Banca de QUALIFICAÇÃO: ROZINALVA BRITO GOMES DOS SANTOS

DISCENTE : ROZINALVA BRITO GOMES DOS SANTOS
DATA : 19/05/2023
LOCAL: CCPA - Centro de Ciências e Planetário do Pará (meet)

MAPEANDO ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃOAMBIENTAL CRÍTICA COM DOCENTES DO ENSINOFUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS: PROMOVENDO APARTICIPAÇÃOCOLABORATIVA

Educação Ambiental Crítica 1; Formação Continuada 2; Processo formativo 3; Saber Ambiental 4; Colaboração 5.

Considerando que o debate ambiental precisa estar presente nas escolas, especialmente por Belém do Pará que sediar a COP 30 em 2025, desenvolvemos esta proposta com o propósito de trabalhar um curso formativo para docentes para enfatizar a importância da Educação Ambiental crítica (EAC), antes, durante e depois deste importante evento. Destinado a professores de escola pública do ensino fundamental I com base na colaboração participativa. A metodologia se assenta na investigação-ação, na ocasião a pesquisadora e os docentes terão a oportunidade de planejar as etapas correspondentes aos ciclos formativos pautados em Ibiapina (2004) envolvendo: descrição, informação, confronto e reconstrução. Objetiva-se provocar reflexão e participação colaborativa instigando os professores a envolver os objetos de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da área de Ciências da Natureza e correlatas. Curso pautado numa visão ambiental crítica, compreendendo a participação individual e coletiva de cada um. Busca- se desenvolver ações conjuntamente e avaliá-las no intuito de atingir a sensibilidade ambiental. O Curso formativo em Educação Ambiental crítica (EAC), oferece uma oportunidade ímpar de engajar os docentes da região Amazônica, inicialmente ele está composto de nove encontros dinâmicos contando com a metodologia da roda de conversa, nos quais os participantes serão envolvidos em atividades práticas e interativas. Através da produção de mapas falantes, fórum interativo, os docentes serão capacitados a desenvolver abordagens inovadoras para integrar a educação ambiental em suas práticas pedagógicas, relativas aos temas que promovem a EAC. As estratégias educativas envolverão a comunidade escolar no processo de novas aprendizagens, por ser um tema transversal, prioriza-se a interdisciplinaridade para melhor desenvolver as ações participativas e colaborativas de forma continuada. Tem-se como sugestão de programação de formação: 1. Observação; 2. Sensibilização; 3. Descrição; 4. Confronto I; 5. Confronto II; 6. Planejamento; 7. Reconstrução; 8. Ação; 9. Avaliação. Com este curso espera-se que as questões ambientais sejam trabalhadas para além de datas comemorativas, vislumbrando visão e ação crítica da prática educativa ambiental na escola. Também se almeja a produção de um Produto Educacional (PE) que será destinado e desenvolvido por e para educadores do Ensino Fundamental.

Presidente - 487961 - INES TREVISAN
Interno - 57176424 - JACIRENE VASCONCELOS DE ALBUQUERQUE