Banca de QUALIFICAÇÃO: VANDRESSA CALDAS AMORIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VANDRESSA CALDAS AMORIM
DATA : 26/04/2023
HORA: 15:00
LOCAL: CCPPA
TÍTULO:

ILHAS INTERDISCIPLINARES DE RACIONALIDADE COMO PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: UM PROCESSO FORMATIVO NO CONTEXTO AMAZÔNICO



PALAVRAS-CHAVES:

Interdisciplinaridade. Formação Docente. Contexto Amazônico.



PÁGINAS: 30
RESUMO:

Esta pesquisa objetiva construir um processo formativo, utilizando as Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade, em colaboração com os professores de diferentes áreas da Educação Básica (Ensino Médio) que atuam em uma escola estadual de Ensino Médio, localizada no Distrito de Juaba – localidade pertencente ao município de Cametá/PA. Dessa forma, o intuito é promover uma fundamentação teórica-metodológica baseada nos pressupostos de Gérard Fourez, para que os docentes possam desenvolver uma prática pedagógica interdisciplinar na perspectiva do Ensino de Ciências e, assim, almejar um ensino integrador no contexto amazônico. A partir dessa pesquisa, será desenvolvido o Produto Educacional (PE) que refere-se ao processo formativo, o qual será materializado em um livro digital (e-book). Esse PE poderá servir de produto interlocutivo aos professores/profissionais que atuam nos mais diversos contextos educacionais que fazem parte da Região Amazônica. No que concerne à metodologia, apresenta caráter qualitativo, do tipo pesquisa-ação e apresenta como técnicas de coleta dos dados as entrevistas e os questionários que serão analisados por meio da Análise Textual Discursiva (ATD). Sob esse viés, enfatiza-se que este estudo está em andamento, na qual a fase inicial de aplicação da entrevista semiestruturada para diagnóstico já foi realizada. Acerca disso, evidencia-se que os resultados demonstraram divergências conceituais no que concerne à interdisciplinaridade, bem como os desafios enfrentados acerca da formação e atuação dentro do contexto educacional. Desse modo, cada professor apresenta uma complexidade conceitual a partir de suas experiências acadêmicas e formativas. Além do mais, as especificidades em torno do teor metodológico de cada disciplina corroborada pelo individualismo docente, tornam-se um impasse na práxis interdisciplinar. Portanto, infere-se a necessidade de buscar desenvolver formações aos professores, visando contribuir para o desenvolvimento profissional docente. Por essa compreensão, o Produto Educacional resultante desta investigação apresentará como título: “Ilhas na Amazônia Paraense: navegando pelos rios da Interdisciplinaridade na Formação Docente”. À vista disso, espera-se que esse PE possa favorecer a realização de um trabalho fundamentado na parceria, na partilha e na compreensão dos conhecimentos entre as áreas do saber.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 55590180 - LUELY OLIVEIRA DA SILVA
Interno - 5863503 - MILTA MARIANE DA MATA MARTINS
Externo à Instituição - CLÁUDIA SILVA DE CASTRO - UFOPA
Notícia cadastrada em: 25/04/2023 17:26
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