Banca de DEFESA: ANA PAULA SILVA DA CUNHA ROCHA

DISCENTE : ANA PAULA SILVA DA CUNHA ROCHA
DATA : 19/01/2024
LOCAL: REMOTA

PRÁTICAS DE AGRICULTURA E O ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA FREIREANA ARTICULADA A ABORDAGEM CTS

Paulo Freire, Contextualização, Jovem rural, Material Didático.

Os educandos que residem em áreas rurais e estudam em escolas urbanas, apresentam  baixa aprendizagem e interesse pelos estudos, acreditamos que as disparidades entre os dois ambientes seja a causa consequência de tal cenário, isso tem gerado crescente desinteresse dos educandos pelas práticas educacionais desenvolvidas nas escolas. Todavia, na perspectiva da formação de uma sociedade crítica, que seja capaz de tomar decisões que impliquem em transformar a realidade na qual está inserida, se faz necessário a compreensão e emprego consciente de conhecimentos científicos e tecnológicos. Neste contexto, surge o presente trabalho com o objetivo geral de desenvolver uma Sequência Didática (SD) fundamentada na pedagogia Freireana articulada com a abordagem CTS, cujo tema gerador será “Agricultura” para contextualização da prática local e construção de conhecimentos químicos que auxiliem na compreensão da linguagem científica e leitura coerente do mundo pelos educandos. A SD foi estruturada nos moldes dos Três Momentos Pedagógicos (3MPs) e aplicada com uma turma da disciplina eletiva II a qual participam  educandos que residem nos espaços urbano e rural. A partir do tema foram abordados conteúdos de química relacionando aspectos científicos, históricos, econômicos, ambientais e sociais, tendo como ambiente temático a horta existente na comunidade rural Vila Café, na qual alguns participantes residem. Este estudo foi realizado na forma de uma investigação-ação, abordagem de caráter qualitativo que permite a condução de um processo de ação e reflexão sobre a própria prática. Para construção e coleta de dados, aplicamos aos participantes instrumentos, como questionários socioeconômicos e de conhecimentos prévios, registros de fotografia, atividades práticas de observação e construção de artefatos de forma coletiva e questionário final.. Para sistematização dos resultados, o material textual obtido foi processado no software IRAMUTEQ e interpretado com aporte da Análise de Conteúdo (AC). Ao final da aplicação deste estudo, elaboramos como produto educacional um material didático/instrucional na forma de SD que pode ser utilizada por professores de química, atuantes no contexto urbano e/ou rural, que almejam contextualizar sua prática docente, favorecendo a aprendizagem dos educandos e a capacidade de analisar com criticidade aspectos científicos e tecnológicos que interferem nas relações sociais.

Presidente - 54187714 - LUCICLEIA PEREIRA DA SILVA
Interno - 57195955 - RONILSON FREITAS DE SOUZA