SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: DESENVOLVIMENTO DE SABERES DOCENTES NA AMAZÔNIA
Ensino de Ciências por Investigação. Formação Continuada de Professores. Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Há limitações na abordagem sobre a Amazônia dentro dos livros didáticos disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro didático (PNLD), pois as poucas menções que ainda existem se encontram carregadas de estereótipos, não levando em consideração as questões socioambientais. Diante da escassez de discussões dentro dos livros didáticos que sejam pertinentes ao contexto da Região amazônica, objetivamos nesta pesquisa investigar quais saberes docentes são mobilizados em uma atividade formativa com professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental, dentro uma oficina para formação continuada que subsidie o Ensino de Ciências por investigação e que leve em consideração o contexto amazônico, visando à mobilização de saberes docentes de forma intencional e reflexiva na Educação Básica. A pesquisa será de natureza qualitativa, pois terá maior consideração pelo processo do que somente pelos resultados, dar-se-á mediante pesquisa-ação, por meio da realização de uma oficina de Sequências de Ensino Investigativas no Ensino Ciências em uma escola pública do município de Ananindeua, tendo espaços de roda de conversa e entrevistas coletivas como ferramentas de coleta de dados, sendo estes analisados através da técnica de Análise de Conteúdo preconizada por Laurence Bardin, com base nos pressupostos teóricos do Saber docente desenvolvido por Maurice Tardif. Espera-se que, as propostas de ensino de ciências por investigação, elaboradas pelos próprios professores, atendam as demandas locais e regionais, mobilize Saberes docentes que são pertinentes aos profissionais da educação, e que contribuam com a formação do professor pesquisador e reflexivo.