Banca de DEFESA: JAMILLY SOUZA DE AZEVEDO

DISCENTE : JAMILLY SOUZA DE AZEVEDO
DATA : 29/04/2024
LOCAL: sala virtual

Ensino de Ciências por Investigação e Formação Docente: Um Olhar para o Novo Ensino Médio

Formação de professores. Ensino de Ciências por Investigação. Novo Ensino Médio.

O ensino por investigação tem se destacado como uma abordagem promissora para promover a aprendizagem em Ciências, fomentando o desenvolvimento científico dos alunos. Nesse contexto, esta pesquisa visa investigar como um curso de formação de professores, com foco no ensino de Ciências por investigação, pode contribuir para a prática pedagógica dos docentes que atuam no Novo Ensino Médio em uma escola da rede pública estadual, localizada na Vila Maiauatá, em Igarapé-Miri, Pará. Utilizando uma abordagem qualitativa de pesquisa-ação, buscamos explorar possibilidades de ação para resolver o problema em questão, enriquecendo o conhecimento coletivo. Os dados foram coletados por meio de dois questionários e entrevistas semiestruturadas, aplicadas antes e após o ciclo formativo, com o intuito de compreender o conhecimento prévio dos professores e observar o processo de ensino-aprendizagem ao longo do curso. Além disso, utilizamos gravações de áudio e vídeo para complementar as informações. A análise dos dados foi realizada por meio da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016), permitindo uma compreensão mais aprofundada do processo experiencial dos professores durante o curso. Como resultado, desenvolvemos um Produto Educacional denominado "Ensino de Ciências por Investigação no Novo Ensino Médio: Desenvolvendo Saberes, Transformando Práticas", que consiste em um material textual sugerindo um curso de formação em três encontros para professores de ciências da Natureza e suas tecnologias. Este curso propõe o uso do Ensino por Investigação como metodologia para aulas contextualizadas e regionalizadas. Apesar dos desafios encontrados ao longo da pesquisa, constatamos que o curso proporcionou satisfação, reflexão, aprimoramento profissional, autoavaliação docente e novas perspectivas de aplicação da metodologia do Ensino por Investigação na prática docente dentro da escola.

Presidente - 54187359 - DANIELLE RODRIGUES MONTEIRO DA COSTA
Interno - 54187714 - LUCICLEIA PEREIRA DA SILVA