Banca de DEFESA: JOSIANE MARIA DE SOUZA CAVALCANTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSIANE MARIA DE SOUZA CAVALCANTE
DATA : 28/04/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Belém
TÍTULO:

 

FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO NÃO SEXISTA: PERSPECTIVAS E CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS




PALAVRAS-CHAVES:

Formação Continuada. Educação não sexista. Ensino de Ciência.


PÁGINAS: 117
RESUMO:

A desigualdade entre gêneros é um problema que faz parte da educação contemporânea e que requer atenção de todos(as) que lutam por uma educação de qualidade e inclusiva. Uma das maneiras de problematizar e abordar as desigualdades de gênero é por meio da educação não sexista. Porém, oferecer uma educação não sexista requer que alguns fatores sejam levados em consideração, dentre eles, a ausência ou carência de formação continuada que aborde as desigualdades de gênero na educação básica, pois, essa situação contribui para o entrave de discussão pelos(as) profissionais de educação em suas práticas pedagógicas. Desta forma, a formação continuada dos(as) professores(as) é vista como uma questão fundamental e indispensável no processo de viabilização da educação não sexista. Algumas iniciativas nacionais, federais, municipais, em especial, no Estado do Pará que visam reduzir a desigualdade e discriminação de gênero nas ciências e na sociedade, vem sendo tomadas. Desta maneira, esta pesquisa propõe um estudo sobre a formação continuada de professores(as) e a educação não sexista no ensino de Ciências. O estudo tem o objetivo de discutir em que termos um curso de formação continuada para professoras e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre práticas pedagógicas não sexista contribui para a igualdade entre gêneros no ensino de Ciências. Para isso, a pesquisa foi desenvolvida nos pressupostos qualitativos. O processo investigativo conta com pesquisa de campo, análise documental e bibliográfica, coleta de dados, por meio de entrevista semiestruturada realizada de forma online e individual com os(as) participantes da pesquisa. O tratamento dos dados coletados ocorreu mediante a técnica de análise de conteúdo. Os resultados levaram a proposta de elaboração e desenvolvendo de um curso de formação continuada no formato híbrido, denominado “Formação Continuada e Educação Não Sexista no Ensino de Ciências: construindo caminhos e saberes com e para professores(as) da Educação Básica”. As análises e discussões sobre o curso proporcionado as professoras e professores evidenciam que existiam carências formativas sobre gênero, ensino de ciências e educação não sexista, situação que dificulta a abordagem do tema pelos(a) professores (as) ao ministrarem suas aulas. Outros pontos evidenciados nas análises estão relacionados aos descontentamentos das famílias em relação a abordagem do tema nas atividades escolares, falta de apoio e participação da equipe gestora nas atividades relacionadas a igualdade de gênero. Contudo, os (as) professores (as) participantes gostariam de dispor de mais tempo para deter-se aos estudos sobre educação não sexista. Conclui-se que o curso formativo contribuiu para formação continuada dos(as) professores(as) numa perspectiva de educação não sexista, para a reflexão e o aprimoramento de práticas pedagógicas menos sexistas e com isso, mais includentes no ensino de ciências.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 57176424 - JACIRENE VASCONCELOS DE ALBUQUERQUE
Interno - 487961 - INES TREVISAN
Externo ao Programa - 366820 - LUCELIA DE MORAES BRAGA BASSALO
Notícia cadastrada em: 03/05/2023 12:06
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