Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE MORAES DOS SANTOS

DISCENTE : FELIPE MORAES DOS SANTOS
DATA : 31/05/2023
LOCAL: Planetário

A LUDICIDADE COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICO METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE FUNGOS EM CONTEXTO AMAZÔNICO DO NORDESTE PARAENSE

Ensino de Ciências 1. Ludicidade 2. Micologia 3.

SANTOS, Felipe M. dos. A Ludicidade como estratégia didático metodológica para o ensino de fungos em Contexto Amazônico Do Nordeste Paraense. 2023. Número de Páginas f. Qualificação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia), Universidade do Estado do Pará, Belém, 2023.

Um dos problemas que a educação atual enfrenta é a falta de interesse na aprendizagem, além disso, há pouco investimento na criação de cenários que possam estimular a aprendizagem preocupando-se, principalmente, com o ensino. Desta forma, a ludicidade é uma alternativa para essa falta de interesse promovendo engajamento de um público-alvo a um determinado tema utilizando os elementos lúdicos, tais como os jogos didáticos e, desta forma, torna a execução do trabalho mais agradável. Há muitas vantagens do uso da ludicidade no ensino de ciências, minimizando, inclusive, a falta de estímulo ao aprendizado. Desta forma, a utilização de atividades lúdicas é uma alternativa no processo de ensino e aprendizagem de temas abstratos como os fungos. O objetivo da pesquisa é propor uma sequência didática com base na ludicidade, como estratégia didático metodológica para o processo de ensino-aprendizagem de fungos para alunos do 6º ano do ensino fundamental anos finais de uma escola pública do nordeste paraense. O resultado demonstra que não apenas a ludicidade do ensino é uma alternativa ao ensino tradicional, podendo ser utilizados como construtores do conhecimento através de uma atividade lúdica de resolução de problemas.

Presidente - 55585537 - LUCIANA DE NAZARE FARIAS
Interno - 57188439 - ALCINDO DA SILVA MARTINS JUNIOR