DESVENDANDO O SISTEMA NERVOSO HUMANO: PROMOVENDO
A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL
ATRAVÉS DE MODELOS DIDÁTICOS IMPRESSOS EM 3D
Palavras-chave: Impressão 3D. Mapas conceituais. Produto educacional.
Os modelos didáticos são representações tridimensionais usados como uma ferramenta de
ensino com grande potencial para suprir a escassez de material anatômico relacionado ao
conteúdo Sistema Nervoso Humano. Considerando o uso de modelos didáticos e mais recente
a tecnologia de impressão 3D com uma alternativa educacional promissora, a presente
pesquisa tem como objetivo elaborar uma proposta didática a partir da construção e uso de
modelos didáticos utilizando a tecnologia de impressão 3D para promover a aprendizagem
significativa do conteúdo de Sistema Nervoso Humano para alunos do ensino fundamental. O
estudo é de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa ação e ocorrerá em uma escola particular
localizada no município de Belém – PA, com alunos do 8º ano do ensino fundamental. A
intervenção pedagógica será realizada em três (três) etapas utilizando os pressupostos da
Teoria da Aprendizagem Significativa para nortear o processo de ensino, tendo como
principal instrumento de coleta de dados, os mapas conceituais. Os dados gerados serão
analisados conforme os critérios adaptados de adaptados de Mossi e Vinholi Júnior (2022) a
partir dos estudos de Trindade e Hartwig (2012), para a avaliação de mapas conceituais.
Dessa forma, espera-se promover uma aprendizagem significativa aos alunos sobre o Sistema
Nervoso Humano e confeccionar um produto educacional na forma de guia didático que
apresente a proposta didática para que possa facilitar aplicações de materiais voltados ao
conteúdo de Corpo Humano.