Banca de DEFESA: CARLA CAROLINE ROCHA SARMENTO

DISCENTE : CARLA CAROLINE ROCHA SARMENTO
DATA : 07/06/2023
LOCAL: Google meet

ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSERVAÇÃO DOS MANGUEZAIS EM PRIMAVERA, PARÁ: UMA CARTILHA BASEADA NA PROBLEMATIZAÇÃO DESENVOLVIDA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Ensino de Ciências. BNCC. Ciência na praça. ABP. Pesquisa-ação-colaborativa.

A problemática da relação homem natureza e os impactos ambientais ocasionados pela ação antrópica, demandam por ações educativas que fortaleçam os debates acerca da conservação dos ecossistemas de manguezais, de forma a favorecer a sustentabilidade desse ambiente e a subsistência das gerações futuras. O ensino de ciências baseado na resolução de problemas locais, comprometido com a questão da educação ambiental à serviço da sociedade e do bem estar comum expressa-se como um caráter transformador em direção de uma formação para cidadania rumo à construção de uma educação de qualidade na região Amazônica. Os ecossistemas de manguezais incluídos nas Áreas de Preservação Permanentes (APP) pelo Código Florestal, merecem especial respeito nas discussões ambientais em salas de aula do ensino fundamental, dado o seu papel ecológico na captura de carbono, na preservação e reprodução de inúmeras espécies aquáticas, além da contenção do solo e avanço das águas junto às terras imersas. Assim, a pesquisa-ação colaborativa, teve por objetivo contribuir de forma preventiva com a Educação Ambiental, de alunos do ensino fundamental na escola pública municipal de E.F. Manoel Antônio Leite, para a apropriação do conhecimento científico sobre a importância dos manguezais, sua fauna e flora local, utilizando como estratégia didático-pedagógica, uma cartilha baseada em problemas locais encontrados nestes ambientes. Longe de ser um trabalho conclusivo os resultados da pesquisa apontaram que os procedimentos metodológicos desenvolvidos junto ao produto educacional favoreceram o desenvolvimento da empatia pela causa ambiental dos manguezais pelos participantes da pesquisa, crianças do 5ºano/9, com uma significativa apropriação de conhecimentos da fauna e a flora local, assim como a ampliação das discussões das questões ambientais em contexto Amazônico. Desta forma, a intenção é, que ao usar este produto educacional, professores e alunos possam compreender a necessidade de valorizar, cuidar e conservar esses ecossistemas, junto às comunidades extrativistas locais no município de Primavera/PA.

Presidente - 57188439 - ALCINDO DA SILVA MARTINS JUNIOR
Interno - 57195955 - RONILSON FREITAS DE SOUZA