proposições de soluções presentes no cotidiano da população paraense.