Banca de QUALIFICAÇÃO: PALOMA BARBOZA DOS SANTOS

DISCENTE : PALOMA BARBOZA DOS SANTOS
DATA : 17/12/2021
LOCAL: Belém

O uso de Metodologias ativas no ensino-aprendizagem de Ciências: uma proposta de sequência didática sobre reprodução humana em contexto Amazônico Marajoara.

Aprendizagens ativas. Estratégias de ensino. Proposta didática. Reprodução Humana.

A utilização de metodologias que atraem a atenção dos alunos e facilitem seu aprendizado são um dos principais desafios que os docentes da Educação Básica vivenciam atualmente. Não é mais sequer razoável apostar na prática docente tradicional quando se tem disponíveis novas possibilidades no que tange às formas de ensinar. Sendo assim, visualiza-se que entre os temas abordados no ensino de ciências está a reprodução humana, um conteúdo controverso em virtude da sua importância e da polêmica que é tratá-lo de forma coerente, sobretudo em uma região com altos índices de gravidez precoce e histórico recorrente de abusos sexuais infantis. Esta pesquisa tem por objetivo elaborar, a partir do uso metodologias ativas, uma sequência didática (SD) para o ensino-aprendizagem dos conceitos de Reprodução Humana em aulas de Ciências do Ensino Fundamental. O estudo tem como procedimento técnico uma pesquisa-ação, que está sendo realizada por meio da execução de uma Sequência Didática (SD) com alunos do 8o ano do ensino fundamental em uma escola pública do Município de Soure – PA. Por conta do contexto de pandemia e de isolamento social o desenvolvimento da SD ocorre de forma híbrida. No momento não presencial é utilizado o aplicativo WhastApp. O momento presencial acontece em sala de aula uma vez por semana com duração de 60min. Como recurso para coleta de dados a presente pesquisa está se valendo da observação participante, dos materiais produzidos pelos alunos durante a SD e do uso do diário de campo. Dessa forma, os dados coletados durante a observação serão analisados com base no aporte teórico e de acordo com a metodologia adotada. Portanto, espera-se apresentar uma SD que contribua e incentive o uso de metodologias ativas no ensino-aprendizagem de reprodução humana no ensino fundamental e que seja capaz de promover o desenvolvimento cognitivo dos alunos, assim como uma proposição para que os docentes conheçam melhor as características das metodologias ativas e possam utilizá-las em sua prática cotidiana dentro de um contexto regional.

Interno - 55587223 - PRISCYLA CRISTINNY SANTIAGO DA LUZ
Externo à Instituição - DIEGO SOARES CARVALHO - IFRO