Banca de QUALIFICAÇÃO: TAYNNA NAYARA BARREIROS ARRAIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TAYNNA NAYARA BARREIROS ARRAIS
DATA : 29/05/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

FORMAÇÃO CONTINUADA E A MOBILIZAÇÃO DOS SABERES DOCENTES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA:  POSSIBILIDADE DE INTER-RELAÇÃO ENTRE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E ABORDAGEM STEA


PALAVRAS-CHAVES:

Formação continuada. STEAM. Ensino por investigação. Saberes


PÁGINAS: 83
RESUMO:

ARRAIS, Taynná Nayara Barreiros. Formação continuada e a mobilização dos saberes docentes de ciências da natureza: possibilidade de inter-relação entre ensino por investigação e abordagem steam . 2023. 83 f. Qualificação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia), Universidade do Estado do Pará, Belém, 2023.

Estudos e reflexões sobre as tendências atuais no ensino de ciências da natureza mostram a importância de incorporar, na prática docente, atividades com uma abordagem investigativa e interdisciplinar e que permitam aos educandos compreender e aplicar conceitos e fenômenos científicos. Portanto destacamos a importância de se discutir sobre a formação continuada e os saberes mobilizadores tornou-se um assunto recorrente no âmbito da pesquisa, uma vez que o professor interage de forma direta com seus alunos, requerendo destes profissionais uma ação inovadora quanto aos saberes e suas práticas de sala de aula. Nesta perspectiva, em consonância com o momento de reestruturação do ensino básico no Pará norteado pelo Documento Curricular do Estado do Pará, a partir de paradigmas educacionais, progressistas e inovadores, com os quais o alunado é motivado a protagonizar sua própria aprendizagem. Investigar esse panorama levou ao percurso metodológico de uma pesquisa qualitativa e do tipo pesquisa-ação que apresenta como objetivo principal em desenvolver um processo formativo colaborativo com base no ensino por investigação e abordagem em STEAM para o ensino de ciências naturais, e analisar as contribuições desse processo formativo em práticas curriculares diferenciadas e inovadoras para o ensino de Ciências da Natureza através de projetos de intervenção
. Estão participando da pesquisa oito professores de ciências da natureza que atuam no ensino médio na EEEM Magalhães Barata, localizada na região metropolitana de Belém-Pa. Os dados iniciais foram coletados mediante aplicação de entrevistas semiestruturadas para os participantes da pesquisa, além de observação participante em relação ao desenvolvimento do planejamento do dia a dia em aula. Os dados desta pesquisa serão interpretados pelos pressupostos da Análise Textual Discursiva-ATD. Os resultados e discussões apontados em relação ao ensino por investigação e abordagem STEAM na formação dos (as) professores (as) contribuirão para elaboração e o desenvolvimento de um processo formativo, por meio da aplicação do Processo Educacional que servirá de produto interlocutivo aos professores/profissionais que atuam nos mais diversos contextos educacionais que fazem parte da Região Amazônica.

mobilizadores. Ciências da Natureza.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 57188824 - FREDERICO DA SILVA BICALHO
Interno - 5913707 - ERICK ELISSON HOSANA RIBEIRO
Externo à Instituição - JOÃO MANOEL DA SILVA MALHEIRO - UFPA
Notícia cadastrada em: 30/05/2023 09:04
SIGAA | Diretoria de Serviços de Processamento de Dados - Copyright © 2006-2024 - UEPA - sigaa-apl1.instancia1