Banca de QUALIFICAÇÃO: GLAUCIA NUNES DE SOUZA DA CONCEIÇÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GLAUCIA NUNES DE SOUZA DA CONCEIÇÃO
DATA : 30/05/2023
HORA: 16:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

A FORMAÇÃO CONTINUADA POR MEIO DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS A PARTIR DE PROBLEMÁTICAS AMAZÔNICAS: UM CIRCUITO FORMATIVO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE BELÉM


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Questões Sociocientífica, Formação continuada, problemáticas amazônicas.


PÁGINAS: 76
RESUMO:

CONCEIÇÃO, Gláucia. A Formação Continuada por meio de Questões Sociocientíficas a
partir de Problemáticas Amazônicas
: Um Circuito Formativo dos Professores de Ciências do
6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do Município de Belém. 2023. 73f. Qualificação (Mestrado
em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia), Universidade do Estado do Pará, Belém,
2023.


A abordagem das Questões Sociocientíficas (QSC) no ensino de ciências fundamenta-se a partir
de problemáticas sociais que se pensadas no contexto amazônico, podem valorizar a
regionalidade e a vivência dos educandos dessa região, impulsionada ainda pelos preceitos de
Freire com a problematização, diálogo e a criticidade no processo de ensino e aprendizagem.
Dessa forma, configura-se como uma promissora estratégia de reflexão para a formação
continuada de professores, e consequentemente para a aprendizagem dos educandos. No
município de Belém, os professores de ciências naturais do 6º ao 9º ano do ensino fundamental
lotados no Distrito Administrativo de Icoarací (DAICO) serão os participantes desta pesquisa,
tendo como objetivo promover a formação continuada por meio de QSC a partir de
problemáticas amazônicas em um Circuito Formativo. Assim, esta pesquisa será de natureza
aplicada, com abordagem qualitativa, realizando uma pesquisa exploratória e com
procedimentos direcionados a pesquisa-ação, tendo como técnicas de coletas de informações o
questionário e a observação participante. Para análise das informações e dos resultados obtidos
será considerada a Análise Textual Discursiva (ATD). O Circuito Formativo, produto
educacional que se configura por ser um processo formativo, contará com três momentos. O
primeiro será uma reflexão teórico-metodológico sobre as QSC dividido em dois tempos, no
segundo tempo haverá um exemplo prático de como desenvolver em sala de aula esta
abordagem partindo de uma QSC local do DAICO, utilizando a metodologia da
problematização com Arco de Maguerez, tendo carga horária de quatro horas. O segundo
momento se caracteriza pela escolha de uma QSC pelos professores e educandos a ser
desenvolvida, e o último momento se constituirá pelo planejamento de sequências didáticas
elaboradas pelos professores a partir da QSC escolhida baseando-se nas três dimensões dos
conteúdos. Ao término do Circuito Formativo, os professores farão a avaliação do Circuito
apontando possibilidades e desafios para o ensino de ciências. Além do desenvolvimento do
processo formativo, a pesquisa constituirá um Guia didático, produto educacional (PE)
contendo sugestões de sequências didáticas com base na QSC com problemáticas amazônicas.
Espera-se que esta pesquisa e seu PE possa servir de subsídio para a ressignificação do processo
de ensino.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 5913707 - ERICK ELISSON HOSANA RIBEIRO
Interno - 57188824 - FREDERICO DA SILVA BICALHO
Externo à Instituição - NILZILENE GOMES DE FIGUEIREDO - UFOPA
Notícia cadastrada em: 30/05/2023 09:04
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