Banca de DEFESA: JULIANE LARISSA BARBOSA SANTOS

DISCENTE : JULIANE LARISSA BARBOSA SANTOS
DATA : 04/04/2024
LOCAL: Remoto

ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DA CADEIA PRODUTIVA DE MINERAIS NA AMAZÔNIA PARAENSE: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Minerais. Região Amazônia paraense. Escola de Ensino Técnico. Ensino de Ciências.

O ensino de minerais dentre outras possibilidades, é capaz de contribuir no processo de ensino- aprendizagem nas Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará, por meio de metodologias que discutam e promovam soluções tecnológicas para região amazônica visando o desenvolvimento sustentável, investimentos e ações assertivas no campo educacional. Por outro lado, essa pesquisa firma uma cooperação de trabalho entre Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Pará com Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará vinculada a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior Profissional e Tecnológica do Estado do Pará, tendo em vista a melhoria de práticas educacionais  e, no âmbito do ensino de Ciências, formação de profissionais cada vez mais qualificados com atuação relevante nas diversas regiões do estado do Pará. Para tal, pretende-se por meio de um conjunto de iniciativas voltadas ao ensino de minerais integrar Ciência-Tecnologia-Produção na região Amazônia paraense com viés de promoção de estratégias de educacionais. Por sua vez, a educação profissional visa adaptar-se às necessidades do mercado de trabalho e à inovação tecnológica, proporcionando aos estudantes o acesso às novas tecnologias, desenvolvimento de competências e alcance de habilidades de seus cursos técnicos através da compreensão e do domínio científicos e tecnológicos. Dito isso, a pesquisa visa elaborar uma sequência didática sobre ensino de minerais presentes na Amazônia paraense com estudantes do curso de Meio Ambiente da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará “Doutor Celso Malcher”. Quanto aos procedimentos metodológicos da pesquisa, serão utilizados a pesquisa-ação; coletas de dados por meio de observação do participante com registro em diário de bordo, entrevistas gravadas por meio    de áudio e vídeo; e pesquisa qualitativa, com análise desses conteúdos através de técnica de análise de conteúdo, demonstrada por meio de quadros, gráficos e esquemas representativos. Portanto, a proposta apresenta potencial formativo visando educandos qualificados nas áreas tecnológica e educacional com posturas de multiplicadores do conhecimento científico frente aos reais desafios enfrentados na região amazônica com vista ao estímulo do pensamento computacional, científico e da prática de conteúdos multidisciplinares/experimentais em minerais e seu potencial desenvolvimento econômico para análises e proposições de soluções presentes no cotidiano da população paraense. Além disso, promover ações efetivas de formação significativas aos estudantes das áreas tecnológicas e criação de novas estratégias de ensino de conteúdos curriculares dos cursos ofertados nas Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará que possibilitem o desenvolvimento científico, tecnológico e sustentável aplicado nas diferentes áreas do conhecimento e, por conseguinte, promova aprendizagem de alto nível em Ciência, Tecnologia e  Inovação.

Presidente - 5895283 - JOSE FERNANDO PEREIRA LEAL
Interno - 54187714 - LUCICLEIA PEREIRA DA SILVA