Banca de QUALIFICAÇÃO: DANRLEY FERREIRA MORAES

DISCENTE : DANRLEY FERREIRA MORAES
DATA : 26/04/2024
LOCAL: Planetario do Pará

FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA NA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: contribuições para o ensino de Ciências da Natureza na Educação do Campo

Formação Continuada de Professores. Saberes tradicionais. Saberes científicos. Práticas Pedagógicas. Prática Docente.

A Licenciatura em Educação do Campo surge em um contexto de lutas dos movimentos sociais e outras organizações na busca de construir uma educação criada a partir da realidade e dos modos de vida no campo, enfatizando os saberes produzidos neste espaço. O egresso dessa graduação, oriundo das comunidades campesinas traz na bagagem em sua vivência, o conhecimento tradicional somado ao conhecimento científico, o que lhe permite possibilidades de elaborar metodologias que condizem com a realidade escolar em que está inserido, entretanto, com oportunidades limitadas para a atuação nas escolas do campo, por falta de políticas educacionais voltadas para essa modalidade de ensino. Em decorrência dessa situação, ainda encontramos nos espaços educativos profissionais graduados em áreas comuns sem formação específica para a Educação do Campo. Nesse viés, pergunta-se: De que forma uma proposta de formação continuada colaborativa em perspectiva investigativa contribui para práticas docentes de professores que ensinam Ciências da Natureza, em escolas do campo no município de Igarapé-Miri/PA? Esta pesquisa tem como objetivo geral desenvolver uma proposta de formação continuada colaborativa para os professores de Ciências da Natureza que atuam em escolas do campo no município de Igarapé-Miri-PA. A pesquisa pretendida trata-se de uma pesquisa-ação e possui abordagem qualitativa dividindo-se em níveis, fases e etapas que englobam em sua metodologia uma perspectiva em colaboração e a construção secundária de uma sequência de ensino investigativo (SEI). Este estudo tem relevância por contribuir com a discussão de uma educação feita a partir da realidade camponesa, além de contribuir com a formação continuada de professores de ciências do campo que poderão agregar mais conhecimento e assim realizar a renovação da prática pedagógica com vistas a proporcionar uma educação de qualidade aos estudantes camponeses. Em síntese, espera-se que a proposta de uma formação colaborativa possa despertar o espirito de coletividade, a partilha e a interdependência. Com o produto educacional produzido espera-se que este também seja utilizado como um elemento para a formação continuada dos professores da área de conhecimento estudada e que atuam nesses espaços educativos.

Presidente - 55590029 - BIANCA VENTURIERI
Interno - 57176424 - JACIRENE VASCONCELOS DE ALBUQUERQUE