Banca de DEFESA: DEIVISON FERREIRA OLIVEIRA

DISCENTE : DEIVISON FERREIRA OLIVEIRA
DATA : 21/09/2023
LOCAL: Remoto
APRENDIZAGEM BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DA TEMÁTICA “IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS POR AGROTÓXICOS”

Metodologia Ativa. Intervenção Didática. Ensino de Ciências. Guia Didático.

O modelo tradicional de ensino promove uma visão fragmentada e reducionista, na maioria das escolas os conteúdos de Ciências no Ensino Fundamental, geralmente, são apresentados aos alunos sem relações com o contexto que eles estão inseridos, apresentando dificuldades para associar os conteúdos estudados com o seu cotidiano, por este motivo muitos desses alunos encontram-se desmotivados a estudar. Diante desse contexto pontua-se a necessidade de propor novas metodologias de ensino de forma contextualizada que envolvem e estimulam os alunos a serem protagonistas de sua aprendizagem. Desse modo, elaborou-se uma Intervenção Didática (ID) utilizando a metodologia Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), que possibilita o aluno ser protagonista e construir seu próprio conhecimento, diferentemente do que ocorre no ensino tradicional. A pesquisa objetivou investigar as possíveis contribuições da ABRP no processo de ensino e aprendizagem de Ciências Naturais na Amazônia e na alfabetização científica de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, partindo do seguinte questionamento: como a metodologia ABRP, por meio da temática Impactos ambientais causados por agrotóxicos, pode contribuir com o ensino e aprendizagem de Ciências e com a promoção da Alfabetização Científica de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental?. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, configurada como uma pesquisa-ação. A intervenção foi desenvolvida seguindo as etapas da ABRP propostas por Vasconcelos e Almeida (2012), após a validação a priori por pares, a proposta foi aplicada a um grupo de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, da Escola Municipal Ensino Fundamental Nossa Senhora da Conceição – Rio Ubá, localizada na zona rural do município de Moju-PA. A pesquisa utiliza como instrumento de coleta de dados questionários, diário de campo e a observação direta. Os dados da pesquisa foram analisados em três contextos: análise do perfil dos alunos; da metodologia ABRP e da alfabetização científica. Os resultados apontaram a eficácia da ABRP e suas potencialidades para o ensino de ciências em contexto amazônico, além disso, proporcionou um maior envolvimento e motivação dos alunos, de modo a incentivá-los a participar ativamente do processo de construção do seu conhecimento, a partir dos registros escritos dos alunos, identificou-se a presença dos indicadores da alfabetização científica, o que permite afirmar que a metodologia ABRP contribuiu para a alfabetização científica dos alunos. Com vistas a um Ensino de Ciências contextualizado e que promova a alfabetização científica no Ensino Fundamental, foi elaborado um Guia Didático constituído de aspectos teóricos e orientações didáticas quanto à metodologia ABRP no ensino de Ciências. Espera-se que o guia possa auxiliar os professores que desejam familiarizar-se com uma metodologia de ensino que ainda é incipiente na Educação Básica das escolas brasileiras.

Presidente - 5895283 - JOSE FERNANDO PEREIRA LEAL
Interno - 55585537 - LUCIANA DE NAZARE FARIAS