Banca de DEFESA: VANDRESSA CALDAS AMORIM

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VANDRESSA CALDAS AMORIM
DATA : 29/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: CCPPA
TÍTULO:

ILHAS INTERDISCIPLINARES DE RACIONALIDADE COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM PROCESSO FORMATIVO NO CONTEXTO AMAZÔNICO



PALAVRAS-CHAVES:

IInterdisciplinaridade. Formação Docente. Produto Educacional.



PÁGINAS: 30
RESUMO:

Esta pesquisa teve como objetivo construir um processo formativo, utilizando as Ilhas
Interdisciplinares de Racionalidade (IIR), em colaboração com os professores de diferentes
áreas da Educação Básica (Ensino Médio) que atuam em uma escola estadual de Ensino
Médio, localizada no Distrito de Juaba – localidade pertencente ao município de Cametá/PA.
Pretendeu-se, portanto, promover uma fundamentação teórica-metodológica baseada nos
pressupostos de Gérard Fourez para que os professores pudessem desenvolver uma prática
pedagógica interdisciplinar na perspectiva do Ensino de Ciências e, assim, alcançar um ensino
integrador no contexto amazônico. No que concerne à metodologia, apresenta natureza
qualitativa, do tipo pesquisa-ação e utiliza entrevista semiestruturada e questionários como
técnica de coleta dos dados, os quais foram analisados por meio da Análise Textual
Discursiva (ATD). Acerca disso, os resultados demonstraram que os professores sentem
dificuldades nas abordagens interdisciplinares devido ao teor metodológico construído em
torno de cada disciplina, corroborada pelo individualismo docente. Ademais, a falta de tempo
e, consequentemente, a escassez de diálogo amplificam essas problemáticas. Dessa forma, as
interações e discussões participativas desse processo formativo permitiram a possibilidade de
um espaço de comunicação, escuta e reflexões em torno da práxis interdisciplinar, pois a
partir dessa dinâmica ocorreu a troca de saberes entre os participantes, construindo um
ambiente em que diferentes disciplinas não apenas coexistiam, mas se integravam de maneira
sinérgica. Sob esse ponto de vista, essa formação é aproximada de situações concretas por ser
oriunda das demandas do próprio corpo docente. Além disso, também proporcionou uma
ponte com o Ensino de Ciências na Amazônia, visto que permitiu estabelecer inter-relações ao
considerar, por exemplo, as características ambientais, culturais e sociais únicas dessa região.
Essa abordagem contextualizada, através da IIR desenvolvida pelos docentes em relação à
questão do lixo, favoreceu uma compreensão mais ampla e conectada dos conceitos. Nesse
contexto, a síntese final por meio de um “Jornal Informativo” incorporou contribuições de
diversas áreas e especialistas, enriquecendo ainda mais a interdisciplinaridade. Portanto,
infere-se a necessidade de desenvolver uma formação docente que promova uma abordagem
crítica e reflexiva, fundamentado na aquisição de habilidades, competências e perspectivas
que enriqueçam a prática pedagógica e contribuam para seu desenvolvimento profissional e,
do mesmo modo, empoderar os professores como agentes de transformação diante de um
cenário educacional menos fragmentado e aplicado à realidade amazônica. Por essa
compreensão, emerge dessa pesquisa o Produto Educacional (PE), materializado em formato
de E-Book, intitulado: Ilhas na Amazônia Paraense: navegando pelos rios da
Interdisciplinaridade na Formação Docente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 55590180 - LUELY OLIVEIRA DA SILVA
Interno - 5863503 - MILTA MARIANE DA MATA MARTINS
Externo à Instituição - CLÁUDIA SILVA DE CASTRO - UFOPA
Notícia cadastrada em: 26/02/2024 07:31
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