Formação de Professores da Educação do Campo no Contexto da Amazônia Paraense: Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas no Ensino de
Ciências Naturais
Formação continuada. Educação do Campo. Metodologias Ativas. Tecnologias Digitais. Ensino de Ciências.
As temáticas da formação continuada de professores(as) do campo, das metodologias ativas e das tecnologias digitas possibilitam discussões sobre as formas hegemônicas de pensar e fazer a educação, tornando-se um espaço privilegiado para experimentações pedagógicas para o ensino de ciências em contextos amazônicos. Além de problematizar seu alcance em relação a melhoria da aprendizagem e das redes de comunicação que fortalecem o ensino e a formação básica, dos sujeitos do campo. Nesse sentido, as metodologias ativas e o uso das tecnologias digitais no contexto da educação do campo constituem uma alternativa aos métodos totalmente tradicionais caracterizados pelo ensino essencialmente bancário que tem o/a professor/a como personagem principal no centro do processo de ensino e aprendizagem. Investigar esse contexto levou ao percurso metodológico de uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva e do tipo pesquisa-ação que apresenta como objetivo principal analisar as contribuições de uma proposta de formação continuada para os professores/as com base no uso das tecnologias digitais e na metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problema-ABP para o ensino de ciências naturais na escola do campo no contexto da Amazônia Paraense, e qual a percepção dos mesmos sobre essas ferramentas metodológicas nas suas práticas docentes, bem como desenvolver um Processo Educacional-PE. Estão participando da pesquisa três professores/as de ciências naturais (Licenciados em Biologia e Educação do Campo com Habilitação em Ciências Natureza e Matemática). Os dados iniciais foram coletados mediante aplicação de entrevistas e questionários para os participantes da pesquisa, coleta de documentos específicos como planos de ensino e planos de aulas elaborados pelos docentes, matriz curricular, além, de observação participante em relação ao desenvolvimento do planejamento do dia a dia em aula. Os dados desta pesquisa serão interpretados a luz da Análise Textual Discursiva-ATD. Os resultados e discussões apontados em relação as metodologias ativas e o uso de tecnologias digitais na
formação dos(as) professores(as) do campo contribuirão para elaboração e o desenvolvimento de um processo formativo, por meio da aplicação do Processo Educacional-PE intitulado: “Curso de Formação Continuada de Professores/as da Educação do Campo no Contexto da Amazônia Paraense: Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas no Ensino de Ciências Naturais”, na Escola Municipal Sol Nascente, localizada no Assentamento Rural PA/ASSURINI em Altamira Estado do Pará.