Banca de DEFESA: SILVANA DE SOUSA PANTOJA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SILVANA DE SOUSA PANTOJA
DATA : 05/09/2023
HORA: 18:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES NO MUNICÍPIO DE MUANÁ/PA- ARQUIPÉLAGO DO MARAJÓ

 


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Ciências por investigação. Formação de professores de ciências. Sequências de Ensino Investigativas.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

O ensino de Ciências é de grande relevância para o aprimoramento de conhecimentos, vivências e experiências que envolvem o meio ambiente, o desenvolvimento humano, transformações tecnológicas, que visam à melhoria da saúde, entre outros. Nesse contexto, o ensino de Ciências por investigação contribui para a aproximação entre os conhecimentos científicos e conhecimentos escolares. Desse modo os professores constroem e reconstroem seus conhecimentos com a utilização de suas experiências, seus percursos profissionais e formativos. Diante disso, o presente estudo possui o objetivo de investigar e refletir sobre a mobilização dos saberes docentes no ensino de ciências por investigação em escolas da rede municipal da cidade de Muaná-PA-Arquipélago do Marajó. Na busca desse objetivo, foi desenvolvida uma oficina para formação continuada, intitulada “O ensino por investigação com foco na Alfabetização Científica”, com professores de Ciências que atuam nos anos finais do ensino fundamental, por meio do Ensino de Ciências por investigação. A oficina, foi desenvolvida em quatro encontros em formato online, por meio da plataforma Google Meet, com a participação de quatro professores. A pesquisa teve natureza qualitativa, por meio de pesquisa-ação, a coleta de dados ocorreu com a aplicação de questionários semiestruturados de forma online e individual, sendo estes analisados através da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. Constatou-se por meio da concretização desta pesquisa, que apesar dos desafios encontrados, a proposta possibilitou o processo de construção de Sequências de Ensino Investigativas (SEIs), de modo que os professores utilizaram seus saberes docentes estabelecendo relação entre a atividade investigativa realizada e aspectos do cotidiano. Verificou-se também que alguns professores ainda estão focados no ensino tradicional, no entanto, refletiram sobre os conceitos sobre o ensino por investigação e alfabetização científica, de modo a questionar e discutir as temáticas trabalhadas em cada momento do estudo. Conclui-se que a oficina formativa contribuiu para o desenvolvimento de aulas de Ciências por meio do ensino por investigação, uma vez que possibilitou a construção de atividades investigativas baseada na autonomia, argumentação e criticidade, o que viabilizará aos alunos dispor de conceitos científicos na compreensão do mundo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 54187359 - DANIELLE RODRIGUES MONTEIRO DA COSTA
Interno - 5863503 - MILTA MARIANE DA MATA MARTINS
Externo à Instituição - ALESSANDRA DE REZENDE RAMOS - UFOPA
Notícia cadastrada em: 22/08/2023 11:38
SIGAA | Diretoria de Serviços de Processamento de Dados - Copyright © 2006-2024 - UEPA - sigaa-apl1.instancia1