Banca de QUALIFICAÇÃO: RUTH HELEM DIAS DE VILHENA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RUTH HELEM DIAS DE VILHENA
DATA : 15/12/2021
LOCAL: Centro de Ciência e Planetário do Pará

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DA COMPOSTAGEM RESÍDUOS ORGÂNICOS COMO PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL

Ensino de Ciências. Educação socioambiental. Prática Educativa

Estratégias educativas que despertem o interesse e a participação dos alunos são instrumentos essenciais para torná-los protagonistas de sua aprendizagem e atores multiplicadores de atitudes adequadas sobre as questões ambientais.  Nesse entendimento, elaborou-se uma Sequência Didática como estratégia educativa, a fim de compreender: Quais relações cognitivas e atitudinais podem ser estabelecidas no processo de ensino e aprendizagem dos conhecimentos que envolvem uma Sequência Didática sobre a compostagem de resíduos sólidos orgânicos? Diante desse contexto, este estudo tem por objetivo principal desenvolver uma Sequência Didática sobre a compostagem de resíduos sólidos orgânicos que contribua para o processo de ensino e aprendizagem e que fomente relações cognitivas e atitudinais sobre as questões socioambientais e o debate interdisciplinar sobre temas socioambientais dispostos no currículo escolar. A metodologia deste estudo está baseada em uma pesquisa-ação de cunho qualitativo e quantitativo a partir dos resultados obtidos na aplicação da Sequência Didática. O público-alvo da pesquisa são alunos dos anos iniciais de uma turma de 26 alunos do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rosa, no município de Moju/ Pará. Para a qualificação apenas a será apresentada, em virtude de estar aguardando a aprovação no conselho de ética.  A Ela está estruturada em 3 etapas, de 10h/aula, com base na proposta de conceitos de aprendizagem de Sequência Didática Zabala (1998). A pesquisa utiliza como instrumento coleta de dados fichas e questionários, diários de bordo da pesquisadora e cadernos de anotações individuais dos alunos. Os dados qualitativos levantados passarão por análise de conteúdo e serão elaboradas categorias para discutir os resultados cognitivo e atitudinal dos alunos nas avaliações.  Quantitativamente será verificado o desempenho dos estudantes  a partir da média obtida nas atividades desenvolvidas, e comparada durante o semestre escolar. Para qualificação deste estudo apresenta-se a Sequência Didática, processo educacional elaborado, e suas  possíveis contribuições ao processo educativo à comunidade escolar. Entende-se que esta pesquisa pode contribuir no desenvolvimento cognitivo e atitudinal dos estudantes, possibilitando a formação de alunos multiplicadores de ideias e de práticas educativas socioambientais, instigando o repensar de ações, atitudes e de consumo.

Interno - 5061784 - SINAIDA MARIA VASCONCELOS
Externo à Instituição - LUCIDIA FONSECA SANTIAGO - UFPA