Banca de DEFESA: RONALDO DOS SANTOS LEONEL

DISCENTE : RONALDO DOS SANTOS LEONEL
DATA : 02/02/2024
LOCAL: Belém

Formação de Professores da Educação do Campo no Contexto da Amazônia Paraense: Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas no Ensino de
Ciências Naturais

Formação continuada. Educação do Campo. Metodologias Ativas. Tecnologias Digitais. Ensino de Ciências.

As temáticas de formação continuada de professores/as do campo, das metodologias ativas e das tecnologias digitas possibilitam discussões críticas sobre as formas hegemônicas de pensar e fazer a educação, tornando-se um espaço privilegiado para experimentações pedagógicas para o ensino de ciências em contextos amazônicos, além de problematizar seu alcance em relação a melhoria da aprendizagem e das redes de comunicação que fortalecem o ensino e a formação básica das comunidades campesinas. As metodologias ativas e o uso das tecnologias digitais no contexto da Educação do Campo constituem uma alternativa aos métodos tradicionais caracterizados pelo ensino bancário que tem o/a professor/a como personagem principal no centro do processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, investigar esse contexto levou ao percurso metodológico de uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva e do tipo pesquisa-ação que apresenta como objetivo uma  análise sobre as contribuições de uma proposta de formação continuada para os/as professores/as com base no uso das tecnologias digitais e na metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problema-ABP para o ensino de ciências naturais na escola do campo, no contexto da Amazônia Paraense, e suas percepções sobre essas ferramentas metodológicas nas suas práticas docentes. Os participando da pesquisa foram três professores/as de ciências naturais (Licenciados em Biologia e Educação do Campo com Habilitação em Ciências Natureza e Matemática). Os dados foram coletados mediante aplicação de entrevistas e questionários para os/as participantes da pesquisa, professores/as da Escola Municipal Sol Nascente, localizada no Assentamento Rural PA/ASSURINI em Altamira, no Estado do Pará, coleta de documentos específicos como planos de ensino e planos de aulas elaborados pelos/as professores/as, matriz curricular, além de observação participante em relação ao desenvolvimento do planejamento do dia a dia em aula. Para interpretados dos dados desta pesquisa a Análise Textual Discursiva-ATD. Os resultados e discussões alcançados por meio do desenvolvimento de um Processo Educacional-PE, intitulado Curso de Formação Continuada de Professores/as da Educação do Campo no Contexto da Amazônia Paraense: Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas no Ensino de Ciências Naturais evidenciaram que essas estratégias, em especial a Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) contribuem para qualificação de professores/as, potencializando o ensino para alunos/as da escola do campo. Além disso, promoveu o uso inovador de tecnologias digitais, criou uma rede de colaboração entre os/as educadores/as, considerando as peculiaridades locais e culturais da Amazônia Paraense, garantindo uma educação mais contextualizada e relevante, conectada à realidade dos alunos/as e fortalecendo a qualidade do ensino de ciências naturais na região.  Ao final da pesquisa conclui-se que a formação continuada desenvolvida se mostrou proveitosa aos professores/as, possibilitando a integração das Tecnologias Digitais, e da Metodologia Ativa Aprendizagem Baseada em Problema à sua formação e, assim, contribuindo para sua qualificação profissional.

Presidente - 57176424 - JACIRENE VASCONCELOS DE ALBUQUERQUE
Interno - 55590180 - LUELY OLIVEIRA DA SILVA