Banca de DEFESA: TAYNNA NAYARA BARREIROS ARRAIS

DISCENTE : TAYNNA NAYARA BARREIROS ARRAIS
DATA : 29/02/2024
LOCAL: Centro de Ciências e Planetário do Pará

EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA AMAZÔNIA: articulando STEAM e ensino por investigação na trajetória docente

Formação continuada. STEAM. Ensino por investigação. Saberes

ARRAIS, Taynná Nayara Barreiros. Educação Científica na Amazônia: articulando STEAM e ensino por investigação na trajetória docente. 2023. 99 f. (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia), Universidade do Estado do Pará, Belém, 2023.

Estudos e reflexões sobre as tendências atuais no ensino de ciências da natureza mostram a importância de incorporar, na prática docente, atividades com uma abordagem investigativa e interdisciplinar e que permitam aos educandos compreenderem e aplicarem conceitos e fenômenos científicos. Portanto, destacamos a importância de se discutir sobre a formação continuada e os saberes mobilizadores tornaram-se um assunto recorrente no âmbito da pesquisa, uma vez que o professor interage de forma direta com seus alunos, requerendo destes profissionais uma ação inovadora quanto aos saberes e às suas práticas de sala de aula. Nessa perspectiva, em consonância com o momento de reestruturação do ensino básico no Pará, norteado pelo Documento Curricular do Estado do Pará, a partir de paradigmas educacionais, progressistas e inovadores, com os quais o alunado é motivado a protagonizar sua própria aprendizagem, investigar esse panorama levou ao percurso metodológico de uma pesquisa qualitativa e do tipo pesquisa-ação que apresenta como objetivo principal desenvolver um processo formativo colaborativo com base no ensino por investigação e abordagem em STEAM para o ensino de ciências naturais e analisar as contribuições desse processo formativo em práticas curriculares diferenciadas e inovadoras para o ensino de Ciências da Natureza mediante projetos de intervenção. Para tanto, estão participando da pesquisa oito professores de ciências da natureza que atuam no ensino médio em uma escola pública, localizada no município de Benevides, região metropolitana de Belém-Pa. Os dados iniciais foram coletados por intermédio de aplicação de entrevistas semiestruturadas para os participantes da pesquisa, além de observação participante em relação ao desenvolvimento do planejamento do dia a dia em aula. Os dados desta pesquisa serão interpretados pelos pressupostos da Análise Textual Discursiva-ATD. Logo, os resultados e discussões apontados em relação ao ensino por investigação e abordagem STEAM na formação dos (as) professores (as) contribuirão para elaboração e desenvolvimento de um processo formativo, por meio da aplicação do Processo Educacional que servirá de produto interlocutivo aos professores/profissionais que atuam                                               nos mais diversos contextos educacionais que fazem parte da Região Amazônica.

Presidente - 57188824 - FREDERICO DA SILVA BICALHO
Interno - 5913707 - ERICK ELISSON HOSANA RIBEIRO