Banca de QUALIFICAÇÃO: MILENA ENEDINA MOTA DOS SANTOS BESSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MILENA ENEDINA MOTA DOS SANTOS BESSA
DATA : 25/03/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Centro de Ciências e Planetário do Pará
TÍTULO:

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS COMO ESTRATÉGIA
DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ENERGIA NO CONTEXTO AMAZÔNICO


PALAVRAS-CHAVES:

Metodologias ativas. Impactos socioambientais. Aprendizagem ativa.


PÁGINAS: 58
RESUMO:

As metodologias ativas (MA) correspondem ao conjunto de opções metodológicas que
favorecem um ensino ativo no qual o aluno é protagonista do processo de ensino-
aprendizagem sendo respeitado e valorizado em seus saberes. As MA favorecem a autonomia,
criticidade e espírito investigativo dos alunos, principalmente ao problematizar o ensino,
como é o caso da aprendizagem baseada em problemas (ABP). Sendo assim, a ABP será a
estratégia educativa utilizada para abordar o tema energia, haja vista seu caráter
interdisciplinar, interligando os aspectos químicos, físicos e biológicos relacionados a sua
geração e transformação com aspectos sociais, econômicos, históricos e ambientais
enfatizando o potencial energético da Amazônia brasileira e as consequências socioambientais
decorrentes do processo de geração de energia. Esta pesquisa tem por objetivo analisar de que
forma o ensino da temática energia utilizando a metodologia ativa baseada em problemas
pode contribuir para que os alunos construam uma aprendizagem contextualizada e ativa. O
estudo ocorrerá em uma escola da rede municipal de Belém envolvendo alunos de uma turma
do 8º ano do ensino fundamental. A pesquisa será desenvolvida na perspectiva da abordagem
qualitativa utilizando a observação sistemática com uso de roteiro de observação e a aplicação
de questionários como instrumentos de coleta de dados. Os dados serão analisados de acordo
com a técnica de análise de conteúdo (AC). Espera-se que este projeto contribua com a
aprendizagem ativa e contextualizada dos educandos a respeito do tema energia ao elaborar e
aplicar um guia didático, intitulado “Produção e consumo consciente de energia: um guia
didático para uma aprendizagem baseada em problemas”. Este guia didático será o Produto
Educacional (PE) resultado desta pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 5061784 - SINAIDA MARIA VASCONCELOS
Externo ao Programa - 55590029 - BIANCA VENTURIERI
Externo à Instituição - SHIRLIANE DE ARAÚJO SOUSA - UECE
Notícia cadastrada em: 17/04/2024 09:13
SIGAA | Diretoria de Serviços de Processamento de Dados - Copyright © 2006-2024 - UEPA - sigaa-apl1.instancia1