Banca de DEFESA: GLAUCIA NUNES DE SOUZA DA CONCEIÇÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GLAUCIA NUNES DE SOUZA DA CONCEIÇÃO
DATA : 09/04/2024
HORA: 16:00
LOCAL: Auditório do Centro de Ciências e Planetário do Pará
TÍTULO:

A FORMAÇÃO CONTINUADA POR MEIO DE QUESTÕES
SOCIOCIENTÍFICAS AMAZÔNICAS: UM CIRCUITO FORMATIVO
DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS



PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Questões Sociocientíficas; Formação continuada; Problemáticas Amazônicas;
Arco de Maguerez; Sequência Didática; Dimensões dos Conteúdos.



PÁGINAS: 142
RESUMO:

CONCEIÇÃO, Gláucia. A Formação Continuada por meio de Questões Sociocientíficas
Amazônicas: Um Circuito Formativo dos Professores de Ciências. 2024. 142f. Dissertação
(Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia), Universidade do Estado do Pará,
Belém, 2024.


A abordagem das Questões Sociocientíficas (QSC) no ensino de ciências fundamenta-se a partir
de problemáticas sociais que se pensadas no contexto amazônico, podem valorizar a
regionalidade e a vivência dos educandos dessa região, impulsionada ainda pelos preceitos de
Freire como a problematização, diálogo e a criticidade no processo de ensino e aprendizagem,
e os ideais de Morin sobre o pensamento complexo. Tendo como objetivo promover a formação
continuada por meio de QSC a partir de problemáticas amazônicas em um Circuito Formativo.
No município de Belém, sete professores de ciências naturais do 6º ao 9º ano do ensino
fundamental lotados no Distrito Administrativo de Icoarací (DAICO) foram os participantes
desta pesquisa, Assim, esta pesquisa foi de natureza aplicada, com abordagem qualitativa,
realizando uma pesquisa exploratória com procedimentos direcionados a pesquisa-ação, tendo
como técnicas de coletas de informações o questionário, a observação participante e a técnica
do grupo focal. Para análise das informações e dos resultados obtidos considerou-se os preceitos
da Análise Textual Discursiva (ATD). O Circuito Formativo, contou com três momentos para
sua efetivação, são eles: 1º - uma reflexão teórico-metodológico sobre as 2º - se caracterizou
pela escolha das problemáticas amazônicas pelos educandos a ser desenvolvida, e o 3º- se
constituiu pela elaboração de uma QSC a partir da problemática amazônica escolhida,
planejando a partir disto uma Sequências Didáticas (SD) baseada nas Dimensões dos
Conteúdos. Ao término do Circuito Formativo, foi realizada a avaliação deste pelos professores
participantes pontuando possibilidades, desafios e melhorias. A partir da análise e discussão
dos resultados gerou-se um Guia Formativo, configurando-se como o Produto Educacional
(PE), para a materialização do próprio Circuito Formativo desta pesquisa, o qual contém
orientações formativas baseada nos fundamentos teóricos e metodológicos utilizados durante o
seu desenvolvimento, intitulou-se
Ei maninho, te liga! Nas Questões Sociocientíficas
Amazônicas: Guia Formativo para novas práticas educativas em Ciências”. Ao final da pesquisa
concluiu-se que o Circuito Formativo por meio das QSC a partir das Problemáticas Amazônicas
mostrou-se como uma promissora estratégia pedagógica de reflexão para a formação
continuada de professores, e consequentemente para o processo de ensino de ciências aos
educandos. Portanto, espera-se que esta pesquisa e seu PE possa servir de subsídio para a
ressignificação do processo de ensino de ciências, assim como para a realização de futuras
formações continuadas direcionadas aos professores de ciências.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 5913707 - ERICK ELISSON HOSANA RIBEIRO
Interno - 57188824 - FREDERICO DA SILVA BICALHO
Externo à Instituição - NILZILENE GOMES DE FIGUEIREDO - UFOPA
Notícia cadastrada em: 09/04/2024 10:11
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