AÇÃO FORMATIVA INTERDISCIPLINAR: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NA ABORDAGEM DE QUESTÕES
SOCIOCIENTÍFICAS NA MICRORREGIÃO DE SÃO FÉLIX DO XINGU, PARÁ-BRASIL
Formação continuada, Pesquisa-ação, Aprendizagem Baseada em Projetos.
Com base em uma realidade na microrregião de São Félix do Xingu, Pará-Brasil, um local em que no processo de transformação social, a ilegalidade e a impunidade acabaram por serem condizentes, sendo cenário de várias problemáticas socioambientais, e aspectos como esses são refletidos nas escolas públicas da região. Diante desta conjuntura, e por ter consciências de que os professores são fundamentais em qualquer processo educativo, pois são os executores das propostas educacionais, esta pesquisa teve como objetivo principal o desenvolvimento de uma ação formativa interdisciplinar para professores que atuam nos anos finais do ensino fundamental, na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental João Ciro de Moura, do município de São Félix do Xingu-PA; com fundamentos na metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), concebida pelo autor Bender (2014), junto ao uso e discussão de Questões Sociocientíficas (QSCs) abordadas, principalmente, pelos autores Conrado e Nunes-Neto (2018) e Martínez (2012), na perspectiva de aperfeiçoar a prática docente no viés da formação crítica e reflexiva. O trabalho ancora-se em uma metodologia qualitativa de cunho exploratório por intermédio da pesquisa-ação. Os principais instrumentos de pesquisa foram a partir do registro dos encontros formativos, questionários e grupo focal, cujos dados foram tratados à luz da análise de conteúdo de Bardin (2011). Após análises dos dados tivemos como resultado, duas categorias finais, sendo “Desafios e entraves para a implementação da ABP no ensino e aprendizagem dos alunos” e “Benefícios das estratégias desenvolvidas pela ação formativa interdisciplinar com o uso da ABP para a prática do docente”. Ao observar os resultados entendemos a necessidade de compartilhar ações como esta com outros professores, e assim desenvolvemos um produto educacional com a tipologia de Guia metodológico, como o título “Ação formativa interdisciplinar: Aprendizagem Baseada em Projetos na abordagem de Questões Sociocientíficas”, na qual traz orientações para o desenvolvimento de projetos mediados pela ABP e as QSCs, direcionado aos professores que pretendam desenvolver projetos que abordem temáticas de ocorrência em sua região, mais especificamente temas socioambientais, que podem ser discutidos em escolas públicas e privadas, na educação básica. Para tanto, sua organização e estrutura poderá corroborar nos diversos níveis de ensino que tenham interesse em desenvolver projetos interdisciplinares, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e reflexivos.