Banca de QUALIFICAÇÃO: AMAURI RODRIGUES DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AMAURI RODRIGUES DE CARVALHO
DATA : 26/05/2023
LOCAL: Google Meet

O ensino baseado em modelagem: a estereoquímica para alunos normovisuais e com deficiência visuais a partir da utilização de sementes amazônicas

Ensino inclusivo. Estereoquímica. Deficiente Visual. Modelagem.

A pesquisa é desenvolvida para a contribuir com o ensino e a aprendizagem de estereoquímica de forma inclusiva, que envolvam alunos normovisuais e deficientes visuais, com a premissa do sociointeracionismo de Vygotsky, com utilização de modelagem 3D, pois acredita-se na dificuldade de compreensão da isomeria espacial, por conta do apelo visual de tal objeto de conhecimento da química orgânica, tanto para estudantes normovisuais como para os deficientes visuais. Logo, desenvolver competências teóricas, conceituais e contextuais sobre química orgânica com ênfase nos objetos de conhecimento da isomeria espacial a partir da aplicação de sequência didática fundamentada no ensino baseado em modelagem, conforme preconizado por Justi, adaptada a ensino e aprendizagem de química de forma inclusiva, na concepção de Mól, é o objetivo central desta pesquisa. Para tal, se fez uma pesquisa quantitativa e qualitativa, um estudo de caso, com utilização de entrevista semiestruturada e observação participante, referenciada em Yin, seguido de análise textual discursiva, após a aplicação de sequência didática com ensino baseado em modelagem. O presente, traz a perspectiva do professor regente, que já trabalhou no ano letivo anterior com o aluno cego participante da pesquisa, com intuito de avaliação prévia, do método a ser utilizado, assim como verificar a possível efetividade do artefato 3D, com utilização de sementes amazônicas, no caso açaí, bacaba e tucumã, com hastes de madeira polida. Assim, espera-se um trabalho que desenvolva como produto educacional um guia didático eletrônico, com acesso livre e que contribua para o ensino de química na Amazônia, facilitando o trabalho de outros professores de química, que necessitem desenvolver metodologias adaptadas a estudantes deficientes visuais.

Interno - 57195955 - RONILSON FREITAS DE SOUZA
Interno - 55585537 - LUCIANA DE NAZARE FARIAS