Banca de QUALIFICAÇÃO: MARINA DEISEDELY DAMASCENO DOS SANTOS OLIVEIRA

DISCENTE : MARINA DEISEDELY DAMASCENO DOS SANTOS OLIVEIRA
DATA : 26/04/2023
LOCAL: PPGEECA

Formação de Professores no Contexto Amazônico: Uma Perspectiva Colaborativa no Ensino de Astronomia para Deficientes Visuais

Professores-Formação. Ensino de ciências. Educação Inclusiva. Astronomia

O presente estudo, tem por objetivo elaborar uma proposta de Formação Continuada de professores, sobre o Ensino de Astronomia para alunos com Deficiência Visual (DV), fundamentada na perspectiva colaborativa com professores do município de Belém-Pa e região metropolitana. A pesquisa ação orienta o percurso metodológico do estudo, organizada em cinco fases: 1. Diagnóstico; 2. Planejamento da ação; 3. Execução da ação; 4. Avaliação da ação; 5. Identificação da aprendizagem. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de um questionário aberto, aplicado no formato online destinado aos (as) professores colaboradores da pesquisa. A aplicação do instrumento ocorreu em dois momentos. No primeiro momento, com o intuito de levantar informações que revelassem o perfil acadêmico/profissional dos professores e suas necessidades formativas para o Ensino de Ciências e, no segundo momento, a escuta sobre o processo formativo vivenciado. O desenvolvimento da pesquisa resultará no Produto Educacional (P.E) “Curso de Formação Continuada em Astronomia para Deficientes Visuais”, que se configura em uma proposta de formação destinada a professores que ensinam ciências na Educação Básica, sejam licenciados em Ciências Naturais (Química, Física, Biologia), Pedagogos ou professores de séries iniciais. O processo formativo será realizado no Centro de Ciências e Planetário do Pará e será híbrido, sua finalização se consolidará com um ambiente dialógico e de construções coletivas para novas propostas pedagógicas os professores serão avaliados através dos artefatos construídos e elaboração de uma mini sequência didática inclusiva a ser desenvolvida para os alunos com deficiência visual, onde todos os participantes agem de modo cooperativo no desenvolvimento de melhorias e inovações sobre suas práticas sociais. É esperado ao final do processo formativo que os professores participantes tenham autonomia para desenvolver atividades inclusivas, e contribuam para o desenvolvimento da produção científica como educadores ativos, críticos e reflexivos no cenário inclusivo para a Educação em Ciências.

Presidente - 55590029 - BIANCA VENTURIERI
Interno - 57176424 - JACIRENE VASCONCELOS DE ALBUQUERQUE