Banca de DEFESA: RODRIGO ALMEIDA PACHECO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RODRIGO ALMEIDA PACHECO
DATA : 27/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: CCPPA
TÍTULO:

Processo Formativo para Professores(as) de Química na perspectiva da Transposição Didática na Amazônia Paraense.


PALAVRAS-CHAVES:

Formação Continuada. Transposição Didática. Formação de Professores.
Docência em Química.


PÁGINAS: 61
RESUMO:

A pesquisa partiu da problemática sobre quais contribuições que um processo formativo na perspectiva da Transposição Didática pode favorecer para a prática docente e para o desenvolvimento profissional de professores de química que atuam na Amazônia paraense, especialmente na cidade de Cametá-Pa. Dessa forma, o objetivo geral do estudo foi elaborar de maneira colaborativa e dialógica uma formação na perspectiva da Transposição Didática para auxiliar os professores de química em sua prática docente, contribuindo em seu
desenvolvimento profissional na Escola Estadual de Ensino Médio de Tempo Integral Abraão Simão Jatene, e como objetivos específicos investigar os conhecimentos que os professores de química apresentam sobre transposição didática no momento de desenvolvimento da pesquisa; Investigar como ocorre o processo de Transposição Didática na disciplina de química; Elaborar e validar um curso de formação continuada com base na transposição didática para o ensino e a aprendizagem em química. Todo o processo citado foi norteado
metodologicamente por uma pesquisa qualitativa do tipo Pesquisa-Ação, que contou com a aplicação de entrevistas semiestruturadas que foram aplicadas em momentos pontuais da formação com os professores, a saber: no diagnóstico inicial e ao final da formação. Toda a investigação gerou um Produto Educacional que tem como título “A Docência na Amazônia Paraense: um curso sobre a Transposição Didática na Formação continuada do Professor de Química” que se trata de um processo formativo, tendo sua materialidade em um livro digital. As análises das informações coletadas foram realizadas por meio da Análise Textual
Discursiva – ATD e os resultados apontaram um cenário carente na oferta de formações
continuadas para os professores de química, que anseiam por momentos formativos de
aprimoramento e desenvolvimento profissional, que sabem da importância dessas
experiências para sua carreira docente, mas que são reféns de um cenário que os impossibilita
de realizar tal formações, os docentes entrevistados também nunca ouviram falar sobre
Transposição Didática e revelaram ter refletido poucas vezes sobre seu desenvolvimento
profissional. Conclui-se que a oferta de formações continuadas pode resgatar o encantamento
dos professores e contribuir em seu desenvolvimento profissional, favorecendo a reflexão da
sua própria prática e mudança de postura caso seja necessário, o processo formativo ainda
gerou três planejamentos de aulas seguindo os princípios da transposição didática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 55590180 - LUELY OLIVEIRA DA SILVA
Interno - 57176424 - JACIRENE VASCONCELOS DE ALBUQUERQUE
Externo à Instituição - GLAUCO COHEN FERREIRA PANTOJA - UFOPA
Notícia cadastrada em: 26/02/2024 07:30
SIGAA | Diretoria de Serviços de Processamento de Dados - Copyright © 2006-2024 - UEPA - sigaa-apl2.instancia2