Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYARA FERREIRA COSTA

DISCENTE : MAYARA FERREIRA COSTA
DATA : 16/12/2021
LOCAL: Googlemeet

KIT DIDÁTICO GENETICBIO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE GENÉTICA NA AMAZÔNIA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM CTSA

Palavras-chave: Ensino de Genética na Amazônica. Kit didático. Ensino-aprendizagem. CTSA.

RESUMO

COSTA, Mayara Ferreira. Kit didático Geneticbio: contribuições para o ensino de Genética na Amazônia a partir de uma abordagem CTSA. 2021. Número de Páginas 91f. Qualificação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia), Universidade do Estado do Pará, Belém, 2021.

O ensino de Ciências na Amazônia se torna cada vez mais desafiador para os professores de Ciências, em especial o ensino de Genética, em decorrência das inovações tecnológicas, pelas transformações científicas e pela crescente disseminação das informações pelos meios de comunicação digital. Tornando necessária a formação de cidadãos críticos e comprometidos com as causas sociais dentro da perspectiva em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (CTSA). Este estudo apresenta o seguinte problema de pesquisa: De que maneira o desenvolvimento de um kit didático elaborado a partir de uma abordagem CTSA pode contribuir como estratégia didática inovadora para o processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de Genética para alunos do ensino médio? E objetiva: Analisar as contribuições do desenvolvimento e aplicação do kit didático Geneticbio a partir da abordagem de temas relacionados à Genética, biotecnologia e biodiversidade amazônica na perspectiva CTSA em turmas do ensino médio. Este estudo será qualitativo, com abordagem na pesquisa ação. A coleta de dados dar-se-á através da aplicação do Kit didático Geneticbio, contendo: material impresso (texto base) para duas aulas com a produção de mapas conceituais e texto informativo, podcasts, um jogo didático, que conterá a representação dos recursos naturais através dos bonecos feitos a partir da palmeira de miriti (Mauritia flexuosa L.f) e uma atividade de reflexão e discussão (situações problemas). Será realizada uma observação sistemática levando em consideração indicadores e os pilares da abordagem CTSA, como: a relevância social, atitude crítico-cidadã e o potencial transformador, por meio de anotações e descrições no Diário de Campo, filmagens, gravações de relatos e fotos dos momentos com os alunos. A análise das informações qualitativas será baseada em Análise de Conteúdos (AC). Nota-se alta receptividade e motivação dos alunos na aplicabilidade do kit, propiciando a compreensão e diálogos de conteúdos de Genética no ensino Biologia na Amazônia e uma mudança de atitudes e de conceitos quanto aos conhecimentos de Biodiversidade e Genética, apontados nas atividades desenvolvidas, promovendo a sensibilização ambiental através da utilização de recursos da floresta e as questões Genéticas na Amazônia em uma perspectiva CTSA. Assim, o produto educacional Kit didático Geneticbio revela potencial para a abordagem de temáticas em Genética na Amazônia em uma sequência que problematize e contextualize o cotidiano, e que permita o desenvolvimento de práticas diversificadas que contemplem a participação de todos os alunos e a reflexão crítica acerca de ciência, tecnologia sociedade e ambiente, e se contrapõe ao ensino tradicional e memorístico em sala de aula e provoca os alunos à leitura e ao pensar sobre as questões científicas e ambientais no seu próprio contexto.

Presidente - 5061784 - SINAIDA MARIA VASCONCELOS
Interno - 55587223 - PRISCYLA CRISTINNY SANTIAGO DA LUZ