SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA (SEI) SOBRE A DIVERSIDADE DE ECOSSISTEMAS: O CASO DA RESERVA ECOLÓGICA DA MATA DO BACURIZAL, SALVATERRA-PA
ENSINO DE CIÊNCIAS; ENSINO POR INVESTIGAÇÃO; ENSINO FUNDAMENTAL
O ensino de ciências por muito tempo foi marcado por um ensino tradicional que não levava em consideração a realidade do aluno e o meio no qual estava inserido. Diante desse contexto novos meios de ensinar ciências surgiram para que os alunos tivessem uma aprendizagem contextualizada e que considerassem o aluno como parte do processo de ensino aprendizagem. Um desses meios é a sequência é ensino por investigação em que o professor irá estimular o aluno a desenvolver o conhecimento científico trazendo maior autonomia aos alunos para que argumentem, troquem ideias e possam construir o conhecimento científico. Diante do atual contexto, o ensino por investigação considera o cotidiano do aluno a exemplo; os problemas relacionados ao meio ambiente e pode ser uma importante ferramenta utilizada na escola para mitigar a atual crise ambiental pela qual estamos passando. Neste estudo iremos realizar a SEI com alunos dos 7°ano da escola EMEF Oscarina Santos para elaboração de uma sequência didática como produto educacional. O objetivo é averiguar as potencialidades pedagógicas de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) sobre temáticas como: composição, diversidade e degradação de ecossistemas no arquipélago do Marajó, em especial na Unidade de Conservação - a Mata do Bacurizal. A pesquisa consistirá em uma pesquisa de ação onde utilizaremos a análise do discurso a partir de textos dissertativos, desenhos, questionários semiestruturados e entrevistas. Espera-se com este trabalho produzir a SEI atrelada à Educação Ambiental com o objetivo de proporcionar uma aprendizagem contextualizada sobre a biodiversidade e o
ecossistema do arquipélago do Marajó.