Banca de DEFESA: ANA CLAUDIA DA CUNHA MIRANDA

DISCENTE : ANA CLAUDIA DA CUNHA MIRANDA
DATA : 17/01/2024
LOCAL: Centro de Ciências e Planetário do Pará

A LUDICIDADE E O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS COM BAIXA VISÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA VILA MAIAUATÁ/PA: UM GUIA DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ASTROBIOLOGIA NA AMAZÔNIA

Palavras-chave: Educação em Ciências. Produto Educacional. Educação Especial. Vida no universo. Lúdico.

MIRANDA, Ana Cláudia da Cunha. A Ludicidade e o Ensino de Ciências para alunos com baixa visão do Ensino Fundamental na Vila Maiauatá/PA: Um Guia Didático para o Ensino de Astrobiologia na Amazônia. 2023. Número de Páginas 107 f. Qualificação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia), Universidade do Estado do Pará, Belém, 2023.

A Astrobiologia é um campo da ciência que estuda a origem, a evolução e a distribuição da vida. Neste sentido, este estudo tem como finalidade proporcionar o processo de ensino-aprendizagem em Ciências da Natureza de maneira inclusiva, contextualizada com abordagem interdisciplinar aos alunos com baixa visão, do 8ºano da EMEF Araci Corrêa Santa Maria, localizada na Vila Maiauatá, zona rural do Município de Igarapé-Miri/PA. Alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no eixo temático Terra e Universo, propõe-se a realização de uma Sequência Didática (SD) com viés interdisciplinar. Utilizamos a ludicidade enquanto estratégia didático-metodológica a partir de materiais concretos que buscaram possibilitar a aprendizagem significativa da Astrobiologia. Assim sendo, possibilitou a formação de opiniões, bem como o senso crítico, reflexivo sobre a Astrobiologia e suas respectivas relações ao contexto amazônico ribeirinho do Baixo Tocantins. A base Epistemológica deste estudo está ancorada em Boaventura de Sousa Santos, que valoriza o saber empírico e ressignifica o saber científico. Pauta-se em uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada, tendo como abordagem de Pesquisa-Ação. Como instrumento para coleta de dados, foram aplicadas duas entrevistas semiestruturadas com perguntas abertas. A primeira foi aplicada antes das atividades desenvolvidas, no intuito de obter o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos. A segunda, após o desenvolvimento da SD, como forma de observar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Além da entrevista, utilizamos gravações de imagem e som de voz, desenhos e pinturas. O estudo tem como fenômeno investigativo a Pesquisa Narrativa, sendo possível analisar o processo experiencial que os estudantes tiveram ao longo da SD. Propõe-se como Produto Educacional um Guia Didático Inclusivo: Estratégias didático-metodológicas para o ensino de Astrobiologia na Amazônia, que visa sugerir aos professores de ciências e alunos da educação básica atividades voltadas para ensino de ciências no que se refere à Astrobiologia na perspectiva inclusiva. Os dados foram satisfatórios, uma vez que a ludicidade permitiu aproximar os conceitos acerca da Astrobiologia de forma prazerosa, contextualizada, inclusiva e interdisciplinar, assim como a aprendizagem significativa, propiciando um processo formativo experiencial enriquecedor, humano, respeitoso que valoriza os saberes culturais e associa aos conceitos científicos.

Presidente - 55585537 - LUCIANA DE NAZARE FARIAS
Interno - 57195955 - RONILSON FREITAS DE SOUZA