Banca de QUALIFICAÇÃO: TATIANA DE PAULA MONTEIRO GOMES

DISCENTE : TATIANA DE PAULA MONTEIRO GOMES
DATA : 24/01/2022
LOCAL: Centro de Ciências e Planetário do Pará

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA: A EDUCAÇÃO DE SURDOS EM FOCO

Formação de professores. Ensino de Ciências. Educação inclusiva

A cada ano a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais cresce no Brasil e com isso cresce o desafio de oferecer um ensino de qualidade a este público, principalmente quando se trata de ensinar ciências para alunos surdos. Diante desse exposto, não basta apenas garantir a presença do aluno surdo nas escolas, mas precisa-se oferecer um ensino de qualidade que visa autonomia desse aluno. A partir desta premissa o objetivo geral desta pesquisa é realizar uma formação colaborativa com professores de Ciências e Pedagogos que atuam com alunos surdos levando em consideração os aspectos socioculturais, linguísticos. Para alcançar este objetivo esta pesquisa foi realizada com professores de Ciências e Pedagogos atuantes na rede pública de ensino nos municípios de Ipixuna do Pará, Paragominas e São Miguel do Guamá-PA, tendo assim um caráter híbrido no andamento de atividades e na construção metodológica e avaliativa processual do processo formativo. A partir dos resultados preliminares foi possível identificar que a inclusão de alunos surdos no ensino fundamental e médio destas escolas tem sido de fato restritiva para o aluno com surdez, as oportunidades de desenvolvimento linguísticos, sociais, afetivos, de identidade, cultural dentre outras tem sido oferecidas a estes alunos de maneira totalmente reduzidas. Porém a partir da a participação ativa dos professores, foi possível a construção metodológica e avaliativa/processual do processo formativo de maneira crítica, reflexiva e colaborativa.

Interno - 55590029 - BIANCA VENTURIERI
Interno - 57176424 - JACIRENE VASCONCELOS DE ALBUQUERQUE