Banca de QUALIFICAÇÃO: VANJA VAGO DE VILHENA

DISCENTE : VANJA VAGO DE VILHENA
DATA : 13/12/2021
LOCAL: CCPPA

O USO DAS TDICs NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: PROCESSO FORMATIVO USANDO AS TECNOLOGIAS PARA APRENDIZAGEM E CONHECIMENTO NO CONTEXTO AMAZÔNICO

Formação de professores; Ensino de ciências; Tecnologias Digitais de Informação e comunicação; Ensino-aprendizagem; Aprendizagem significativa

As tecnologias digitais de informação e comunicação- TDICs estão cada vez mais presentes na educação. Essa nova realidade exige que o professor tenha uma nova postura didático-pedagógica, ou seja , competências técnicas, habilidades, iniciativa para lidar com os novos recursos tecnológicos. No entanto, no contexto educacional, percebemos que existe uma fragilidade quanto ao uso dos recursos tecnológicos mesmos nos ambientes de formação de professores. Faz se necessário que o profissional envolvido neste processo pedagógico esteja preparado para utilizar as inúmeras possibilidades que essas ferramentas oferecem, e assim potencializar seu uso no cotidiano escolar, viabilizando uma prática educativa mais prazerosa e criativa. Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral construir um processo formativo docente em Tecnologias Digitais para Aprendizagem e Conhecimento em ciências no contexto amazônico.  Esta pesquisa será fundamentada numa abordagem qualitativa e tem como amostra professores de ciências do Ensino Fundamental, séries finais da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Com base no objetivo citado e na metodologia da pesquisa-ação. A escolha por este método possibilitará aos pesquisadores, além das atividades inerentes à pesquisa científica, atuarem no ambiente escolar, buscando compreender as necessidades dos professores, coordenar o processo formativo, diagnosticar, refletir e agir sobre a realidade concreta.  Esta investigação será desenvolvida em cinco (5) etapas: Diagnose; Planejamento; Formação, Avaliação e validação do processo formativo e Elaboração do Ebook. Espera-se que essa pesquisa possa ser usada como subsídio para nortear ações que visem ao melhor aproveitamento dos recursos disponibilizados pelas tecnologias digitais de informação e comunicação no espaço escolar, contribuindo também no direcionamento da Formação continuada para o uso pedagógico dessas tecnologias para a aprendizagem e conhecimento no ensino de ciências no contexto amazônico.

Presidente - 55590180 - LUELY OLIVEIRA DA SILVA
Interno - 57176424 - JACIRENE VASCONCELOS DE ALBUQUERQUE