Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA MARIA QUEIROZ DA SILVA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADRIANA MARIA QUEIROZ DA SILVA LIMA
DATA : 16/12/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Química Orgânica para alunos com deficiência visual: uma Estratégia de aprendizagem combinando uso de modelos 3D e audiodescrição.


PALAVRAS-CHAVES:

Impressão 3D. Deficiência Visual. Ensino de Química Orgânica.


PÁGINAS: 58
RESUMO:

O ensino de Química apresenta seus conceitos baseados na visualização de representações e modelos para a compreensão de seus conteúdos, assim, a adaptação de materiais didáticos e o uso de diferentes estratégias de ensino são condições fundamentais para oportunizar a construção de conhecimentos pelos estudantes com deficiência visual. Entretanto, no ensino básico público, há limitações na utilização de materiais didáticos adaptados. Neste sentido, buscou-se avaliar uma proposta didática que utiliza estruturas químicas 3D combinadas a audiodescrição, para aprendizagem dos conteúdos de Química Orgânica voltados a alunos
com deficiência visual, matriculados no 3o ano do ensino médio regular de uma escola pública
no distrito de Icoaraci-PA. A pesquisa está fundamentada na abordagem qualitativa, por meio
da pesquisa-ação e como instrumentos de coleta de dados utilizou-se a observação sistemática,
entrevista semiestruturada e a aplicação de uma sequência didática. A análise de dados adotada
nesta pesquisa será de análise de conteúdo à luz da teoria de Laurence Bardin. Com a aplicação
das primeiras etapas da sequência, verificou-se que inicialmente os alunos não possuíam domínio das informações contidas nas representações utilizadas em Química Orgânica, visto que, ao longo da sua trajetória escolar, os conceitos científicos foram trabalhados com grande apelo visual, sem oportunizar interações multissensoriais que permitissem a compreensão de conceitos e ativação do processo de aprendizagem e que após a apresentação dialogada dos conteúdos e utilização dos materiais adaptados houve um avanço no entendimento de conceitos e resolução de problemas relacionados a introdução a Química Orgânica. Espera-se que, ao final da aplicação da proposta didática, o processo de ensino e aprendizagem relacionados à
Química Orgânica seja favorecido através das trocas e interações com os materiais adaptados,
possibilitando que os alunos com deficiência visual consigam compreender os conceitos
envolvidos nas representações químicas, bem como, melhorar seu desempenho e participação nas aulas de Química.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 57195955 - RONILSON FREITAS DE SOUZA
Interno - 55587223 - PRISCYLA CRISTINNY SANTIAGO DA LUZ
Externo à Instituição - JOAO ELIAS VIDUEIRA FERREIRA - IFPA
Notícia cadastrada em: 16/12/2021 11:53
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