Banca de DEFESA: AMANDA DE JESUS ARAUJO TRINDADE PARENTE

DISCENTE : AMANDA DE JESUS ARAUJO TRINDADE PARENTE
DATA : 29/04/2024
LOCAL: CCPA - Centro de Ciências e Planetário do Pará (meet)

VIVÊNCIAS E RESISTÊNCIAS AMAZÔNICAS RIBEIRINHAS:  FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DE CICLOS REFLEXIVOS COLABORATIVOS PARA COMPREENSÃO DOS SABERES TRADICIONAIS

1.            Formação Docente Continuada.   2. Saberes Tradicionais.   3. Educação Ribeirinha.   4. Ensino de Ciências

A pesquisa apresentada traz algumas contribuições oriundas de ciclos reflexivos colaborativos envolvendo professores de ciências no contexto ribeirinho da educação infantil e ensino fundamental menor, cuja a finalidade foi  a construção de um processo educacional voltado para o desenvolvimento de um novo olhar do professor sobre suas ações ao trabalhar ciências, na criação de práticas pedagógica com possibilidades para a produção do conhecimento de ciências integrado a saberes ancestrais da comunidade. Buscando também amenizar a problemática da carência de formação continuada de professores de ciências em contexto ribeirinho e o ensino concentrado em teorias, que marginalizam os saberes e as riquezas especificas da região das ilhas. A metodologia aplicada é pautada na abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação colaborativa. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal de Educação do Campo Milton Monte, tendo como participantes professoras (pedagogas) que ensinam ciências, cujos dados coletados e analisados foram interpretados através da Análise Textual Discursiva. Os resultados desta análise apontam que existe uma carência de formação continuada para professores de ciências no contexto ribeirinho e a partir da diagnose, primeira fase desta pesquisa, culminou na elaboração e execução de um Processo Educacional direcionado a formação de professores de Ciências da Educação do Campo, o que se mostra uma relevante contribuição social e pedagógica na área da Educação Básica, em vista da necessidade de ampliação e consolidação das temáticas de preservação ambiental, sustentabilidade e defesa do território, fundamentalmente no atual cenário de luta e combate à destruição da natureza. Dentre os resultados, constatou-se que os ciclos reflexivos colaborativos alcançaram os objetivos propostos, uma vez que ao final dos encontros, os professores relataram a mudança de pensamento e o novo olhar sobre suas próprias ações em sala de aula, o que significa o rompimento de paradigmas perante o ensino de ciências conteudista e que os levou a reflexão de suas práticas, perante a uma realidade rica em saberes ancestrais.

Presidente - 487961 - INES TREVISAN
Interno - 5863503 - MILTA MARIANE DA MATA MARTINS