O ENSINO DE QUÍMICA POR INVESTIGAÇÃO: uma proposta de formação continuada para professores de ciências que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental no município de Abaetetuba-PA
Formação continuada. Ensino de química por Investigação. Anos finais do Ensino Fundamental. Produto Educacional.
A formação continuada é de extrema importância para os professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental. Ela proporciona atualização de conhecimentos, permitindo que os docentes estejam familiarizados com os conteúdos específicos das disciplinas que lecionam. A presente pesquisa tem como objetivo geral avaliar as contribuições de uma oficina com professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental para abordagem de conceitos químicos na perspectiva do Ensino por Investigação. Nesse contexto, a investigação busca responder as seguintes questões norteadoras: Quais os desafios enfrentados pelos professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental para abordagem dos conceitos químicos? Como a oficina de Formação continuada reflexiva fundamentada no Ensino por investigação pode contribuir no ensino de conceitos químicos para os anos finais do Ensino Fundamental? A pesquisa segue um caráter qualitativo do tipo pesquisa-ação que se desenvolverá em 4 (quatro) etapas, os quais abrangem a química nos anos finais do Ensino Fundamental, sendo elas: Articulação entre BNCC e o documento curricular do Estado do Pará; Fundamentação sobre o Ensino por Investigação; Explorando a Química nos Anos Finais do Ensino Fundamental: Possibilidades em uma Abordagem Investigativa; Elaboração de Sequências de Ensino por Investigação para abordar conceitos químicos nos anos finais do Ensino Fundamental; Socialização das Sequências de Ensino Investigativa abordando os conceitos químicos nos anos finais do Ensino Fundamental. O processo formativo proposto pelo estudo visa a construção do Produto Educacional (PE) intitulado de: BORA REAGIR PROFESSOR? Explorando a química no Ensino Fundamental (anos finais) em uma abordagem investigativa." O instrumento para a coleta de dados será entrevistas semiestruturadas, aplicadas no início e final da pesquisa. A análise das falas dos participantes será utilizada a técnica de Análise de Conteúdo, seguindo a abordagem proposta por Bardin. Espera-se que essa formação continuada proporcione aos professores uma maior confiança e capacidade para implementar o ensino de Química por investigação, possibilitando uma abordagem mais contextualizada, problematizadora e participativa em suas aulas.