Banca de QUALIFICAÇÃO: RONALDO DOS SANTOS LEONEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RONALDO DOS SANTOS LEONEL
DATA : 28/04/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Belém
TÍTULO:

Formação de Professores da Educação do Campo no Contexto da Amazônia Paraense: Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas no Ensino de
Ciências Naturais


PALAVRAS-CHAVES:

Formação continuada. Educação do Campo. Metodologias Ativas. Tecnologias Digitais. Ensino de Ciências.


PÁGINAS: 96
RESUMO:

As temáticas da formação continuada de professores(as) do campo, das metodologias ativas e das tecnologias digitas possibilitam discussões sobre as formas hegemônicas de pensar e fazer a educação, tornando-se um espaço privilegiado para experimentações pedagógicas para o ensino de ciências em contextos amazônicos. Além de problematizar seu alcance em relação a melhoria da aprendizagem e das redes de comunicação que fortalecem o ensino e a formação básica, dos sujeitos do campo. Nesse sentido, as metodologias ativas e o uso das tecnologias digitais no contexto da educação do campo constituem uma alternativa aos métodos totalmente tradicionais caracterizados pelo ensino essencialmente bancário que tem o/a professor/a como personagem principal no centro do processo de ensino e aprendizagem. Investigar esse contexto levou ao percurso metodológico de uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva e do tipo pesquisa-ação que apresenta como objetivo principal analisar as contribuições de uma proposta de formação continuada para os professores/as com base no uso das tecnologias digitais e na metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problema-ABP para o ensino de ciências naturais na escola do campo no contexto da Amazônia Paraense, e qual a percepção dos mesmos sobre essas ferramentas metodológicas nas suas práticas docentes, bem como desenvolver um Processo Educacional-PE. Estão participando da pesquisa três professores/as de ciências naturais (Licenciados em Biologia e Educação do Campo com Habilitação em Ciências Natureza e Matemática). Os dados iniciais foram coletados mediante aplicação de entrevistas e questionários para os participantes da pesquisa, coleta de documentos específicos como planos de ensino e planos de aulas elaborados pelos docentes, matriz curricular, além, de observação participante em relação ao desenvolvimento do planejamento do dia a dia em aula. Os dados desta pesquisa serão interpretados a luz da Análise Textual Discursiva-ATD. Os resultados e discussões apontados em relação as metodologias ativas e o uso de tecnologias digitais na
formação dos(as) professores(as) do campo contribuirão para elaboração e o desenvolvimento de um processo formativo, por meio da aplicação do Processo Educacional-PE intitulado: “Curso de Formação Continuada de Professores/as da Educação do Campo no Contexto da Amazônia Paraense: Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas no Ensino de Ciências Naturais”, na Escola Municipal Sol Nascente, localizada no Assentamento Rural PA/ASSURINI em Altamira Estado do Pará.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 57176424 - JACIRENE VASCONCELOS DE ALBUQUERQUE
Interno - 55590180 - LUELY OLIVEIRA DA SILVA
Externo à Instituição - OSCAR FERREIRA BARROS - UFPA
Notícia cadastrada em: 03/05/2023 08:24
SIGAA | Diretoria de Serviços de Processamento de Dados - Copyright © 2006-2024 - UEPA - sigaa-apl2.instancia2