Banca de DEFESA: IVANA THARINY DE LIMA LEAL

DISCENTE : IVANA THARINY DE LIMA LEAL
DATA : 22/01/2024
LOCAL: Centro de Ciência Planetário do Pará

OFICINAS EDUCATIVAS PARA A PRODUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS DE MIRITI COMO PROPOSTA PARA APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DE ECOLOGIA E TEMAS AMBIENTAIS ATUAIS

Oficinas. Ensino. Ecologia. Miriti. Aprendizagem.

Essa investigação objetivou desenvolver, a partir de metodologias ativas, oficinas educativas usando o recurso do miriti, a fim de produzir modelos didáticos voltados a aprendizagens essenciais da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias, das temáticas: vida e evolução e terra e universo com enfoque para aos conhecimentos de Ecologia e os temas ambientais atuais. Esse estudo parte dos questionamentos: Quais as aprendizagens essenciais poderão ser viabilizadas a partir da realização de oficinas de produção de modelos didáticos de miriti para conhecimentos de Ecologia e meio ambiente? E quais valores e atitudes essas oficinas podem proporcionar acerca da criticidade, valorização do patrimônio cultural e socioambiental presente no contexto local? Assim, foram aplicados questionários de sondagem com 5 docentes de ciências e 24 alunos da turma do 2º/3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública de Abaetetuba-PA. Posteriormente, foram realizadas quatro oficinas educativas pautadas na cultura Maker, a fim de fomentar as aprendizagens essenciais relativas aos conteúdos de Ecologia e meio ambiente. As oficinas ocorreram em 43 tempos de 45 minutos, por meio de leituras, resolução de problemáticas, manipulação e construção de artefatos de miriti. Ao fim das ações, aconteceram entrevistas individuais juntamente com os estudantes buscando compreender o nível de aprendizagem biológica consolidada por eles durante o estudo, assim como um questionário pós- ações educativas para a docente titular da turma que acompanhou todo o processo. Para coleta de dados foram utilizados: um diário de bordo e gravador. Para sistematização dos dados obtidos optou-se pela análise de conteúdo com a criação de categorias a posteriori: 1) Conhecendo a prática educativa dos docentes de ciências; 2) Entendimento dos discentes sobre Ecologia e 3) Ciclo de Oficinas de produção de modelos didáticos de miriti: construindo aprendizagens conceituais a partir dos níveis de aprendizagem biológica de Krasilchik (2019) e 4) Aprendizagens essenciais desenvolvidas durante as oficinas, que foram discutidas a luz dos referenciais teóricos levantados nesse estudo. Já as concepções socioambientais 5) Relação natureza e sociedade 6) Relação ambiente e patrimônio e 7) Relação ambiente e cidadania foram discutidas conforme os pilares epistemológicos da Educação socioambiental. Notaram-se nas oficinas que os discentes foram estimulados e ocorreu a construção de conhecimentos conceituais sobre Ecologia, em que se destacam as relações estabelecidas entre ecossistemas aquáticos, terrestres, relações ecológicas, cadeias e teias alimentares, além da aprendizagem essenciais como criatividade, desenvolvida por meio das técnicas de manuseio e beneficiamento da palmeira do miriti assim como, o comprometimento com valores de sustentabilidade e sociedade pluralista e a valorização da cultura local. Ao final da pesquisa, foi criado um guia didático direcionado para professores da Educação Básica, com todas as etapas de aplicabilidade das oficinas educativas, visando contribuir com o desenvolvimento de práticas diferenciadas do tradicionalismo no contexto educacional, mostrando abordagens metodológicas que os discentes sejam protagonistas do seu processo de ensino e aprendizagem, formando cidadãos críticos e valorizadores das especificidades locais.

Presidente - 55587223 - PRISCYLA CRISTINNY SANTIAGO DA LUZ
Interno - 57195955 - RONILSON FREITAS DE SOUZA