Banca de DEFESA: ANDREIA DE OLIVEIRA CASTRO

DISCENTE : ANDREIA DE OLIVEIRA CASTRO
DATA : 05/03/2024
LOCAL: Belém - Remoto

O ENSINO DE ECOLOGIA NO CONTEXTO AMAZÔNICO POR MEIO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: Uma proposta de processo formativo para professores de Ciências

Ensino de Ecologia. Ensino por Investigação. Processo Formativo.

Muitas são as discussões atuais sobre as questões ambientais e as necessidades de a sociedade adotar posturas mais eficientes para o uso sustentável dos recursos naturais. Contudo, tais discussões parecem estar mais presentes nos meios científicos, políticos e culturais, do que no meio escolar, onde, em geral, os conteúdos científicos são apresentados, quase sempre, de forma mais teórica que prática, e pouco contextualizada com questões ambientais típicas da Amazônia Paraense. Dessa forma, os conteúdos do escopo da ciência Ecologia são apresentados de forma abstrata e distanciados do contexto que lhe deu origem, ocorrendo assim, uma separação entre aquilo que é aprendido e aquilo que é utilizado, de fato, no cotidiano do aluno. Por outro lado, o professor não dispõe de tempo, incentivo e/ou disposição para buscar novos conhecimentos, metodologias ou recursos didáticos para refrescar sua prática docente. Por isso, a formação continuada apresenta-se como um potencial renovador motivacional da profissão docente; um mobilizador de novas ideias e ações que revigoram a prática do professor. E, partindo desse pressuposto, buscamos nas chamadas Metodologias Ativas de Aprendizagem, subsídios teóricos e metodológicos que melhor se encaixem nas possíveis resoluções dos problemas relacionados ao ensino de Ecologia no contexto amazônico. Dito isto, a presente pesquisa traz como objetivo central, desenvolver, validar e avaliar um processo formativo docente (como um Produto Educacional) voltado para subsidiar opções metodológicas para o ensino de Ecologia no contexto amazônico, tendo a metodologia do Ensino por Investigação como suporte teórico para uma mudança de perspectiva didática que fomente uma aprendizagem contextual, reflexiva, participativa e cidadã para o aluno. Para tanto, partimos de uma pesquisa-ação realizada com professores de Ciências que atuam na escola Nossa Senhora de Fátima, localizada no município de Marabá, Pará. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, em que os dados analisados foram extraídos de transcrições das entrevistas em grupo focal com os professores, realizadas durante as etapas de implementação e avaliação do Produto Educacional construído no percurso desta pesquisa. Os dados foram tratados e analisados segundo a técnica da Análise Textual Discursiva, utilizando a metodologia das categorias emergentes e categorias a priori. Os resultados mostraram que os professores participantes do processo formativo o avaliaram de forma positiva, a partir de duas visões distintas: aquela do profissional da educação que analisa outrem apresentando algo da mesma área de atuação profissional; e aquela de quem avalia a sua própria aprendizagem a partir da mobilização de seus saberes no decorrer do processo. Também foi possível inferir, sobre as possíveis intencionalidades de utilização da metodologia do Ensino por Investigação por parte dos professores, apontando duas supostas motivações para tais intencionalidades: a utilização de uma nova estratégia de ensino - que consiga motivar o aluno à participação de sua aprendizagem; e a mudança de postura profissional docente - com o professor se entendendo como o motivador e mediador de uma aprendizagem mais autônoma do seu aluno. Dentre os saberes docentes mobilizados, os saberes disciplinares, saberes da formação profissional e os saberes experienciais, apresentaram maior interação teórica, tanto durante o andamento do curso, quanto na produção final do plano de ensino. Portanto, a partir de nossas análises, podemos concluir que o curso de formação docente proposto atingiu seu objetivo, instigando os professores participantes a uma mobilização de saberes mais dinâmica, uma maior reflexão sobre sua prática pedagógica, e um maior entendimento sobre a importância da abordagem de temas da Ecologia a partir da contextualização de problemas ambientais locais.

Presidente - 54192358 - KLEBSON DANIEL SODRE DO ROSARIO
Interno - 57188439 - ALCINDO DA SILVA MARTINS JUNIOR